O que faz um Engenheiro de Software? Conheça as funções desse profissional!

Teste vocacional rápido

Saber quais funções um engenheiro de software pode exercer após formado é algo essencial para quem planeja seguir carreira nessa área. Uma vez que isso abre um leque de oportunidades para o futuro e dá a oportunidade de focar nos conteúdos, e desenvolver as soft skills, necessárias para conseguir ter destaque no mercado de trabalho. 

Pensando em te ajudar com isso, nós separamos a seguir alguns dos cargos que esse tipo de profissional pode ocupar. Além de saber também quais as principais atribuições do dia a dia de cada um deles. Confira e decida se essa é a faculdade certa para você!

Descubra quais as funções do engenheiro de software em diferentes cargos e setores!

A área de atuação para um Engenheiro de Software é bastante ampla. Devido a isso, esse profissional pode atuar em diversos setores e ocupar os mais diversos cargos. Alguns dos principais são como: 

  • engenheiro de software; 
  • arquiteto de produtos; 
  • desenvolvedor de aplicativos; 
  • coordenador de projetos. 

Cada um desses cargos possui diferentes funções. Confira quais são as principais a seguir!

Engenheiro de software

Essa é a ocupação mais geral para esse profissional. Nela, ele costuma ficar responsável por desenvolver os softwares, o que inclui realizar testes, criar o projeto inicial e pensar na estrutura e interface que serão utilizadas. 

Esse cargo, no entanto, também pode exigir que o engenheiro de software gerencie bancos de dados, faça a manutenção de sistemas que já estão em uso, para corrigir defeitos, e até mesmo gerencie os projetos, como líder de equipe. 

Presencial, 100% EAD ou semipresencial: em qual vou me adaptar melhor?

Arquiteto de produtos 

Outro cargo que um engenheiro de software pode ocupar é o de arquiteto de produtos. Nele, o profissional organiza as interfaces dos produtos desenvolvidos, sempre considerando o visual e o modo como eles operam, para facilitar a vida do usuário final, e avalia a eficácia deles na prática. 

Desenvolvedor de aplicativos 

O setor de desenvolvimento de aplicativos para aparelhos mobile também está em alta e sempre precisando de profissionais capacitados. Nesse segmento, um engenheiro de software é o responsável por criar jogos, sistemas corporativos para empresas e as mais diversas plataformas digitais, tanto para uso público quanto privado. 

Coordenador de projetos 

Por fim, o engenheiro de software pode ser contratado para coordenar toda a criação dos projetos. Isso inclui fazer a contratação da equipe, designar funções e gerenciar todas as pessoas do time. Por isso, é essencial que ele tenha habilidades de liderança e seja capaz de trabalhar em equipe. 

Estude Engenharia de Software em uma das melhores faculdades do Brasil: venha para a Pitágoras!

E aí, que tal estudar Engenharia de Software em uma das melhores faculdades privadas do Brasil e ainda pagar uma mensalidade que cabe no seu bolso? Então venha para a Pitágoras!

Nós contamos apenas com professores altamente qualificados no nosso corpo docente, grande abrangência de unidades pelo país e flexibilidade de horários, com um curso 100% EAD reconhecido e aprovado pelo Ministério da Educação (MEC). Tudo isso e ainda oferecemos apoio para que você ingresse no mercado de trabalho o quanto antes. 

Não perca tempo, faça agora mesmo sua inscrição no vestibular e comece a construir uma carreira de sucesso em uma área que só faz crescer!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Prouni, FIES, crédito estudantil ou bolsa privada: qual a melhor opção para mim?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.