O que faz um cientista de dados? Saiba tudo sobre esse profissional!

técnico em engenharia de produção

Desconto nota do Enem

Você sabe o que faz um cientista de dados? Essa é uma profissão que está bem alta, o que faz com que mais pessoas ouçam falar sobre ela, mas fiquem com dúvidas a respeito das funções desse profissional no mercado de trabalho. Você está nessa situação?

Caso a resposta seja sim, continue lendo, pois neste artigo trouxemos as principais atribuições de um profissional da área de Ciência de Dados em diversos setores, para você conseguir escolher a sua graduação consciente sobre onde poderá atuar após formado. 

O que se faz em Ciência de Dados: atribuições do profissional em diferentes cargos e setores!

Sabia que um cientista de dados possui uma grande gama de oportunidades de trabalho? Pois é, esse profissional é muito requisitado pelo mercado atualmente e cada cargo que ele é capaz de assumir possui diferentes atribuições. A seguir, você poderá conferir alguns dos cargos e quais as funções de um formado no curso de Ciência de Dados em cada um deles. Confira!

  • Cientista de dados;
  • Arquiteto de dados; 
  • Analista de dados; 
  • Especialista em inteligência de negócios; 
  • Engenheiro de dados. 

Funções do cientista de dados 

As funções mais gerais de um cientista de dados, também chamado de data scientist, no mercado de trabalho são de extrair dados para, posteriormente, analisá-los e tornar todas as informações entendíveis para apresentá-las às partes interessadas. 

Esses dados podem ser utilizados pelas empresas para melhorar a experiência de compra e até de usabilidade de determinados produtos e identificar tendências de mercado que podem ser aproveitadas. 

Funções do arquiteto de dados 

Já o arquiteto de dados é o profissional responsável por criar as estruturas dos sistemas que processam os dados obtidos. Também é função dele gerenciar todo o processo, como o fluxo de dados e coordenação das equipes envolvidas no processo, para garantir que tudo seja feito da maneira correta e que os resultados sejam confiáveis. 

Tour pela prova do Enem

Funções do analista de dados 

Enquanto que os profissionais que atuam como analistas de dados têm entre as suas principais funções a análise dos conjuntos obtidos, para chegar a dados conclusivos que auxiliem na tomada de decisões da empresa. 

Para isso, eles fazem testes, acompanham metas, implementam indicadores e os processos necessários e ainda elaboram as questões que serão feitas durante a captação dos dados desejados. 

Funções do especialista em inteligência de negócios 

Os profissionais que optam trabalhar com inteligência de negócios, ou Business Intelligence, são mais focados nos produtos e nas oportunidades de negócios que as informações obtidas através da análise de dados podem gerar. Com isso, ele pode montar estratégias corporativas voltadas especificamente para o público-alvo da empresa. 

Funções do engenheiro de dados

Por fim, a função do engenheiro de dados é projetar e desenvolver os sistemas que serão utilizados para captar, processar e armazenar as informações. Por isso, envolve diretamente a área de programação. Eles também ficam responsáveis por fazer a manutenção com o objetivo de garantir que os processos não sofram nenhum erro. 

Pretende estudar Ciências de Dados? A Pitágoras te ajuda!

E aí, depois de descobrir o que faz um cientista de dados, você decidiu que quer seguir essa carreira? Então aproveite todas as vantagens que a Pitágoras oferece para que você consiga tirar esse sonho do papel.

A principal é a oportunidade de estudar em uma das unidades espalhadas por diversas cidades brasileiras, com professores qualificados e mensalidades que cabem no seu bolso. Além do mais, a instituição dá apoio para que seus alunos possam ingressar no mercado de trabalho o quanto antes. 

Não deixe a oportunidade passar. Faça hoje mesmo sua inscrição no vestibular e comece a construir uma carreira de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados