O que faz um chef de cozinha? Veja as principais funções do profissional de Gastronomia.

Chef de cozinha

Desconto nota do Enem

Você sabe quais funções uma pessoa que cursou Gastronomia pode exercer após formado? Essa é uma carreira bastante promissora e com diversas oportunidades de atuação no mercado de trabalho. Logo, um gastrólogo pode fazer bastante coisa.

Quer saber quais são as principais? Então continue lendo, pois trouxemos algumas para você e explicamos o que esse profissional é responsável por fazer em cada uma delas. Não perca tempo e confira!

Descubra o que se faz em Gastronomia em diferentes cargos e setores!

Sabia que uma pessoa que se formou em Gastronomia pode ocupar diversos cargos e não apenas atuar como chef de cozinha? Pois é, essa é uma graduação bem versátil e, durante o curso, o estudante tem acesso a disciplinas que o capacitarão para trabalhar em todas elas. 

Dito isso, algumas das principais ocupações para um gastrólogo são como:

  • chef de cozinha; 
  • personal chef; 
  • chef confeiteiro;
  • segurança alimentar; 
  • gestor de estabelecimentos.

O que um chef de cozinha faz? 

A atuação como chef de cozinha é, talvez, a mais básica e conhecida para uma pessoa que se forma no curso de Gastronomia. Esse profissional, geralmente, fica responsável por definir, preparar e finalizar os pratos que serão servidos aos clientes, distribuir as tarefas, verificar todos os equipamentos, fazer a lista de fornecedores e ainda gerenciar todas as atividades essenciais para o funcionamento de uma cozinha.  

O que um personal chef faz?

O segmento de personal chef é um que ainda é meio recente no ramo da Gastronomia, mas que está ganhando cada vez mais destaque. O profissional que escolhe atuar nessa área trabalha preparando pratos para uma pessoa, família ou grupos em trabalhos, reuniões de empresas ou festas. Tudo de acordo com os pedidos dos contratantes. 

Tour pela prova do Enem

Atribuições de um chef confeiteiro

A confeitaria é outra área que atrai muitos formados em Gastronomia e, quem trabalha nela precisa estar bastante atento aos detalhes. Isso porque a produção de doces lida com medidas exatas e técnicas diferentes. Esse profissional pode fazer biscoitos, tortas, bolos e os mais diversos tipos de doces para serem comercializados em restaurantes, cafés ou serem serviços em eventos. 

Funções de um profissional de segurança alimentar

O gastrólogo também pode trabalhar no ramo de segurança alimentar. Aqui, o profissional é responsável por garantir que todos os alimentos serão produzidos, transportados e armazenados de maneira correta, para que cheguem ao consumidor em bom estado para uso. 

Funções de um gestor de estabelecimentos

Por último, o gastrólogo que atua como gestor de estabelecimentos é o profissional responsável por garantir que todas as atividades que fazem o estabelecimento funcionar estejam sendo cumpridas. Isso inclui contratação de funcionários, delegação de tarefas, contatar fornecedores, organizar as contas e muito mais. 

Venha para a Pitágoras e tire do papel o sonho de cursar Gastronomia!

Viu como existem várias oportunidades de trabalho para quando se formar em Gastronomia? Então aproveite e venha para a Pitágoras e estude em uma das melhores faculdades do país. 

A instituição está presente em vários estados, conta apenas com um docente altamente qualificado e uma infraestrutura moderna e completa para atender todas as necessidades dos seus alunos. Tudo isso com mensalidades que cabem no seu bolso e flexibilidade de horários, com a modalidade EAD. 

Logo, não perca tempo e faça hoje mesmo sua inscrição no vestibular para sair na frente e se qualificar para o mercado de trabalho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados