Confira o que estudar para o vestibular de Farmácia

o que estudar para o vestibular de farmacia

Desconto nota do Enem

O mercado de trabalho para Farmácia tem um alto índice de empregabilidade. Não por acaso, a profissão da área da saúde tem ganhado cada vez mais espaço na medida em que surge novos tratamentos, a população passa a envelhecer e também desafios aparecem, como doenças ainda não estudadas.

Veja o caso da pandemia do novo coronavírus. O papel dos farmacêuticos ganhou mais importância –– afinal, é preciso entender detalhes sobre como remédios podem ajudar na cura, qual vai ser o futuro das vacinas e uma série de outras questões.

Se você está aqui, provavelmente, pensou em fazer um curso de Farmácia, não é? Neste post, a gente explora o início disso, que é o processo seletivo para o ensino superior. Veja o que estudar para o vestibular de Farmácia e como se preparar pra graduação!

O que estudar para o vestibular de Farmácia?

Imagina o que é preciso saber pra fazer um curso superior de Farmácia? Quais as principais matérias do Enem? Se liga nas respostas!

Ciências da Natureza

Se você está estudando para o Enem em Farmácia, deve saber que uma das áreas cobradas é a Ciências da Natureza. Ela tem um peso muito grande pra quem quer fazer o curso, porque engloba matérias como Biologia e Química, fundamentais na formação de um bom farmacêutico. 

Nesse caso, é preciso se aprofundar em aspectos físicos, químicos e biológicos dos seres humanos e do ambiente que o cerca. Mas o que estudar para o vestibular de Farmácia? Bom, como se trata de matérias com conteúdos abrangentes, vamos dar algumas dicas.

No caso da Biologia, é legal ficar de olho em temas como citologia, genética, bioquímica, entre outros. Depois temos a Química, na qual a gente estuda a parte orgânica e inorgânica, química analítica e físico-química. Dentro dessas matérias, a atenção vai desde o estudo de moléculas até a dinâmica de transformações, fundamentais pra entender mais sobre os aspectos ligados aos seres vivos.

Ciências Humanas

A Ciências Humanas também tem lugar no Enem. Ela foca o estudo sobre o homem e sua interação social –– por isso, está bastante ligada à linguagem e cultura. Matérias como Filosofia, Geografia, História e Sociologia fazem parte desse grupo.

Muitas vezes, quando vão fazer a prova, os candidatos percebem que essas matérias estão em questões mescladas. E o que isso significa? Pode ser que você se depare com temas que envolvam Filosofia e História no mesmo tempo.

De maneira geral, é preciso se ligar nas questões éticas, políticas e outros em Filosofia. Cultura, mídia, trabalho, indivíduo e sociedade em Sociologia. História do Brasil e do mundo, acontecimentos marcantes, guerras em História. Dinâmica social, demografia, geopolítica em Geografia. Deu pra entender a lógica, né?

Ciências Exatas

As Ciências Exatas estão ligadas a áreas como Matemática e Física. Saber aplicar o pensamento lógico nas situações descritas nas questões é fundamental pra acertá-las. Todo o foco aqui é chegar em soluções concretas.

Entre as temáticas que estão mais presentes, temos funções, estatística, probabilidade, análise combinatória, equações de segundo grau, áreas de figuras planas, entre outros. Por sua vez, na Física, é interessante ficar de olho em questões como óptica, eletromagnetismo, física moderna.

Redação

A redação do Enem é uma das partes mais importantes do exame. Ela é determinante pra sua nota e classificação no vestibular. Independentemente do curso que você queira fazer, vale a pena dar uma atenção especial a essa parte da prova.

Tour pela prova do Enem

Geralmente, as redações focam assuntos da atualidade e pedem aos estudantes uma dissertação argumentativa com base na questão-tema trazida. Além de um bom entendimento sobre o que está acontecendo na nossa sociedade, você precisa estudar aspectos como coesão da escrita, gramática, capacidade de argumentação e bom desenvolvimento de ideias.

Atualidades

Um dos principais objetivos do Enem é entender se você está por dentro do que acontece ao seu redor. Por isso, muitas das questões estão ligadas a assuntos importantes no Brasil e no mundo, conectado ao conhecimento adquirido nas matérias do ensino médio.

Os portais de notícias, a TV e as próprias redes sociais são fontes ricas desses conhecimentos. Mas é preciso fazer uma seleção do que é ou não verdade. Lembrando que as atualidades caem não só na redação, mas também estão ligadas a Ciências Exatas, da Natureza, Linguísticas e Humanas.

Como compreender melhor os conteúdos?

Se você sonha com o curso superior em Farmácia, sabe agora todas as disciplinas nas quais precisa focar pra conseguir fazer uma boa prova do Enem. Mas vale lembrar que mais que conhecer as matérias é preciso se preparar da maneira certa e seguir algumas dicas:

  • ter um planejamento de todas as matérias, com os tópicos principais a serem estudados;
  • fazer revisões do conteúdo;
  • dar atenção especial às matérias mais complexas;
  • fazer exercícios e simulados para treinar;
  • praticar a redação até mandar bem em todos os requisitos.

Ao seguir essas dicas, você aumenta as suas chances de fazer uma boa prova de vestibular e conquistar sua vaga no ensino superior.

Onde fazer o curso de Farmácia?

Saber o que estudar para o vestibular em Farmácia é tão importante quanto escolher o lugar onde você vai fazer o curso. Por ser uma área em constante transformação, é interessante que a instituição se preocupe em oferecer o melhor e as últimas novidades da profissão. Isso impacta lá na frente, quando for buscar um emprego.

Na Pitágoras, você encontra tudo isso. A faculdade de Farmácia conta com duas modalidades: presencial ou semipresencial, ou seja, com uma parte do curso de Farmácia a distância. Uma das principais características da nossa formação é o dinamismo da sala de aula e o acesso a professores qualificados, experientes na área.

Outro diferencial que a gente oferece é a Aula Destaque. São encontros ministrados por nomes de peso na área da Saúde, como Caio Rosenthal, Jairo Bouer e Fernando Gomes. Esses profissionais abordam diversos assuntos de interesse para o seu futuro na carreira.

Pra quem deseja seguir a carreira em Farmácia, esse é um ótimo momento pra entender as possibilidades encontradas na área da saúde.

E falando nisso, a Pitágoras também oferece o acesso a um portal exclusivo com oportunidades de estágio e emprego. No Canal Conecta, você tem a possibilidade de encontrar vagas em algumas das maiores e mais conceituadas empresas do país, com chances de alcançar o salário médio de R$ 3.416,67*. Legal, não é?

Agora é com você!

Como vimos ao longo do post sobre o que estudar para o vestibular em Farmácia, há muita matéria nessa lista. Por isso, quanto antes começar a seguir as dicas que destacamos, melhor. Com certeza, você vai fazer uma boa prova a partir disso.

Agora, que tal começar a planejar a sua futura graduação? Inscreva-se no vestibular da Pitágoras!

*Sujeito à alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 36

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados