O que é procrastinar e como evitar esse hábito?

estudante procrastinando

Desconto nota do Enem

Você sabe o que é procrastinar? Já ouviu essa palavra antes? Mesmo sendo um termo difícil, a prática da procrastinação pode estar marcando presença na sua vida e prejudicando de várias formas seus estudos ou até mesmo suas tarefas do trabalho, acredite!

Arrastar as tarefas o máximo possível, perder prazos de entrega de trabalhos e de preparar seminários, deixar tudo pra última hora… Não, isso não é uma característica do brasileiro. Na verdade, é uma atitude que vicia e traz prejuízos em vários setores da nossa vida.

Por isso, se liga no guia sobre esse tema que a Pitágoras preparou e aprenda estratégias pra driblar esse hábito ruim! Não adie a leitura!

Qual é a diferença entre ócio e procrastinação?

Nossa sociedade é conhecida por valorizar a produtividade. Quanto mais trabalhar, mais resultados você terá, certo? Nem sempre! Em muitos casos — e grandes empresas já estão percebendo isso —, os objetivos são atingidos quando se valoriza a qualidade de vida dos colaboradores.

Por outro lado, a preguiça, que tem mais a ver com o conceito de procrastinação, é mal vista no ambiente de trabalho. Já dizia o ditado: “Não deixe pra amanhã o que pode fazer hoje”. E ele está certo. Pra que ficar adiando o trabalho que tem que ser feito, já que, em algum momento, vai ser preciso encarar a pia da cozinha, o trabalho da faculdade ou o relatório do chefe?

Mas é preciso ficar ligado e saber diferenciar o ócio da procrastinação. Enquanto a última promove sensação de culpa e prejudica nossos resultados, o primeiro abre espaço pra criatividade e para o bem-estar.

Também é chamado de “ócio criativo”: ficar sem fazer nada, mas tendo consciência de que esse momento é prazeroso, além de necessário pra nosso corpo e mente.

A procrastinação é realmente ruim?

Quando se pensa em desenvolvimento profissional e rendimento nos estudos, a resposta é positiva. Isso porque a procrastinação adia os afazeres, mas não a presença deles na sua mente.

Imagine que você tem uma importante prova de inglês segunda-feira à tarde. Esse compromisso está na sua agenda há um mês, e você decide estudar no fim de semana anterior ao exame. Até aí, tudo bem. É uma forma de organização.

O problema começa quando, naquele período destinado à tarefa, chove, faz calor, faz frio, dá preguiça, tem uma série nova no streaming, chega um amigo que você não vê há tempos e por aí vai. Tudo é desculpa pra adiar o estudo.

Sábado e domingo passam nesse ritmo, e mais uma vez o cumprimento da tarefa é adiado pra segunda de manhã. Nesse período todo, você não tirou da cabeça a obrigação de estudar, o que acaba causando estresse e interfere negativamente no seu desempenho na hora da prova. É claro que você vai ficar se cobrando, questionando por que não teve mais tempo pra se dedicar.

A situação é péssima e facilmente se torna um hábito prejudicial na vida das pessoas.

Mas, afinal, como me livrar da procrastinação?

Antes que isso aconteça, coloque em prática dicas que evitam o ato de procrastinar se espalhando na sua vida. Mas se você já adotou esse péssimo costume, não se preocupe. As sugestões que a gente trouxe aqui também servem pra quem quer se livrar dele.

Comece o dia superativo

Como evitar a procrastinação e fazer meu tempo render? Nem sempre é fácil, porque ela pode ter razões psicológicas e até fisiológicas. Em caso de não conseguir superar sozinho essa fase, pode ser a hora de contar com a ajuda de um psicólogo.

Tente, a princípio, se programar já com várias atividades pela manhã. Isso te impede de ficar na cama curtindo aquela preguiça. Estudar em casa, por exemplo, é um convite a adiar o começo do dia. Não deixe que isso aconteça: faça um horário e siga à risca a rotina matinal pra entrar no pique das matérias.

Tour pela prova do Enem

Mantenha a sua rotina

A rotina merece destaque por ser um ponto-chave na vida de estudantes. Manter um ritmo saudável que inclua tempo pra estudar, revisar matérias, fazer trabalhos e, ainda, períodos de descanso e lazer é fundamental.

Depois de elaborar seu cronograma de estudos, procure segui-lo ao máximo. É claro que imprevistos podem acontecer, mas eles não devem se tornar a regra.

Ah, inclua na sua rotina o hábito de deixar smartphones e outros eletrônicos ligados apenas se precisar deles pra estudar. Desative as redes sociais e garanta foco no tempo destinado a leituras e exercícios, ok?

Veja aquela grande tarefa como várias pequenas

Você é do tipo que faz planejamentos para o ano seguinte? Pensar em atos gigantes exige grandes esforços. Por isso, nossa dica é transformar uma tarefa enorme em trabalhos menores, que podem ser cumpridos por etapa.

Afinal, Roma não foi feita em um dia, né? Pode acreditar que você tem mais sucesso ao subdividir seu TCC em várias etapas do que ficar pensando que precisa que fazer um trabalho imenso. A preocupação desestimula nosso cérebro. Se achamos que não vamos dar conta de cumprir a tarefa, melhor nem começar!

Por outro lado, finalizar uma tarefa, mesmo que simples, ativa o sistema de recompensas do cérebro e nos dá mais motivação pra seguir em frente.

Preze a organização

Esta é a outra palavrinha-chave pra evitar o adiamento de tarefas: organização. Há diversas maneiras de começar a se organizar:

  • fazer o plano de estudos;
  • lançar as tarefas numa agenda de papel ou num app;
  • listar prioridades e ir ajustando a quantidade de tarefas ao prazo disponível.

Não se esqueça daquele tempinho destinado a curtir a família e os amigos, porque ninguém é de ferro!

O método GTD pode ajudar nesse processo. Com ele, você consegue otimizar o tempo ao definir quais tarefas precisam ser feitas e quando isso tem que acontecer. A ideia aqui é liberar a mente das pequenas preocupações.

Visualize a recompensa pelo esforço

Quem vai fazer vestibular de Medicina, por exemplo, pode levar anos se preparando. Já sabendo disso, é mais tranquilo focar nos estudos, porque a recompensa vai chegar em algum momento.

Ao ser desafiado a cumprir metas, podemos utilizar uma estratégia adotada em empresas, que é a metodologia SMART. Trata-se de avaliar as potencialidades da meta:

  • específica;
  • mensurável;
  • atingível;
  • relevante;
  • temporal.

Esses fatores ajudam a organizar o jeito que a meta vai ser cumprida. Dessa forma, você evita situações frustrantes, caso não obtenha sucesso, e desânimo durante o processo.

Parar de procrastinar é importante pra carreira, a vida cotidiana, as relações pessoais e, principalmente, pra que você possa viver bem consigo mesmo, sem ficar se cobrando o tempo inteiro por algo que deveria estar fazendo naquele momento. Como a gente falou, rotina e organização são fundamentais.

Adote esta ideia!

Pra montar uma maratona de estudos efetiva, siga as dicas deste post e mantenha seu cronograma em dia. Sabendo o que é procrastinar, fica mais fácil eliminar esse vício da sua vida. Assim, trabalhos vão ser entregues no prazo, sua preparação para o Enem ou vestibular não fica pra última semana nem há um surto de estresse no fim do ano. Basta manter tudo em ordem!

Que tal continuar lendo sobre o assunto e conhecer dicas pra criar uma rotina de estudos produtiva? Assim, você prossegue no seu caminho rumo ao sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados