O que é o Mais Médicos? Como o estudante pode se beneficiar?

o que é o mais médicos

Desconto nota do Enem

Você sabe o que é o Mais Médicos? É um programa do Governo Federal que ocorre em todo o Brasil e tem como foco ampliar o atendimento médico no Sistema Único de Saúde (SUS). É também uma iniciativa que dá um impulso na carreira do médico recém-formado, especialmente aqueles de faculdades que têm parceria. É o caso da Pitágoras!

Legal, né? Ficou curioso pra entender melhor como funciona o Mais Médicos, seu alcance e como ele pode beneficiar não só os formados, mas quem vai prestar o vestibular de Medicina? Se liga no nosso post e tire todas as suas dúvidas!

O que é o Programa Mais Médicos?

Quer saber melhor como funciona o Mais Médicos? Confira a seguir as principais informações do programa federal.

Criação

Não é novidade pra ninguém como algumas regiões do país são carentes de médicos, o que deixa uma população grande sem acesso a um atendimento de saúde. Por conta desse problema, o Governo Federal criou, em 2013, o Mais Médicos pra melhorar a Atenção Básica de Saúde no Brasil. A legislação que traz os detalhes do programa é a Lei nº 12.871/2013.

Objetivo

O objetivo do programa Mais Médicos é a contratação emergencial de médicos pra atender regiões em que existem poucos profissionais pra atuar na Atenção Básica, ou seja, a porta de entrada para o SUS. Segundo dados do Ministério da Saúde, é por conta desse atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos. Entendeu como é importante ampliar cada vez mais esse tipo de serviço?

O bacana dessa estratégia é justamente envolver os médicos recém-formados, que são remunerados pra participarem do programa, que dura 3 anos. Ao mesmo tempo, já fazem a especialização em Saúde da Família, sendo supervisionados por outros médicos e instituições de ensino.

Mas não é o só: temos que falar das vantagens do Mais Médicos pra estudantes, já que a iniciativa também busca ampliar a quantidade de vagas para os cursos de Medicina e residência médica em vários municípios do Brasil. Isso sem falar na criação de uma grade curricular com foco no atendimento humanizado e Atenção Básica à Saúde.

Por fim, é um projeto que conta ainda com medidas pra melhorar a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS), melhorando o atendimento à população e as condições de trabalho do médico.

Alcance

Dados do Programa Mais Médicos de 2020 apontam que 16.197 médicos ocuparam as vagas oferecidas (90% das autorizadas para o projeto) no 19º ciclo do projeto. Eles estão distribuídos em 3.718 municípios em todas as unidades da Federação e também em 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

São profissionais que chegaram em diversas regiões do país pra fortalecer o combate à pandemia do novo coronavírus.

Como o estudante pode se beneficiar desse programa?

Quer entender a importância do Mais Médicos para os estudantes? Veja a seguir os benefícios de ingressar no programa.

Mais vagas

Quem tem o sonho de fazer o curso de Medicina vê um tanto de benefício, já que o Mais Médicos conta com ações pra aumentar o número de vagas nessa graduação em faculdades públicas e privadas, especialmente em cidades do interior. Amplia ainda as oportunidades pra residência médica, um programa que é muito concorrido.

Tour pela prova do Enem

Muita gente pensa mais nos grandes centros, mas você pode dar o primeiro passo pra construir sua carreira de médico numa faculdade particular do interior. A Pitágoras oferece o curso de Medicina no município de Eunápolis, na Bahia, que tem parceria com o Mais Médicos.

Conta com uma excelente infraestrutura, com salas especiais, laboratórios, biblioteca e auditório, além da criação de um novo campus de Medicina em Eunápolis pra que nossos alunos tenham uma formação de alta qualidade.

Valorização do profissional

Quando o médico participa do programa, se especializa em Saúde da Família, o que vai garantir um aprendizado prático supervisionado nessa área de alta demanda. Essa experiência de atendimento na Atenção Básica ajuda a conhecer diferentes casos clínicos e aperfeiçoar a habilidade da abordagem humanizada, o que, sem dúvida, vai valorizar o currículo.

Absorção pelo mercado de trabalho

É a possibilidade de começar a trabalhar depois de formado, recebendo uma remuneração de até R$ 31 mil* e realizando a especialização em Saúde da Família com supervisão. Ao final, o médico adquire um diferencial competitivo e pode conquistar as melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Possibilidade de atuação em diferentes localidades

Há ainda o benefício de conhecer diferentes realidades do setor público de saúde e diversas localidades do Brasil, atendendo comunidades mais periféricas. Um aprendizado único pra melhorar a atuação do médico, independentemente da especialidade que pretende seguir, já que ele pode escolher entre áreas, como Medicina do Trabalho, Pediatria, Medicina Integrativa e por aí vai.

Por que escolher uma boa faculdade de Medicina?

Gostou de entender o que é o Mais Médicos? Então, se você pretende fazer o vestibular de Medicina, a dica é se preparar pra entrar numa boa faculdade. Mas não pense que a formação de qualidade está só nas instituições públicas. As particulares oferecem melhores instalações e um corpo docente diferenciado.

Assim é a Pitágoras com a faculdade em Eunápolis (BA) que, além de aceitar programas de benefício do governo, como o Prouni e FIES, oferece bolsa de estudo pra Medicina. Com isso, você não precisa deixar o seu sonho de lado por conta das mensalidades.

A metodologia de ensino da Pitágoras é inovadora, proporcionado a melhor experiência de aprendizado pra nossos alunos, como o centro de simulação realística, uma novidade do novo campus de Medicina de Eunápolis.

Além disso, você tem a melhor formação prática, com visitas às unidades públicas de saúde, podendo realizar o atendimento de pacientes da comunidade com supervisão. Fica apto pra escolher entre as diferentes áreas de especialização da Medicina e começar uma carreira de sucesso! Isso sem falar na nossa parceria com a Creditas, pra que você possa usufruir de um bom financiamento privado.

Agora é com você!

A ideia deste post foi explicar o que é o Mais Médicos e como ele traz benefícios pra estudantes e recém-formados. Conte com a Pitágoras pra ingressar nessa carreira tão promissora. Pra saber todos os nossos diferenciais, confira as perspectivas de um estudante de Medicina da nossa instituição!

Na Medicina da Pitágoras, você ingressa pelo vestibular tradicional ou pode usar a nota do Enem. Se inscreva e realize seu sonho!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados