O que é o turno matutino? Para quem ele é mais indicado?

aluno de graduação no turno matutino

Está em dúvida sobre o que é matutino e se esse turno é mais indicado para você? Então, vai gostar desse artigo! Realmente, é muito importante escolher corretamente o horário em que vai fazer a faculdade para ter um melhor aproveitamento do conteúdo.

Muitas pessoas precisam ou preferem estudar à noite, em função da sua rotina ou para não ter que acordar cedo. Porém, se for possível optar por um curso de manhã pode ser a melhor escolha, porque esse turno apresenta diversas vantagens, que envolvem o aprendizado, segurança e questões financeiras.

Para que você possa tomar a melhor decisão, preparamos este artigo a fim de explicar os benefícios de estudar nesse turno, além de outras informações. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

Qual é o horário do turno matutino?

O diurno, ou matutino, é um dos turnos aproveitados pelas faculdades para oferecer seus cursos superiores. Refere-se ao período da manhã, ou seja, aquele que começa nas primeiras horas do dia e segue até o intervalo para o almoço. O início das aulas se dá por volta das 7 ou 7:30 horas, e as atividades podem seguir até às 13 horas.

Isso não significa que todos os dias você vai estudar das 7 às 13 horas. Na verdade, cada instituição de ensino faz o seu próprio horário. Sendo assim, a entrada pode ser mais tarde e a saída mais cedo, segundo a organização da faculdade.

Além disso, dependendo do semestre e da grade curricular você pode estudar mais horas em um dia e menos no outro. Sendo assim, o horário depende da quantidade de aulas que você terá. Portanto, o ideal é estar disponível das 7 às 13 horas, programando suas atividades para depois desse período.

Vale ressaltar que não são apenas as faculdades que trabalham com o turno matutino. Escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio também disponibilizam seus cursos nesse horário. Além disso, nas empresas, ele faz parte da organização da jornada de trabalho.

Quais são os benefícios do turno matutino?

É importante que você não confunda o turno diurno ou matutino com o período integral. Isso porque, no primeiro caso, as atividades acontecem somente na parte da manhã. Para quem decide fazer um curso integral, as aulas são distribuídas ao longo de todo o dia, incluindo a tarde.

Por isso, o turno matutino se mostra mais vantajoso em muitos casos, em função da facilidade que oferece para o aluno cumprir as aulas da faculdade. A seguir, explicamos quais são os principais benefícios desse período para que você entenda melhor os seus benefícios.

Maior facilidade para aprender os conteúdos

Quando anoitece, naturalmente nosso corpo libera um hormônio chamado melatonina. Ele é responsável por induzir o sono — por isso, ficamos mais desatentos à noite. A mente também está cansada e precisa de repouso para se recompor e assimilar tudo aquilo que aconteceu durante o dia.

A melatonina é secretada de forma natural quando o dia começa a amanhecer, então, retomamos o nosso estado de alerta. É por isso que estudar no turno matutino é mais vantajoso. Seu cérebro estará descansado e pronto para receber novas informações, o que resulta em um melhor aproveitamento e aprendizado.

Isso é importante para os graduandos de qualquer curso, mas ainda mais para que eles que decidem fazer uma faculdade de exatas. Afinal, essa área envolve muitos cálculos, sendo preciso que a mente esteja desperta e descansada para conseguir compreender o conteúdo e assimilar com sucesso.

Valores menores do que no noturno

A procura pelos cursos do turno matutino costuma ser menor. Por isso, as faculdades geralmente trabalham com valores mais baixos, a fim de atrair o público. Pode ser interessante você optar por esse período para fazer a sua graduação por um melhor custo-benefício.

De toda forma, não se esqueça de que existem outras maneiras de economizar com o seu curso superior. Você pode entrar na faculdade Pitágoras via ProUni e outras formas de ingresso facilitadas, por exemplo, obtendo uma bolsa de estudos com desconto parcial ou integral. Terá todo o suporte que precisa e a mesma qualidade de ensino de outros estudantes.

Facilidade para conciliar estágio e outras atividades

Ao optar por esse turno da faculdade, você já começa o seu dia estudando, o período passa rápido e, em pouco tempo, cumpriu a sua obrigação. Assim, pode organizar outras atividades para a tarde e a noite, dando um check em todos os seus compromissos.

Estudar de manhã é uma boa alternativa, por exemplo, para você conciliar o seu estágio com a graduação. Terá todo o período da tarde livre para se dedicar a ele, e ainda dá tempo de reforçar o conteúdo e fazer todos os trabalhos da faculdade.

E aqui se encontra outro grande benefício de estudar na Pitágoras. Os alunos têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, que os aproxima das melhores empresas do mercado e facilita a conquista dos estágios.

Mais segurança no trajeto

Esse é um detalhe muito importante e que você precisa considerar ao fazer a sua faculdade. Garantir a sua própria segurança para fazer a sua graduação sem preocupações é essencial.

Estudando de manhã, você encontra movimento de pessoas nas ruas, o que concede aquela sensação maior de segurança, por exemplo. À noite, muitas vezes, pode se sentir acuado de andar pelas redondezas da faculdade.

Todos os cursos oferecem o turno matutino?

Não foi difícil entender o que é matutino, certo? Entretanto, apesar de esse turno ser bastante vantajoso para o aluno, nem sempre a graduação escolhida pode estar disponível nesse período. Sendo assim, é preciso consultar a instituição em que você deseja estudar para obter essa informação.

Isso acontece porque não existe uma regra que determine como deve ser a oferta de cursos nas instituições de ensino. Cada uma delas tem liberdade para definir como será feita a distribuição deles. Além disso, a oferta pode variar de acordo com a demanda e o tipo de curso ofertado.

De toda forma, se o curso que você deseja não for ofertado no período da manhã, não se esqueça de que pode optar por fazer uma faculdade a distância. Assim poderá estudar no momento que for melhor, com mais flexibilidade para organizar os seus próprios horários.

Agora que você já sabe o que é matutino e quais são as vantagens de optar por esse turno da faculdade, pode definir se ele realmente atende as suas necessidades. Mas lembre-se de confirmar com a instituição de ensino se a graduação que você deseja está disponível nesse período, combinado?

Aqui na Pitágoras, oferecemos diversos cursos de graduação no período da manhã. Entre em contato conosco para escolher o seu e obter o seu diploma superior!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content