O que é Internet das Coisas? Saiba como funciona essa tendência

O que é Internet das Coisas

Desconto nota do Enem

Você sabe o que é Internet das Coisas? Além de ser um nome estranho para muitos, essa é uma das maiores tendências existentes no mundo da tecnologia. Na verdade, é uma prática que pode estar cada vez mais presente no nosso dia a dia.

Como é uma área em plena expansão, ela chama a atenção de muitos profissionais e de jovens que estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho, especialmente por meio do Curso de Internet das Coisas.

Esse é o seu caso? Então, é melhor ficar de olho no conteúdo que preparamos para entender tudo sobre o que é Internet das Coisas e como funciona essa tendência. Aproveite!

O que é Internet das Coisas?

A Internet of Things (IoT), ou Internet das Coisas, é um conceito voltado para a fusão entre o mundo real e o mundo virtual. É por causa dela que conseguimos ficar cada vez mais conectados para nos comunicarmos, para fazermos pagamentos ou até mesmo para monitorarmos nossos passos (literalmente).

Sabe quando os nossos utensílios diários se conectam à internet para facilitar ainda mais a nossa vida? É o caso dos eletrodomésticos, dos automóveis, dos acessórios tecnológicos vestíveis e das cidades inteligentes. Portanto, trata-se de uma inovação bastante disruptiva e interessante, que deve revolucionar todos os setores, da indústria às nossas casas.

Quais são as principais características do profissional da área?

Para trabalhar com a internet conectada às coisas, voltada para soluções inovadoras, é preciso se dedicar exclusivamente a essa área. Também é necessário apresentar algumas características, como as que você verá a seguir.

Afinidade com Matemática

É preciso gostar de matemática porque, tanto durante o curso quanto no cotidiano de trabalho, será preciso utilizar muitos cálculos para chegar a resultados precisos. Então, a afinidade com os números é indispensável.

Perfil generalista

É preciso entender e gostar de um pouco de tudo, porque se engana quem pensa que estudar Internet das Coisas é só sobre tecnologia. É preciso aprender o mecanismo de funcionamento de diversos utensílios, análise de dados e assim por diante.

Flexibilidade para aprender

Quando você estuda e trabalha com Internet das Coisas, precisa estar disposto a aprender e se aprofundar em diversas outras áreas, afinal, todos os benefícios dessa tecnologia precisam ser aplicáveis em negócios específicos. Assim, deve ter curiosidade para aprender outros temas.

Tour pela prova do Enem

Como a Internet das Coisas é usada no dia a dia?

Agora, chegou a hora de entender o que é Internet das Coisas na prática.

Automóveis conectados

Os automóveis inteligentes e conectados são um bom exemplo disso. A tecnologia da autonomia automotiva já é uma realidade, com os carros que dispensam motoristas. O mesmo tipo de inovação já é usado em trens, minirrolos compressores operados remotamente e assim por diante.

Smartwatch

Os vestíveis são o grande boom da Internet das Coisas no nosso dia a dia. Seu relógio de pulso já notifica as mensagens que chegam no seu celular, paga as contas e até mesmo monitora os batimentos cardíacos.

Termostatos

Esses dispositivos, quando conectados à internet, aumentam o conforto das pessoas de forma inteligente. Você pode usar o seu smartphone para ajustar a temperatura de um ambiente automaticamente.

Por que é importante fazer uma graduação na área?

Entre as razões para estudar na Pitágoras, está o fato de que a graduação em Internet das Coisas é fundamental para capacitar você de forma teórica e prática, possibilitando exercer diferentes cargos dentro das organizações.

Entre eles:

  • desenvolvedor de plataforma;
  • desenvolvedor de aplicativos;
  • especialista em Big Data;
  • especialista em segurança da informação.

Venha para a Pitágoras!

A Pitágoras é uma instituição de ensino experiente e com grande credibilidade no mercado, além de estar sempre investindo em tecnologia e em métodos de aprendizagem eficazes. Por isso, oferecemos opções de graduações rápidas, de qualidade e acessíveis para o seu bolso e para ao seu cronograma.

Então, se você quer ingressar no mercado da Internet das Coisas de forma rápida, inscrever-se para o vestibular!

Ah, você pode se inscrever pelo site Vestibulares também!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados