As viagens internacionais são um verdadeiro sonho pra grande parte das pessoas. Muitas delas aproveitam esse momento também pra ter uma experiência de vida diferenciada. É por isso que é comum escolher o intercâmbio pra passear e, de quebra, adquirir conhecimentos técnicos, voltados pra área de estudo.
Neste post, a gente te explica melhor o que é intercâmbio, quais as vantagens de fazê-lo durante a faculdade e como se preparar pra ter uma experiência única. Está preparado? Confira!
O que é intercâmbio?
A palavra intercâmbio no dicionário é significada como troca –– e, de fato, era exatamente a proposta inicial. A ideia era que os estudantes trocassem de lugar: se um brasileiro ia para os EUA, um americano vinha para o Brasil, e eles faziam essa mudança de casa.
Com o tempo, o intercâmbio passou a ter um sentido muito mais amplo. Hoje, as viagens com diferentes durações, mas foco no desenvolvimento e aquisição de conhecimento intercultural, já recebem também esse nome. Como exemplo, temos o High School, programas de voluntariado, estágio e trabalho no exterior, além do semestre em universidades de diferentes países, entre outros.
Como fazer intercâmbio?
Todo o processo pra fazer um intercâmbio depende do programa escolhido por você. Como a gente viu, existem opções variadas de estudar em outros países, desde a mobilidade acadêmica até um programa de estágio. Por isso, o mais importante é conversar com quem entende do assunto e com estudantes que já passaram por esse processo, até mesmo pra conhecer os melhores países pra morar e aqueles mais alinhados às suas expectativas.
Por exemplo, se a sua intenção é aprender a falar outra língua e viajar, os intercâmbios de idioma são a opção ideal. Agora, para aqueles que já têm um bom nível, os intercâmbios na graduação são uma escolha mais eficaz. Veja o caso dos estudantes de Comércio Exterior. Na Pitágoras, você aprende toda a questão teórica e prática do curso, mas nada melhor do que viver em outro país, realizar estudos lá pra conhecer a realidade do comércio internacional.
Agora, se o foco está no impacto social, as oportunidades de voluntariado são variadas. Inclusive, vale a pena destacar que fazer trabalho voluntário é algo muito valorizado pelas empresas, sendo uma ótima oportunidade pra incrementar o currículo.
Vale a pena fazer um intercâmbio na faculdade?
A resposta pra essa pergunta é que sim, vale muito a pena fazer um intercâmbio na faculdade. Além de ser uma maneira de conhecer outra cultura e aperfeiçoar um idioma, a mobilidade é uma das qualificações que vão dar destaque ao seu currículo, além de oferecer uma série de experiências pessoais e profissionais que terão impacto por toda a sua vida.
A seguir, a gente explica melhor as vantagens do intercâmbio!
Agrega ao currículo
Imagine os milhares de currículos recebidos diariamente pelos recrutadores. Agora pense na seguinte situação: há uma vaga pra uma multinacional em que, com certeza, ter estudado fora vai ser um diferencial na hora de ser chamado pra seleção.
Além disso, ter uma vivência no exterior é uma oportunidade pra desenvolver habilidades que a carreira dos sonhos exige. Estar aberto a conhecer outra cultura, aprender um idioma que não é o nativo e se adaptar às diferenças de um país conta muito nessa experiência.
O foco das organizações é encontrar profissionais multidisciplinares, capazes de interagir bem independentemente de onde estiverem. Logo, ter esse diferencial vai te destacar já na sua carta de apresentação.
Agiliza a formatura
Grande parte das faculdades exige que você cumpra um determinado número de horas de atividades extracurriculares pra poder receber o diploma de graduação. Fazer um semestre no exterior ou mesmo um curso para validar esses créditos é uma excelente ideia.
Você ganha em dobro: a experiência marcante e ainda a possibilidade de agilizar a formatura, compondo as suas horas extras com o intercâmbio. Muito legal, não é?
Garante uma ótima experiência
Pra muita gente, o intercâmbio é a chance de passar um período longe de casa, incentivando a aprender coisas novas. Além de adquirir mais independência, você passa a ter outra visão de mundo –– querendo ou não, vai conhecer as facilidades e dificuldades de um país, em uma experiência enriquecedora.
Sem contar que é uma chance de estar em contato com pessoas do mundo todo, dependendo do lugar para qual for seu intercâmbio, e ampliar o círculo de amigos e, até mesmo, a sua rede de contatos profissionais.
O interessante é sair de sua zona de conforto. Você se motiva a se entender melhor, o que gosta, suas habilidades e ambições. A tendência é que aumente a autoconfiança do intercambista, já que aquele medo em relação ao desconhecido não parece tão grande. Isso faz muita diferença na hora de encarar os desafios da carreira profissional.
Propicia o domínio de outra língua
Uma das grandes vantagens do intercâmbio é a imersão de aprendizado de um idioma. Você vai melhorar muito o seu conhecimento na língua estrangeira estando em outro país.
Por mais que tenha estudado por anos o idioma, fazer um intercâmbio ajuda a aprender e absorver muito mais o que foi visto. Estando em um lugar diferente, você se incentiva a praticar a comunicação –– do contrário, não consegue fazer nada.
O que é preciso saber antes de embarcar na experiência?
Antes de decidir pra onde vai, qual tipo de intercâmbio e o tempo que passará no país, é importante se preparar, a começar pelo aspecto financeiro. Apesar de existirem possibilidades de bolsas, nem todos os custos são incluídos nelas. Uma ideia é fazer uma planilha de tudo que precisará comprar e buscar a média de gastos dos moradores do país em questão.
Falando em país, vale pesquisar bem o lugar antes decidir a sua viagem. É legal analisar a cultura, o idioma, hábitos, receptividade com intercambistas etc. Tudo isso faz diferença na percepção da sua experiência. Depois de fazer isso, é hora de aproveitar a viagem. Conheça ao máximo o lugar, agarre as oportunidades e lembre-se sempre do aprendizado que isso traz para a sua vida.
Embarque nesta ideia!
Esperamos que você tenha curtido este post sobre o que é intercâmbio, quais os benefícios e como aproveitar da melhor maneira essa experiência. Aqui na Pitágoras, nós valorizamos e incentivamos ao máximo os alunos a buscarem essa oportunidade na faculdade –– afinal, isso tem impacto direto no futuro.
Falando nisso, fica aqui nosso convite pra leitura de um conteúdo sobre como focar nos estudos e impulsionar a carreira!