O que é curso EAD? Por que investir?

estudante ead

Desconto nota do Enem

Quer saber o que é curso EAD? É a graduação da modalidade Educação a Distância, em que você acompanha todas as aulas pelo computador, smartphone ou tablet, acessando um ambiente virtual de aprendizagem. Essa tem sido uma tendência de ensino, principalmente pra fazer uma faculdade.

O Censo Superior de Educação mostra pra gente que já são mais de 2 milhões de alunos que viram os benefícios de estudar desse jeito. Assim, escolheram o formato EAD pra conquista do diploma de ensino superior.

E aí, vai ficar de fora? Continua a leitura que a gente vai mostrar porque você vai mandar bem ao escolher esse modelo pra estudar!

O que é curso EAD e como funciona?

Essa sigla se tornou muito popular, mas tem uma galera que ainda não sabe direito o que é. É uma modalidade de ensino que se vale das vantagens da tecnologia pra estudar. Então, se um curso superior é EAD quer dizer que ele tem uma boa parte das disciplinas vistas online –– em alguns casos, 100% longe de uma sala de aula presencial. Legal, né?

Funciona assim: em vez de você ir diariamente até a faculdade pra acompanhar as aulas, faz quase tudo a distância. Precisa ter uma conexão com a Internet e acompanha as matérias direto do seu computador, tablet ou seu smartphone.

Você acessa um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) — uma plataforma superfácil de usar — em que ficam todos os módulos do curso, aulas gravadas, exercícios, atividades e também o material didático.

Tem ainda um fórum em que você pode conversar com os colegas e também o contato com os tutores online, que dão aquela força caso tenha alguma dúvida ou precise solucionar algum problema. Se optar pelo 100% online, só vai precisar ir à faculdade uma vez ao mês ou semestre pra fazer as avaliações.

Mas tem também a modalidade semipresencial. Essa é pra quem não abre mão de umas aulas na faculdade, pra ter mais contato com professores, colegas e a prática profissional. O bom desse formato é que você aproveita o melhor dos dois mundos, podendo escolher seus horários.

Quais são as vantagens de investir em uma faculdade EAD?

Agora que você já viu como funciona o EAD, precisa ficar por dentro dos benefícios de estudar nesse modelo digital. Quer saber como? Só seguir a leitura com a gente!

Variedade de cursos

Como o EAD está crescendo no Brasil, você encontra cursos de Humanas, Exatas e Biológicas nessa modalidade de ensino. Isso mesmo: muita gente pensa que somente graduações com carga horária mais teórica estão nesse formato, mas dá pra fazer, por exemplo, Licenciatura em Educação Física EAD e também Engenharia Civil EAD.

Aqui na Pitágoras, tem opções pra todos os perfis, permitindo que você comece a construir sua carreira sem precisar comprometer sua rotina. Imperdível, né?

Mensalidades mais acessíveis

Fica preocupado com o custo da faculdade particular? Entre as vantagens do EAD estão os valores mais baixos das mensalidades, quando a gente compara com a versão presencial. Com aulas online, não há a necessidade de manter toda uma infraestrutura de salas, auditório e outros espaços. Assim, essa redução dos custos se reflete no preço.

É o incentivo que faltava pra você começar a planejar seu futuro, porque sabe que fazer a graduação não vai pesar no orçamento. Sem contar que na Pitágoras tem programas de bolsas, garantindo um desconto na faculdade.

Tour pela prova do Enem

Além disso, você vai ter uma baita economia com transporte: não precisa pegar ônibus ou gastar combustível todo dia pra ir à instituição de ensino.

Flexibilidade de horário

Quando a gente explica o que é curso EAD, tem que falar da flexibilidade de horário que o formato oferece. É que você pode assistir às aulas, fazer leituras e exercícios no local e horário que quiser.

Se tem um emprego, pode continuar trabalhando normalmente e estudar à noite ou quando estiver de folga. As faculdades no modelo 100% digital são formatadas pra não atrapalharem a sua rotina.

Mas não se engane: apesar dessa facilidade, é preciso muita dedicação. A dica é fazer um cronograma de horários pra estudar e, assim, não deixar as matérias se acumularem.

Autonomia do aluno

Olha que legal: toda essa versatilidade pra fazer faculdade vai permitir que você estude no seu próprio ritmo, dando uma autonomia maior pra acompanhar as disciplinas.

Vamos imaginar que você tem facilidade em determinado módulo. Nesse caso, não precisa esperar toda a turma aprender o conteúdo pra avançar: dá pra partir sozinho para o seguinte. Se tiver dúvida em algum assunto, tem a matéria sempre acessível e pode revisar quantas vezes quiser.

Ensino de qualidade

Tem gente que fica com pé atrás quando se fala em fazer uma graduação a distância, pensando que os cursos não são bons. Pelo contrário: são formações de qualidade e com uma grade curricular completa.

As aulas são dadas por professores feras de cada área pra que você consiga assimilar bem todas as matérias e brilhar no mercado de trabalho.

Diploma reconhecido pelo MEC

Falando em qualidade, saiba que o diploma do curso EAD é reconhecido pelo MEC da mesma forma que um curso presencial. Então, você tem a tranquilidade de se formar e ganhar um documento que atesta sua qualificação, reconhecido em todo o Brasil.

Valorização no mercado de trabalho

Por último, temos que falar também que fazer o curso a distância vai permitir que você conquiste boas oportunidades profissionais, com várias vagas que vão atender o seu perfil em portais. Aqui na Pitágoras, a gente oferece com exclusividade o Canal Conecta, cheio de oportunidades pra sua carreira.

As empresas não estão interessadas se você fez a faculdade online ou presencial e sim na sua qualificação. Dessa maneira, basta dar duro nos estudos pra se destacar. Aliás, quando se trata de curso EAD da Pitágoras você ainda sai na frente: além de desenvolver a autonomia e flexibilidade, fica craque em habilidades digitais, já que se habituou a estudar num ambiente virtual.

Deu pra entender direitinho o que é curso EAD e por que vale muito a pena investir numa graduação nessa modalidade? O importante é buscar uma faculdade de referência no ensino digital pra ter uma formação de qualidade!

Preparado pra dar o primeiro passo rumo a uma carreira de sucesso? Confira as opções de curso superior da Pitágoras e se inscreva no vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados