O que é Big Data? Descubra como atuar nessa área promissora

O que é Big Data

Desconto nota do Enem

O curso de Big Data é uma das principais opções para quem deseja atuar em um mercado tecnológico, em expansão e com muito potencial. A profissão está crescendo significativamente nos últimos anos, criando um número animador de oportunidades para quem é formado na área.

Por isso, hoje queremos apresentar um pouco mais sobre o universo do Big Data, para que você descubra se essa carreira é ou não a ideal. Está animado? Então, vamos lá!

Por que vale a pena atuar na área de Big Data?

Nós vivemos em uma Era na qual absolutamente tudo o que é feito em ambiente digital é monitorado e transformado em dados. Esse arsenal de dados é de extrema relevância àqueles empreendimentos que querem fazer negócios de forma mais inteligente. Por isso, cada vez mais empresas vêm investindo em equipes para trabalhar exclusivamente com o Big Data.

Os cientistas de dados, como são chamados os profissionais que trabalham com Big Data, têm um mercado promissor pela frente e vantagens bem otimistas:

  • mercado em expansão, novas ferramentas, recursos e metodologias desenvolvidas;
  • média salarial bastante atrativa e ainda pode melhorar à medida que o profissional se especializa;
  • oportunidades diversas de crescimento, permitindo que o cientista prospere na carreira;
  • desenvolvimento constante da carreira, que continua evoluindo;
  • importância do uso de dados só cresce nos empreendimentos;
  • possibilidades de atuação são bem diversificadas (concurso, CLT, freelancer…).

Quais são as principais atividades desse profissional?

Entre as principais atividades de um cientista de dados está a coleta, o armazenamento e o tratamento dos dados disponíveis a partir de uma fonte. Tudo isso deve ser usado para aumentar a inteligência do negócio, por isso, quanto maior o volume de dados, melhor.

Geralmente, esses profissionais estão anexos aos setores de tecnologia dos negócios. Além disso, existem startups que atuam especificamente com essa finalidade, disponibilizando times completos e infraestrutura para os clientes.

Eles também podem atuar no setor público, por exemplo, ajudando a criar buscadores, aplicativos de saúde e de trânsito, facilitando serviços financeiros e assim por diante. Existem ainda aqueles que prestam consultoria ou atuam de maneira mais livre, como os freelancers.

Tour pela prova do Enem

Qual é o perfil do profissional de Big Data?

O cientista de dados é aquele profissional preparado para analisar, organizar e programar um volume enorme de dados, além de gerenciar tudo junto a outras equipes. Para isso, além das habilidades e dos conhecimentos desenvolvidos durante a formação, também é preciso ter perfil para atuar na área.

São pessoas que gostam de números e de equações, que buscam soluções simples para problemas complexos e que estão dispostas a combinar informações para ir além do óbvio. Também é preciso ter afinidade com a área das exatas.

Como é o curso da faculdade Pitágoras?

Para fornecer a melhor formação, a Pitágoras reúne um time docente altamente capacitado, que ministra as aulas de maneira gravada ou ao vivo, disponibiliza recursos exclusivos e ainda adota metodologias que colocam o aluno como o protagonista da sua jornada. Tudo isso pode ser acessado na modalidade a distância, flexibilizando os estudos e facilitando a sua formação, ainda que você tenha pouco tempo.

O Big Data é uma profissão do futuro. Justamente por isso, utilizamos a tecnologia como a nossa principal parceira para fornecer aulas de qualidade superior diretamente do seu smartphone, para assistir quando e onde quiser.

Venha para a Pitágoras!

A instituição também conta com larga experiência e credibilidade no mercado, tendo formado milhares de alunos atuantes em suas áreas. E tudo isso com mensalidades que cabem no seu bolso, para que você comece a estudar agora mesmo.

Então, agora que já sabe o que é Big Data, que tal fazer sua inscrição para o vestibular?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados