O que é Artes Visuais e o que faz o profissional formado?

profissional de artes visuais

Desconto nota do Enem

Você sabe o que é Artes Visuais e quais são as possibilidades que a área reserva para os profissionais no mercado de trabalho? O curso tem se adaptado para ser cada vez mais inovador, principalmente em tempos de avanços tecnológicos.

Para ingressar no curso de Artes Visuais, o recomendado é que os estudantes já apresentem algumas habilidades artísticas, até porque diversas faculdades exigem a aprovação em uma prova de aptidão antes de se matricular. Pensando nisso, neste post, vamos falar sobre como é a graduação, o perfil do profissional e como é o mercado da área.

Ficou interessado? Então, acompanhe a leitura a seguir e fique por dentro do assunto!

Como é o curso de Artes Visuais?

No curso superior de Artes Visuais da Pitágoras, os alunos são instruídos para desenvolverem a percepção, a reflexão, além da produção e crítica em relação ao âmbito artístico como um todo. A graduação tem duração média de 4 anos, sendo que boa parte da carga horária curricular conta com disciplinas práticas, como desenho, pintura, imagens digitais, entre outras.

Veja, a seguir, outras matérias da grade curricular:

  • Modelagem e Escultura;
  • Didática;
  • Linguagem Visual;
  • Cinema;
  • Fotografa;
  • Desenho;
  • Gravura;
  • História da Arte Contemporânea;
  • Metodologia de Ensino de Arte;
  • Leitura de Imagens;
  • Vídeo e Performance;
  • Pintura.

O maior objetivo da faculdade de Artes Visuais é capacitar o estudante para que ele consiga planejar, organizar e desenvolver projetos artísticos em diversos formatos e plataformas. No curso, ele tem acesso a conteúdos teóricos e práticos, além de outros temas, como design, fotografia e animação.

Para obter o diploma, o aluno ainda deve apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, a depender da instituição de ensino, exige-se também um estágio supervisionado.

Com isso, o recém-formado pode aproveitar as oportunidades no terceiro setor como professor de Artes nas redes de escolas públicas e privadas, atuando no ensino fundamental e médio. No entanto, é preciso cursar a graduação na modalidade de Licenciatura a fim de estar apto para a docência ou para exercer serviços em gestão educacional.

Qual é o perfil do estudante?

Antes de tudo, é preciso saber quais tipos de personalidade são mais indicadas para trabalhar com Artes. Isso porque o artista visual deve ter um perfil profissional com determinadas características e habilidades, consideradas essenciais para uma boa atuação no mercado de trabalho.

Veja, a seguir, quais são as principais competências esperadas de um estudante de Artes Visuais:

  • criatividade;
  • versatilidade;
  • conhecimento prático e teórico sobre a área;
  • produtividade;
  • sensibilidade.

Além disso, já contar com alguma habilidade artística, como saber desenhar, pintar ou fotografar, também é uma característica importante se você tem a intenção de cursar Artes Visuais.

Tour pela prova do Enem

Em geral, quem gosta de estudar técnicas e processos artísticos, é curioso com as histórias das obras de arte e interessado pelo campo da filosofia e do pensamento criativo certamente tem o perfil ideal para atuar no setor.

Essas qualificações são bastante valorizadas pelas melhores empresas. Para ter boas chances de se destacar diante da concorrência, é fundamental buscar por especialização e cursos profissionalizantes para se aperfeiçoar.

Como é o mercado de trabalho e onde atuar?

O campo de atuação para o profissional de Artes Visuais é amplo e pode abranger uma série de segmentos do mercado artístico. Para se ter uma ideia, há vagas em museus, instituições culturais, em exposições, mostras e eventos, e, também, nos segmentos de ensino, tanto público quanto privado.

O salário de professor, por exemplo, oferece bons rendimentos e maior possibilidade de obter estabilidade financeira, com uma média salarial de R$ 2.337. Da mesma forma, o artista visual pode empreender como coordenador de cursos livres, em pinturas próprias, na animação e direção de arte para audiovisual e em curadorias.

Como Artes Visuais é uma área que envolve diferentes formas de representação visual, como cinema, teatro e música, existem excelentes oportunidades para profissionais com habilidades e especializações no currículo. A seguir, veja algumas atividades que os artistas podem realizar após a formação acadêmica:

  • recuperar obras e objetos de arte antigos ou deteriorados;
  • criar ilustrações, desenhos animados, sites e vinhetas;
  • planejar a exposição de obras interativas em museus e galerias de arte;
  • representar formas em telas, paredes e papel, usando tinta, aquarela, dentre outros materiais;
  • organizar exposições e mostras com artistas e curadores;
  • selecionar e classificar obras de arte;
  • dar aulas em escolas do ensino fundamental e médio.

Deu para perceber que o mercado de trabalho para o profissional de Artes Visuais é bastante promissor, não é mesmo? Lembre-se de que aprender novos métodos para criar e transmitir conteúdos criativos nunca é demais. Por isso, é fundamental estar atualizado e fazer cursos livres e especializações, mesmo após se formar no ensino superior.

Qual é a importância de escolher uma boa faculdade?

Optar por uma faculdade que oferece um aprendizado de qualidade, com formação sólida, é imprescindível para ter acesso a boas oportunidades de trabalho. Até porque quem passa pela graduação em Artes Visuais e exercita adequadamente as habilidades encontra ainda mais opções para a carreira.

Portanto, antes de escolher a unidade de ensino para iniciar os estudos, verifique se ela oferece diferenciais, suporte e apoio em todas as fases do curso. Outro ponto importante é checar a avaliação da faculdade no Ministério da Educação (MEC), para ter a garantia de que o seu aprendizado será de excelência.

Aqui na Pitágoras, além de formas de ingresso facilitadas e da oferta da grade curricular completa e todos os conteúdos exigidos pela graduação em Artes Visuais, também temos um importante parceiro que conecta os estudantes às melhores vagas de emprego.

O Canal Conecta é um portal de empregabilidade vinculado às unidades da Pitágoras, que permite que a comunidade acadêmica tenha acesso às empresas de cada área de atuação, de forma exclusiva e sem custos adicionais na mensalidade.

Agora que você já sabe o que é Artes Visuais e quais são as exigências profissionais exigidas para atuar na área, procure desenvolver as habilidades e competências valorizadas pelas empresas. Certamente, você terá mais chances de alcançar um bom cargo e melhores rendimentos futuros.

Se você já se decidiu por um curso superior e quer iniciar a sua trajetória acadêmica o quanto antes, aproveite e se inscreva agora mesmo no vestibular online da Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 35

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados