Descubra aqui se o curso de Odontologia é difícil

o curso de odontologia é difícil

Teste Vocacional Rápido

Se você estava em dúvidas sobre qual graduação escolher e decidiu que quer ser um dentista, provavelmente já se perguntou se o curso de Odontologia é difícil. Mesmo que a resposta não mude a sua decisão, é importante ficar por dentro dos detalhes da carreira antes de iniciar a faculdade, certo?

Essa preocupação é muito comum e até saudável. Por isso, é essencial pesquisar as informações sobre a grade curricular, metodologias da faculdade e comentários de outros estudantes pra ficar por dentro do assunto. Além disso, se dedicar aos estudos é uma qualidade que vai te favorecer a ter uma carreira de sucesso.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, não deixe de ler o post!

Quais são os principais desafios do curso de Odontologia?

Se você já se perguntou se Odontologia é difícil, saiba que essa preocupação é muito comum entre os estudantes. Afinal, a graduação dura 4 anos e é importante ficar por dentro de suas características pra ter certeza que fez a escolha certeira, não é mesmo?

Assim como em outras faculdades da área da Saúde, os alunos devem ter atenção e dedicação redobrada aos estudos. Assim, algumas habilidades são fundamentais, como vontade de aprender, responsabilidade pelo próximo e comprometimento.

Nesse caso, o estudante logo em seus primeiros períodos de curso deve se esforçar e ser dedicado pra aprender. Pela responsabilidade de atuar com vidas e promover a boa saúde bucal das pessoas, existem alguns desafios enfrentados durante a graduação.

Os alunos se deparam com assuntos de saúde que não são totalmente específicos da área odontológica, como Parasitologia, Imunologia e Microbiologia, mas que são essenciais pra formação. Assim, aqueles que esperam uma graduação totalmente focada nessa carreira podem ter um pouco de dificuldade.

Apesar disso, fique calmo! A faculdade de Odontologia não é difícil, já que aqui na Pitágoras você encontrará uma grade curricular, ementa, infraestrutura e materiais que instruem os estudantes e os direcionam em sua evolução enquanto profissionais. Por isso, se quer fazer a graduação, não deixe que as possíveis dificuldades atrapalhem o seu sonho!

Como é a grade curricular do curso de Odontologia?

Já deve ter se perguntado como é o curso de Odontologia, certo? A graduação é do tipo Bacharelado e pode ser cursada na modalidade de ensino presencial aqui na Pitágoras. Assim como em outras carreiras, essa área requer o desenvolvimento de aptidões práticas e teóricas. Sem o conhecimento teórico, os dentistas não conseguem exercer a profissão.

Esse campo abrange assuntos das Ciências Humanas e Biológicas. Todos os profissionais da saúde precisam entender sobre o corpo humano e focar seus diferenciais comportamentais.

Por essa razão, o aluno deve priorizar o autodesenvolvimento desde o começo da faculdade, não só durante os estudos, mas também na procura de várias habilidades. Alguns exemplos incluem a liderança, empatia e boa comunicação, características que complementam o perfil dos estudantes.

No início do curso, as matérias de Odontologia teóricas prevalecem e auxiliam na formação de uma base para que os alunos avancem em seus estudos. Com o passar da formação, disciplinas mais práticas e específicas começam a fazer parte do dia a dia. Veja, a seguir, os principais assuntos abordados durante a faculdade:

  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Digestório, Endócrino e Renal;
  • Odontologia Morfofuncional do Ecossistema Bucal;
  • Psicologia Aplicada à Saúde;
  • Ciências Moleculares e Celulares;
  • Odontologia Morfofuncional;
  • Odontologia Pré-Clínica em Oclusão e Dentística;
  • Propedêutica Clínica Odontológica;
  • Fundamentos Para Assistência Odontológica;
  • Clínica Integrada de Assistência Odontológica;
  • Odontologia Pré-Clínica em Endodontia e Prótese;
  • Estágio em Saúde Bucal na Atenção Básica;
  • Odontologia Legal e Deontologia;
  • Saúde Bucal Coletiva.

Como é a rotina do estudante de Odontologia?

Como vimos, o curso de Odontologia conta com algumas matérias densas, além de aulas práticas e teóricas que tornam a rotina intensa. Portanto, o aluno precisa sempre se manter organizado pra se dar bem na área. O cronograma da rotina de estudos, seja ele diário, semanal ou mensal, deve ser feito de acordo com as disciplinas a serem estudadas e o tempo que você tem disponível.

Logo, é necessário definir o ambiente e horários favoráveis à concentração. Muitos estudantes também costumam elencar cada tarefa pendente pra ser feita em um momento preestabelecido. Desse modo, dá pra criar um compromisso e definir metas ao longo dos dias, o que é essencial pra manter o foco e as disciplinas sempre em ordem.

Como é o mercado de trabalho de Odontologia?

O mercado de trabalho desse campo é muito valorizado em decorrência da importância da atuação profissional e da tradição e, portanto, você encontrará um setor amplo e aquecido. O salário em Odontologia de R$ 3.782,59*.

O dentista aplica técnicas com o objetivo de melhorar a aparência do sorriso, proporcionando mais harmonia com o rosto. Assim, a Odontologia Estética possibilitou uma nova área de atuação, ampliando o mercado e aumentado as oportunidades.

Outras especialidades que os profissionais podem seguir são:

Qual é a importância da escolha da instituição pra cursar Odontologia?

Você já se perguntou quanto custa uma faculdade de Odontologia? Ao escolher uma instituição de ensino responsável e que forneça alternativa para os alunos conseguirem bolsas e descontos, é possível dar continuidade aos estudos sem se preocupar com o aspecto financeiro.

Sabe de qual faculdade estamos falando? Da Pitágoras, é claro! Além dessa grande vantagem, contamos outros benefícios exclusivos, que fazem toda a diferença pra formação de qualidade pra que você seja um excelente profissional e encontre as melhores oportunidades, como:

  • infraestrutura completa e com laboratórios equipados;
  • grade curricular sempre atualizada;
  • acesso a vagas exclusivas no Canal Conecta;
  • diversas modalidades de ensino para estudar Odontologia;
  • corpo docente preparado e atualizado em relação ao mercado de trabalho, que poderá ensinar tudo sobre Odontologia.

Agora é com você!

Se estava em dúvida se o curso de Odontologia é difícil, saiba que, independentemente do nível de dificuldade, essa é uma graduação que exige dedicação e comprometimento. Após a faculdade, você também deverá estudar bastante pra ser um profissional de sucesso!

Gostou do post e quer complementar a leitura? Então, confira o nosso e-book sobre faculdades na área da Saúde e como escolher o curso ideal!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.