O que faz um Nutrólogo? Conheça as principais funções desse especialista!

A medicina é um ramo de estudo que possui várias áreas de atuação. E faz parte da pesquisa educacional dos estudantes conhecer esses campos para especialização. Dessa forma, quem pretende fazer a Faculdade de Medicina pode pesquisar para além da grade curricular, do salário de determinado especialista ou sobre o valor das mensalidades do curso. Aqui nesse post vamos tratar de tudo o que você precisa saber sobre o que faz um nutrólogo.

A Nutrologia é uma especialidade médica. Ou seja, é possível se especializar nesse campo de atuação e focar a atividade profissional tornando-se um nutrólogo. Nesse ramo, o especialista vai tratar de pacientes que apresentam doenças, como diabetes, hipertensão ou obesidade. Assim, as funções e atribuições do nutrólogo são desenvolvidas por meio da clínica. Por isso, a residência em Nutrologia requer como pré-requisito residência anterior em clínica médica ou cirurgia geral.

Conheça as funções de um nutrólogo em diferentes áreas de atuação!

O médico nutrólogo é um profissional capacitado para tratar de pacientes com problemas relacionados aos distúrbios em nutrientes. Isso implica o tratamento de doenças, como diabetes, hipertensão e obesidade. Dessa maneira, o médico especialista em Nutrologia irá trabalhar focando na prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias de cunho nutricional. Poderá também unir a Nutrologia com outras áreas ou subáreas médicas, se especializando mais.

O que faz um nutrólogo esportivo?

Como o nome já diz, o médico nutrólogo esportivo irá trabalhar direcionado nas atividades esportivas, tendo como pacientes atletas que requerem de um cuidado especial no campo da nutrição. A Nutrologia Esportiva estuda também possíveis distúrbios alimentares causados por dietas e como prevenir doenças relacionadas à nutrição em atletas. É um campo que cresce no mercado de trabalho, já que as equipes esportivas se preocupam cada vez mais com as questões nutricionais.

O que faz um nutrólogo hospitalar?

O nutrólogo pode trabalhar em hospitais e focar a sua atuação profissional nesses centros médicos de internação. Assim, irá dividir a sua rotina entre  enfermarias e interconsultas. Ou seja, irá trabalhar principalmente com pacientes que apresentam distúrbios alimentares, pacientes com câncer, desnutridos ou obesos que requeiram, dessa forma, de uma junta médica de atendimento clínico, sendo a Nutrologia uma das áreas que compõem essa equipe multidisciplinar.

O que faz um nutrólogo em alergias?

Um nutrólogo poderá também se especializar no ramo das alergias. Dessa forma, irá tratar de pacientes que apresentam quadro alérgico por conta de alimentos. Esse campo de atuação apresenta expressivo aumento de demanda no mercado de trabalho, já que muitas pessoas apresentam alergias a determinados alimentos e precisam de atendimento clínico focado nesses processos. Portanto, essa é uma área importante dentro da Nutrologia e que pode também ser objetivo de pesquisas acadêmicas.

O que faz um nutrólogo em nutrição parenteral e enteral?

A nutrição parenteral é quando a alimentação de determinado paciente é realizada pela via endovenosa. Já a nutrição enteral é realizada em pacientes que não conseguem se alimentar pela via oral, devendo se alimentar por meio de sondas. E um nutrólogo poderá se especializar nesses dois procedimentos, atuando principalmente em hospitais e clínicas de internação de pacientes. A coordenação nutricional nesses casos é imprescindível, portanto é necessário o acompanhamento de um nutrólogo especialista.

O que faz um nutrólogo em metabolismo?

O nutrólogo poderá também focar na subárea de processos metabólicos ou simplesmente no metabolismo. Dessa maneira, a sua clínica médica deverá estar direcionada para problemas leves, moderados ou graves que acometem os processos metabólicos de um paciente. Também, será objeto de estudo desse profissional os erros inatos do metabolismo, ou EIM, que compreendem os defeitos enzimáticos capazes de comprometer alguma via metabólica do organismo.

Sabemos que o momento do vestibular é repleto de incertezas. E podemos verificar que a escolha da faculdade é uma das escolhas mais importantes para a carreira profissional. Por isso, indicamos a Pitágoras para você que pensa em fazer o curso de medicina para se tornar um nutrólogo. A Pitágoras une a tradição do ensino superior de qualidade com inovação e tecnologia.

Na Pitágoras, você acessa uma infraestrutura completa e laboratórios de última geração. Itens fundamentais para quem vai estudar medicina. Além disso, a faculdade oferece um corpo docente super qualificado, composto por professores mestres e doutores, que estão à disposição dos alunos para realizar a transmissão do ensino da melhor maneira.

São muitas as vantagens para quem decide optar pela Pitágoras. Por isso, não perca mais tempo procurando uma universidade para fazer medicina e comece agora mesmo a escrever a sua história de sucesso profissional. Clique aqui para fazer a sua inscrição no processo seletivo de medicina da Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Artigos relacionados