Qual é a nota de corte do curso de Enfermagem?

nota de corte enfermagem

Desconto nota do Enem

Você busca uma carreira que se preocupa com os cuidados médicos? O curso de Enfermagem é uma excelente opção pra quem tem interesse na saúde coletiva e deseja ingressar em uma área de atuação gratificante no âmbito profissional oua no pessoal.

Mas qual é a nota de corte de Enfermagem?

A nota de corte é a pontuação que o estudante precisa tirar pra começar uma graduação e, apesar de ela mudar de uma faculdade pra outra, a média se torna um parâmetro para os estudantes. A partir desse dado, você vai saber o quanto precisa se dedicar pra garantir a sua vaga.

Quer saber mais? Vem com a gente e descubra a média da nota de corte e mais informações fundamentais para o bom desempenho no vestibular de Enfermagem. Boa leitura!

Enfermagem: o futuro da profissão que ganhou destaque na pandemia

Qual é a nota de corte de Enfermagem?

A nota de corte do curso de Enfermagem é 700 em média, ao considerarmos os pontos de estudantes que se inscreveram no Sisu em 2019.

No Prouni, por exemplo, essa nota de corte média em Enfermagem foi de 634 pontos. Lembrando que, pra concorrer a uma dessas vagas, não pode zerar a redação e deve ter uma pontuação mínima de 450.

Diferentemente da nota de corte, a nota mínima é fixa. Porém, ela não garante que o estudante consiga uma vaga: só faz uma seleção prévia de candidatos. É a pontuação do último aprovado para a quantidade de vagas que vale –– o que muda todos os anos, já que não sabemos o desempenho exato dos estudantes antes do vestibular.

Você deve ter percebido que estamos usando como base a nota do Enem, já que ele é o principal processo seletivo brasileiro. Com o seu resultado no exame, você pode tentar vagas pelo Sisu e Prouni, conseguir financiamento por meio do FIES, entrar direto aqui na Pitágoras sem precisar fazer vestibular.

Vejamos como fica a nota de corte do curso de Enfermagem em cada um desses processos seletivos!

Sisu

As vagas para o ensino superior em instituições públicas são distribuídas pelo Sisu. Assim, as notas costumam ser mais altas em relação aos outros programas. A média é de 700, como vimos, sendo assim existem faculdades com nota de corte menor e maior que esse valor.

Prouni

No Prouni, os estudantes têm a oportunidade de concorrer a bolsas oferecidas pelo governo para estudantes de baixa renda. A média da nota de corte em 2019 ficou em 620, mas em algumas faculdades ela chegou a 530.

FIES

O FIES também é uma chance de fazer uma faculdade com o financiamento das mensalidades, não apertando tanto no bolso de quem não pode arcar com os valores de imediato. A nota de corte para Enfermagem costuma ficar nos 555 pontos.

Enem para faculdade privada

Também existe a possibilidade de utilizar a nota do Enem pra estudar na Pitágoras. Ao substituir o vestibular tradicional, você se inscreve, sem burocracia e começa seu curso com mensalidades que cabem no seu bolso. Pra isso, é preciso obter o mínimo de 200 pontos na prova de conhecimentos e redação.

Tour pela prova do Enem

Quais são as formas de ingresso na faculdade de Enfermagem?

Como abordamos, você pode ingressar na faculdade de Enfermagem por meio da nota do Enem e de programas como o Sisu, Prouni e FIES. Além de usar o desempenho no exame pra estudar em uma instituição particular, você também pode fazer o vestibular tradicional ou online.

Com o vestibular online, você se inscreve em cursos 100% online, assim como nos semipresenciais e presenciais –– que é o caso da Enfermagem nas faculdades Pitágoras, ofertada nas duas últimas modalidades citadas.

Caso você já tenha uma primeira formação ou esteja estudando e queira mudar de instituição, também existem opções: a segunda graduação e a transferência externa. Nesses casos, não é necessária a participação em processos seletivos.

Como conseguir uma bolsa pra cursar Enfermagem?

Além das bolsas do Prouni e do financiamento por meio do FIES, o estudante de Enfermagem da Pitágoras também conta com descontos e benefícios. No Convênio Empresa, por exemplo, em parceria com o Canal Conecta, os descontos são pra funcionários e dependentes das organizações cadastradas.

Pra se inscrever em diferentes modalidades de bolsa, é sempre bom verificar se a instituição oferece essas possibilidades. No Prouni, por exemplo, as inscrições são feitas no Portal Prouni, duas vezes por ano.

Existem outros custos além da mensalidade?

Além dos custos com as mensalidades, mesmo quem tem bolsas ou descontos precisa se organizar pra outros custos. Entre eles estão os materiais necessários para as aulas, por exemplo. Reforçando que a estrutura da Pitágoras busca atender a demanda dos estudantes, com laboratórios completos e muito bem-equipados para as aulas práticas.

Como ser aprovado no vestibular de Enfermagem?

Conhecendo as notas de corte de Enfermagem, você tem uma noção do quanto precisa estudar para ser aprovado no vestibular de Enfermagem. Mas pode acontecer que, mesmo se esforçando, você não atinja essas pontuações. Com isso, a melhor alternativa é o vestibular da faculdade.

Agora que você já sabe das opções pra fazer a faculdade de Enfermagem, separamos algumas dicas sobre como se preparar pra conseguir uma boa nota e, consequentemente, descontos pra ingressar na graduação.

Seja para o vestibular, seja para o Enem, a preparação é bem parecida pra quem quer saber como passar no vestibular de Enfermagem. Por isso, pense em:

  • criar um cronograma de estudos completo e eficiente;
  • encontrar materiais de estudo de qualidade como o Dicas Vestibulares;
  • fazer provas anteriores e simulados pra treinar conhecimentos e se familiarizar com as questões.

Depois de saber tudo sobre o curso de Enfermagem, ao atingir a nota de corte ou o mínimo de pontos no Enem para Enfermagem, chegou o momento de escolher a instituição que atenda as suas possibilidades e necessidades.

A Pitágoras se preocupa com seus estudantes e faz de tudo pra prepará-los para o mercado de trabalho, acrescentando muito ao currículo de Enfermagem.

Os nossos diferenciais são todos voltados para o sucesso da carreira, com infraestrutura completa, docentes qualificados, grade curricular de Enfermagem abordando todas as áreas de atuação do enfermeiro, entre outras vantagens.

Vem estudar com a gente!

Agora que você já sabe bastante sobre a nota de corte do curso de Enfermagem, não perca mais tempo. Inscreva-se no vestibular e dê o primeiro passo para realizar seu sonho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados