Tirei nota baixa no Enem, e agora?

nota baixa no enem

Teste Vocacional Rápido

A expectativa de ser aprovado em um processo seletivo importante costuma mexer com os ânimos de qualquer pessoa. Por exemplo, tirar uma nota baixa no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode afastar o estudante do sonho de entrar na faculdade.

A realidade é que esse tipo de prova envolve muitos detalhes, como dominar um conteúdo extenso e toda a tensão do momento. Estamos falando da combinação de inteligência mental e emocional! Mesmo com toda dedicação, nem sempre o resultado esperado é alcançado, e isso não pode ser o fim do mundo.

O que fazer depois de conferir que sua nota não foi suficiente? Confira a seguir algumas alternativas.

Não desista

A primeira “regra” após perceber que você teve uma nota baixa no Enem é não desistir. Apesar de não ser uma notícia muito agradável, isso acontece com milhares de pessoas todos os anos, e abandonar seus planos para o futuro não deve ser uma opção.

É natural ficar triste e desanimado, mas não pare por aí. Aliás, aproveite o momento para refletir sobre o seu desempenho, porque você pode ter tido uma nota do Enem ruim de fato ou apenas não ter conseguido superar uma nota de corte alta — o que é comum em faculdades e cursos muito concorridos.

No último caso, talvez seu desempenho nem tenha sido tão ruim, só não foi suficiente para conquistar a vaga que gostaria. Você pode ter se esforçado na preparação para o Enem e feito o seu melhor, mas, infelizmente, nem todos são aprovados.

Porém, se a nota foi realmente baixa, não deixe a responsabilidade de lado e entenda os motivos que atrapalharam. Pode ser que tenha faltado dedicação nos estudos ou até mesmo que o nervosismo tenha tomado conta na hora da prova. O que mais importa é identificar seus erros e dificuldades para seguir em frente sem desistir!

Retome sua motivação

Uma nota abaixo do que você esperava ou precisava para entrar na faculdade provavelmente vai influenciar na sua motivação. Não dá para voltar no tempo e estudar mais ou fazer a prova de novo. Normalmente, ficamos animados com os resultados positivos, não é verdade?

A questão é que ficar desmotivado não vai ajudar em nada, muito pelo contrário. Além de não desistir, é importante retomar seus objetivos para se sentir mais motivado e definir seus próximos passos.

Fazer uma graduação e estudar sobre uma área com a qual você se identifica é incrível, o que faz parte de algo maior que é construir uma carreira e realizar sonhos. A sugestão para não se deixar levar pelo desânimo momentâneo é relembrar dessas metas e ter certeza de que a sua motivação é uma grande aliada no caminho para o sucesso.

Considere outras opções de ingresso

O Enem é realizado uma vez por ano, e todos que tiraram uma nota baixa podem repetir o exame no ano seguinte ou quando desejarem. Essa é a opção de muitos candidatos que preferem ter um tempo maior para estudar e tentar um resultado melhor.

Afinal, existem oportunidades que só podem ser conquistadas com uma boa nota, principalmente se você quer usar o Enem para entrar em faculdade particular.

Exemplos disso são os programas do governo de bolsas de estudos e financiamento estudantil (FIES e Prouni) para facilitar o acesso ao ensino superior. Um dos critérios para conseguir esses benefícios é superar a nota de corte do Enem, que vai depender da instituição e do curso escolhidos.

Por outro lado, existem ainda outras formas de começar a sua faculdade sem ter que esperar mais um ano para refazer o exame. Você sabe quais são elas? Descubra agora o que fazer para resolver a situação!

Vestibular tradicional

Por mais que o Enem tenha sido adotado por milhares de instituições de ensino no Brasil para selecionar os estudantes, várias delas mantêm o vestibular tradicional como forma de ingresso. Ou seja, quem não fez o Enem ou não teve um bom desempenho tem uma oportunidade a mais para aproveitar.

Nesse caso, a dica é entrar em contato com a faculdade para conhecer todos os detalhes da avaliação presencial, como data da prova, formato da avaliação, custo da inscrição, conteúdo cobrado etc. Conferir o edital com antecedência é essencial para não desperdiçar mais uma possibilidade!

Vestibular agendado

Um dilema conhecido na vida de alguns vestibulandos é conciliar as datas dos vestibulares com compromissos pessoais. Por isso, a faculdade que oferece a chance de agendar o vestibular permite uma flexibilidade muito maior para que cada um encontre uma data para realizar a prova.

Depois de sinalizar esse interesse para a instituição, basta verificar a disponibilidade de dias e de horários para confirmar seu vestibular. Assim, você garante que não vai perder a oportunidade por causa de qualquer conflito na agenda!

Vestibular online

A internet revolucionou muita coisa, incluindo o setor educacional e os processos seletivos das faculdades — que há algum tempo estão sendo digitalizados. Fazer o vestibular online é uma grande facilidade para os candidatos, principalmente àqueles que querem fazer um curso EAD e estão distantes do polo presencial da instituição.

Você sabe como funciona o vestibular a distância? Seguindo uma série de regras, o participante tem um tempo predeterminado para responder a todas as questões e pode fazer isso de qualquer dispositivo com acesso à internet (inclusive smartphones). A prova é corrigida pelo sistema virtual e, logo após confirmar a aprovação, o aluno já pode fazer sua matrícula.

Chegou o seu momento!

Aqui na Pitágoras, oferecer boas parcerias e facilitar as formas de ingresso para os alunos fazem parte dos nossos objetivos. Além de todas as alternativas que já citamos aqui, é possível fazer uma transferência externa ou iniciar uma segunda graduação sem ter que fazer o vestibular novamente.

Enfim, você tem todas essas opções de entrar em um curso particular mesmo com uma nota baixa no Enem. Ter uma ótima infraestrutura e alto nível na qualidade do ensino são algumas das vantagens de tomar essa decisão, lembrando também que é possível conseguir benefícios para aliviar os custos com as mensalidades.

Melhor ainda é saber que a Pitágoras oferece descontos de acordo com a sua nota do Enem, sabia? Faça o cálculo e não perca esse presente exclusivo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.