O que faz um nefrologista? Conheça as principais funções desse especialista!

objetos de profissional de medicina

Desconto nota do Enem

As áreas da medicina são muitas, por isso é fundamental para quem deseja entrar para essa faculdade conhecer esses campos de atuação. Além de pesquisar sobre o salário de um médico, valor da mensalidade, grade curricular, entre outros, é possível saber o que faz determinado especialista. Dessa forma, vamos verificar aqui tudo o que você precisa saber sobre as atribuições de um nefrologista.

A Nefrologia é a área da medicina que estuda e trata problemas relacionados ao sistema urinário, principalmente os órgãos do rim e da bexiga. É uma especialidade médica. Ou seja, é necessário realizar uma pós-graduação ou residência nessa área específica depois da faculdade para se tornar um nefrologista. Além disso, é uma especialização que não é de acesso direto, devendo ser realizada a especialidade de clínica médica antes.

Saiba as funções de um nefrologista em diferentes áreas!

O que faz um nefrologista?

Como já vimos, o nefrologista é o profissional médico indicado para tratar de problemas relacionados ao sistema urinário. Por vezes, é um especialista que trabalha em juntas médicas, já que muitas doenças que afetam os rins, por exemplo, são sistêmicas e necessitam de outros especialistas também para realizar um tratamento adequado. O nefrologista deve também ter a especialidade de clínica médica. Dessa forma, é um profissional que realiza a clínica especializada no sistema urinário.

O que faz um nefrologista cirurgião?

O nefrologista trata de problemas clínicos relacionados ao sistema urinário, porém esse especialista pode realizar cirurgias se fizer uma especialização em Urologia. Dessa maneira, o nefrologista cirurgião é também um profissional médico urologista. Muitos pacientes precisam realizar cirurgias nos rins ou transplantes. Assim, o cargo de cirurgião em hospitais que realiza esse tipo de cirurgia fica para o nefrologista que também se especializou em Urologia.

O que faz um nefropediatra?

Além da Urologia, é possível conciliar a Nefrologia com a Pediatria. Dessa maneira, o especialista irá focar a sua atuação clínica no tratamento de crianças e adolescentes. A nefropediatria é uma subespecialidade da Nefrologia, por isso é preciso se especializar ainda mais para trabalhar nesse ramo. As funções desse profissional são pautadas pela especialidade da Pediatria, que unida aos conhecimentos da Nefrologia pode ser bastante útil na clínica médica.

Tour pela prova do Enem

O que faz um nefrologista em UTI?

O profissional nefrologista poderá também focar a sua atuação profissional nas Unidades de Terapia Intensiva, ou UTIs, em hospitais. É possível realizar estágio opcional na área de terapia intensiva durante a especialização em Nefrologia. Além disso, é uma área que abrange mais cursos e especializações, por isso o profissional especialista poderá encontrar mais campo para estudar e continuar atuando nas unidades de terapia intensiva.

O que faz um nefrologista em Imagem Diagnóstica?

O médico que está se formando em Nefrologia poderá optar também por estágio em Imagem Diagnóstica. Dessa forma, irá entender mais como se operam os exames por imagem nos órgãos que a Nefrologia estuda, como rins e bexiga. Para trabalhar nessa área, o profissional deverá conhecer profundamente a realização dos exames mais importantes de imagem diagnóstica. Assim, será especialista nessa área e poderá promover diagnósticos de maneira mais assertiva.

O que faz um nefrologista em Transplante Renal?

O profissional indicado para participar de um procedimento de transplante renal é o nefrologista especialista em transplantes. Essa área é também um estágio opcional para os médicos que estão na residência de Nefrologia. No Brasil, são realizados inúmeros transplantes renais todos os anos. Por isso, esse é um campo bastante amplo para atuação profissional e que requer sempre profissionais capacitados. Assim, o mercado de trabalho está repleto de oportunidades.

Na Pitágoras, você está no local certo para fazer Faculdade de Medicina!

A Pitágoras é uma faculdade completa! Nela, você está no local certo para fazer o seu curso de medicina. São laboratórios e infraestrutura de ponta para receber os alunos e realizar a transmissão do ensino com excelência. Além disso, a Pitágoras oferece um corpo docente super qualificado, composto por professores mestres e doutores, com larga experiência profissional.

Estar matriculado no curso de medicina da Pitágoras é estar entre os melhores desde já. Por isso, não perca tempo e dinheiro tentando outras faculdades e faça Pitágoras para que seu percurso profissional seja pleno. Veja agora mesmo o portal de inscrição para o processo seletivo de medicina na Pitágoras: clique aqui para acessar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados