Não passei no Sisu! E agora?

naopasseinosisueagora

Não passei no Sisu” — se você já disse isso alguma vez na vida, não é preciso se desesperar. Afinal, ainda existem ótimas opções para você, basta escolher a melhor alternativa para seus objetivos.

Por isso, por mais frustrante que essa situação possa ser, é fundamental entender o que não deu certo e seguir em frente. Há uma série de oportunidades incríveis esperando por você. 😉

Neste conteúdo, mostraremos algumas dessas possibilidades e as vantagens oferecidas por cada uma delas. Bora dar a volta por cima e conquistar o que você deseja!

Como lidar com a frustração de não passar no Sisu?

Você se preparou bastante e estudou o máximo que podia. Porém, na hora de ver o resultado do Sisu, as coisas não saíram como o esperado.

Essa sensação pode ser bem difícil no começo, não é mesmo? É compreensível — você quer entrar na faculdade, e um de seus planos para chegar lá acabou não dando certo.

Apesar disso, é perfeitamente possível alcançar o seu sonho. Passado o mau momento, deixe as lamentações para trás e comece a se preparar, porque você tem uma graduação inteira pela frente!

Quais alternativas para quem não passou no Sisu?

Confira, logo abaixo, quais caminhos você pode escolher pra seguir em busca de suas metas!

Usar a nota do Enem em uma faculdade particular

O Sisu não rolou, mas você sabia que grande parte das instituições brasileiras de ensino superior usam seu desempenho no Enem de alguma forma?

Aqui na Pitágoras, por exemplo, você não precisa fazer o vestibular — basta ter tirado uma nota maior que 200 na prova de redação e na prova de conhecimentos gerais do Exame Nacional do Ensino Médio.

Candidatar-se ao FIES

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) foi desenvolvido em 2001 para que as pessoas tenham condições financeiras de estudar em instituições particulares. Na prática, você só paga suas mensalidades integralmente depois de se formar, o que pode ser uma ótima oportunidade, concorda?

Contudo, para ter direito ao financiamento estudantil, você deve atender a alguns requisitos. Uma das exigências mais importantes é a comprovação da renda mensal per capita, que não pode superar o limite de 5 salários mínimos.

Inscrever-se no Prouni

Com o Prouni, você pode conseguir uma bolsa de estudo que oferece desconto de 50% ou 100% da mensalidade. Assim como no FIES, é necessário cumprir algumas regras, como:

  • nota mínima de 450 pontos na prova geral e superior a 0 na redação;
  • renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa na família para bolsa de 100%;
  • renda de até 3 salários mínimos para bolsas de 50%;
  • ter estudado o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista em instituição privada;
  • não ter diploma de graduação.

Usar o vestibular agendado

O vestibular agendado é uma facilidade oferecida por diversas instituições. A boa notícia é que você pode marcar uma data para a prova e isso ajuda demais na preparação!

Enfim, em vez de sofrer e ficar pensando “não passei no Sisu, e agora?“, você pode dar os primeiros passos em direção ao futuro com as dicas que apresentamos aqui.

Se você gostou do conteúdo, não perca mais tempo e faça sua inscrição na Pitágoras agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.