Descubra as 10 melhores playlists de música para estudar

descubraas10melhoresplaylistsdemusicaparaestudar

Desconto nota do Enem

Talvez você já tenha ouvido dizer ou lido em algum lugar que os sons estimulam a atividade cerebral. Inclusive, muitas pessoas gostam de ouvir música para estudar e acreditam que esse hábito realmente favoreça o rendimento. Contudo, esse ainda é um assunto bastante controverso. Há quem discorde e prefira o silêncio nos momentos de estudo, por achar que as músicas são uma fonte de distração.

O que você acha sobre isso? Já fez essa tentativa? Reunimos algumas sugestões de playlists para estudar que podem inspirar a sua rotina de aprendizado. Confira e aproveite para testar algumas delas!

1. Intense Studying

Dentre as principais recomendações para mentes ativas e criativas está a música clássica. Inclusive, o pesquisador e neurobiólogo Gordon Shaw foi um dos responsáveis pela criação do termo “efeito Mozart”.

Em seus estudos, os resultados demonstraram que a atitude de ouvir as músicas do renomado compositor era capaz de induzir uma melhoria no desempenho das tarefas mentais. Esse é o mesmo fundamento usado por aqueles que recomendam que as crianças cresçam ouvindo música clássica desde muito cedo.

Então, essa é uma lista que contempla compositores tradicionais desse universo, como os grandes Mozart, Bach e Chopin. Para completar, canções mais modernas no estilo instrumental ajudam a compor a seleção.

Faça o teste procurando Intense Studying no Spotify!

2. Concentração e Foco

Foco e concentração são dois dos maiores aliados de quem está estudando, seja para conseguir uma bolsa na faculdade, seja para ter uma boa nota no Enem ou em qualquer outra situação. Fatores como a quantidade de conteúdos a serem estudados ou pouco tempo disponível costumam complicar essa rotina.

Não por acaso, existe uma lista exatamente com esse título para quem precisa de uma força extra para trabalhar ou fazer uma maratona de estudos.

Encontre Concentração e Foco no Spotify!

3. Concentração Perfeita

Uma seleção de músicas instrumentais que, como o próprio nome indica, tem o objetivo de estimular a sua concentração. Para quem acha que as letras atrapalham, essa é mais uma ótima opção de deixar uma trilha sonora tocando no seu ambiente de estudo — além de ser uma possível variação para quando você cansar das outras indicações.

Confira Concentração Perfeita no Spotify.

4. Deep Focus

Com uma tendência rocker, essa lista foi criada pela equipe do Spotify e já tem mais de três milhões de seguidores. São quase 200 músicas que foram caracterizadas como um “rock atmosférico”, que serve para entreter a mente sem perder o foco nas atividades que estão sendo realizadas.

Descubra se a Deep Focus vale mesmo a pena!

5. Brain Food

Os amantes de música eletrônica não têm motivos para reclamar, pois também existe uma playlist dedicada para eles. Com o nome de “comida de cérebro”, a intenção é fazer o tempo de estudo passar sem dar espaço para o sono ou desânimo — deixe que as batidas ajudem você a ficar ligado no assunto.

Busque a Brain Food no Spotify e aproveite!

6. Nature Sounds

Quem gosta de ficar mais relaxado para ter uma boa performance nos estudos precisa do estímulo certo para conseguir esse efeito. Uma dica é colocar sons da natureza para tentar reduzir os níveis de estresse da mente.

Como se você estivesse em contato direto com o meio ambiente, escute o barulho dos pássaros, a chuva caindo ou as ondas do mar batendo na praia. Por alguns instantes, dá para fechar os olhos e mandar a imaginação para longe das preocupações acadêmicas.

Descubra essa experiência acessando a Nature Sounds no Spotify.

7. Não Perca a Concentração

Se ainda não está convencido de que ouvir música para estudar é uma boa ideia, aproveite para testar uma playlist feita por um especialista em concentração. O nome do seu criador é Felipe Lima, que trabalha como coach de memorização.

Em parceria com a Exame, ele buscou traduzir a sua experiência na área com uma lista de músicas de estilos variados e que promete favorecer o foco. De Mozart a Coldplay, vale a pena conferir essa curadoria.

Tour pela prova do Enem

Basta procurar Não Perca a Concentração no Spotify.

8. Peaceful Piano

Como deu para perceber, as alternativas são bem variadas. Se alguns estudantes gostam mais de ouvir versões animadas na hora de estudar, com certeza há outros que gostam de paz e tranquilidade. Logo, uma boa pedida é deixar um som de piano ao fundo enquanto as tarefas são cumpridas.

O caminho é procurar a Peaceful Piano no Spotify!

9. Música Relaxante para Estudar

Quem não tem o hábito de usar o Spotify, uma possibilidade é fazer essa busca no YouTube. Por exemplo, a lista Música Relaxante para Estudar e Trabalhar com Ondas Cerebrais tem cerca de 3 horas de duração e já foi acessada por mais de 13 milhões de pessoas. Não espere nada mais do que sons bem calmos!

10. Músicas para Estudar

Por fim, uma indicação diferente, mas que cumpre o mesmo objetivo. O perfil Músicas para Estudar foi criado para reunir uma série de playlists que podem ser utilizadas nessa ocasião.

Ou seja, esse é um jeito prático de testar diferentes estilos e encontrar as listas com as quais você mais se identifica. Sem contar que a contribuição é coletiva e você também pode adicionar canções que acha que combinam com determinado repertório. A variedade é surpreendente e vai do jazz à música tibetana, passando até por mantras e barulhos de trovões.

Não deixe de conhecer essa brilhante ideia em Músicas para Estudar no Spotify!

Nossa dica final é preparar um som ambiente — isto é, um pouco distante e sem exageros que acabem prejudicando o seu desempenho em vez de auxiliar. Mesmo se precisar ou preferir usar fones de ouvido, tome cuidado para não exagerar na intensidade sonora.

Enfim, além das nossas escolhas, existem ainda muitas outras opções de música para concentrar e estudar. Inclusive, você pode criar a sua própria playlist com as versões que mais gosta e que vão deixá-lo motivado! O que acha dessa ideia?

Será que agora você está mais animado para retomar os estudos? Aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e dividir as dicas com os amigos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 42

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados