Metodologia SMART: como aplicar na carreira e estudos?

estudante conferindo metodologia smart

Estudar pode parecer fácil, mas, na verdade, é um processo bastante complexo. Não é nada simples se sentar consigo mesmo e adquirir conhecimento. Com o uso inadequado da tecnologia, então, nem se fala — pois dá para perder o foco e se distrair completamente. A procrastinação também é uma realidade muito frequente nos estudos.

Afinal, como podemos nos tornar mais produtivos e, claro, eficientes em nosso método de estudo? Uma boa alternativa é utilizar a metodologia SMART, uma prática frequentemente vista em empresas, mas que tem sido absorvida pela educação com muito sucesso — seja para quem está na escola, na primeira graduação, seja para aqueles que desejam mudar de carreira.

Neste post, vamos conhecer:

  • o que é a metodologia SMART;
  • como essa metodologia é aplicada nas escolas;
  • de que forma a metodologia SMART pode ajudar na carreira;
  • como aplicar os conceitos nos estudos.

Continue leitura para saber mais!

O que é a metodologia SMART?

A palavra SMART vem do inglês com o significado de inteligente ou esperto. Isso é, na verdade, uma brincadeira, porque a lemos SMART, como uma sigla. Cada uma das letras quer dizer o seguinte:

  • S (specific, ou específica);
  • M (mensurable, ou mensurável);
  • A (achievable, ou atingível);
  • R (realistic, ou realista);
  • T (timely, ou temporal).

Ela é muito aplicada nos estudos como uma estratégia de ensino. Muitas escolas (e faculdades também!) a utilizam como o que chamamos de metodologias ativas. Nesse cenário, o próprio aluno é o condutor de seus estudos, e os professores atuam apenas como guias que os auxiliam em busca de seus objetivos. Essa é uma ótima ferramenta para democratizar o ensino para diversos tipos de inteligência.

Nesse contexto, a estratégia SMART também é muito utilizada no psicológico, desenvolvendo uma série de habilidades interessantes e fazendo com que aquele estudante se torne um profissional muito mais capaz e que se conhece muito melhor.

Como essa metodologia é aplicada nas escolas?

Em muitas instituições, em especial de ensino fundamental e médio, a metodologia SMART no estudo é aplicada, por exemplo, com a ajuda de outras técnicas, como o STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). São um conjunto de ações que visam a ensinar ao aluno de maneira diferente, fugindo da sala de aula tradicional e fazendo com que o engajamento da classe aumente consideravelmente.

Já nas faculdades, esse tipo de conceito também pode ser abordado, tanto com a transformação gradual no estilo de aula — mais práticas e online, estudo guiado, educação continuada e muito mais — quanto na mudança estrutural do pensamento do aluno sobre si mesmo, no dia a dia. Os objetivos são, por exemplo, formar estudantes com autonomia e autoconhecimento.

De que forma a metodologia SMART pode ajudar na carreira?

Agora, é normal que você esteja se perguntando: qual é o objetivo disso em termos de realização profissional? Bom, podemos começar pelo fato de que, com a aplicação dessa metodologia, você se tornará um estudante muito mais atencioso, focado, melhorará sua memorização e terá um desempenho interessante devido às suas metas traçadas.

Além do aproveitamento melhor durante a faculdade, podemos citar o fato de que a metodologia SMART trabalha e desenvolve uma série de habilidades que são fundamentais para o mercado de trabalho atual. Autonomia, inteligência emocional, comunicação pessoal, empatia, raciocínio lógico e organização são alguns exemplos.

Hoje, os empregadores buscam profissionais que são capacitados acadêmica e pessoalmente. Assim, isso seria um grande diferencial competitivo.

Como posso aplicar esse conceito nos estudos?

Agora, veremos algumas dicas para guiá-lo na utilização desses conceitos em seu dia a dia dos estudos. Vamos lá?

Crie metas seguindo os princípios de metodologia

O primeiro passo de todos é entender bem as etapas da metodologia e o que ela se propõe a fazer. Defina o objetivo de sua meta (S), as maneiras que serão utilizadas para medi-la (M) e sempre escolha objetivos que podem ser alcançados (A). Evitar frustrações é algo essencial para a continuidade rumo ao sucesso.

Isso, é claro, entra também na etapa R, que nos fala sobre o realismo. Sendo assim, vá aos poucos. Conquiste um objetivo e apenas em seguida passe para algo mais ousado. Por fim, não se esqueça da etapa T, a respeito do tempo que deverá ser utilizado para que as suas metas sejam alcançadas e o mantenha sempre em foco.

Não desista

Tudo isso parece um pouco de pressão, certo? Ma, saiba que não! Por isso, é importante gerar metas que sejam realistas e atingíveis, evitando problemas muito sérios como a frustração já mencionada e a ansiedade.

Criar metas menores (exemplo: ficarei em dia com pelo menos 50% das atividades propostas esse semestre) e atingi-las é essencial para otimizar ainda mais esses objetivos no futuro (no próximo, o número passará para 75%). Para não perder o foco e manter o desempenho, uma dica é compartilhar suas conquistas com outras pessoas, que poderão mantê-lo focado.

Monitore o seu desempenho

Essa é uma etapa muito importante e que recai sobre a parte mensurável da estratégia. É importante estar sempre monitorando o desempenho, pouco a pouco, e não apenas “ver o que vai dar” ao final de todo o processo.

O monitoramento constante é fundamental para a etapa temporal, que garante que todos os objetivos serão alcançados naquele intervalo de tempo proposto. Caso algo esteja fora dos eixos, é possível readequar as metas ou até mesmo o seu comportamento de maneira precoce, sem prejudicar o resultado final.

Escolha uma faculdade que utilize esses conceitos no dia a dia

Ainda que você esteja incluindo a metodologia SMART como uma estratégia pessoal para otimizar os seus estudos, encontrar uma faculdade que dialogue bem com esse conceito é fundamental. A Pitágoras é, portanto, perfeita para você! Nosso objetivo é sempre preparar nossos alunos para o mercado da maneira mais eficiente possível, desenvolvendo habilidades essenciais e fornecendo uma educação de primeira.

Além disso, contamos também com um corpo docente extremamente qualificado, infraestrutura tecnológica de primeira e parcerias incríveis que otimizarão ainda mais a inserção do estudante no mercado. É o caso do Canal Conecta, plataforma que coloca nosso aluno frente a frente com as melhores vagas disponíveis em sua área de atuação naquele momento.

Como podemos ver, a metodologia SMART tem tudo a ver com autonomia, perseverança e proatividade. Desenvolver essas habilidades é algo fundamental para o mercado de trabalho e, sem dúvidas, você pode ser muito beneficiado com a aplicação desse método de estudos.

Ficou empolgado com as possibilidades da metodologia SMART no trabalho e nos estudos? Então, aproveite que está aqui e saiba o que fazer para conquistar o sucesso profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.