Como está o mercado de trabalho para Engenharia de Produção?

mercado de trabalho para engenharia da produção

Teste Vocacional Rápido

O mercado de trabalho em Engenharia costuma ser muito estável em termos financeiros. Isso porque a demanda por profissionais com conhecimentos especializados na área é algo constante. Com a Engenharia de Produção não é diferente, já que essa profissão conta com boas remunerações e possibilidade de crescer com o tempo.

Quem opta pelo curso Engenharia de Produção vai muito provavelmente atuar na gestão de processos de uma empresa e na otimização de sistemas. Esse ramo é muito bem-conceituado e uma das profissões com os melhores salários.

O mercado de trabalho para Engenharia de Produção também não para de crescer e oferece vagas para vários lugares do Brasil. Quer saber como estão as oportunidades e as principais áreas de atuação de um engenheiro de produção? Então, não perca o nosso post!

Como está o mercado de trabalho?

A Engenharia de Produção é um ramo que envolve vários conhecimentos, desde os da faculdade de Exatas, como cálculos, até noções de gestão de pessoas, administração e economia. A formação dos profissionais é muito rica, fazendo com que eles estejam aptos a coordenar e gerenciar os processos de produção de empresas e indústrias.

Sabia que essa é uma das profissões em alta? Como esse engenheiro é importante em muitos setores — empresas prestadoras de serviços, instituições públicas e financeiras, indústria alimentícia, automobilística e têxtil —, dificilmente terá dificuldade de conseguir um emprego.

Mas isso também depende de sua competência e, portanto, é fundamental fazer faculdade em uma instituição de ensino reconhecida, que tenha professores capacitados e atuantes no mercado de trabalho. Além disso, é sempre bom se manter atualizado e continuar se especializando.

Com tantas oportunidades, depende do esforço e da dedicação de cada profissional encontrar o seu lugar. Os estágios, durante a graduação, auxiliam os estudantes a reconhecerem qual especialidade eles mais se identificam pra seguir a sua carreira profissional.

No curso de Engenharia de Produção da Pitágoras, você vai ser preparado pra conseguir as melhores vagas anunciadas. A nossa grade curricular busca aproximar os alunos da realidade do trabalho. Logo, além de ganhar um conhecimento teórico de qualidade, você também vai mandar bem na prática.

Quais são as áreas com maior demanda por profissionais?

Se você tem dúvidas sobre o que faz um engenheiro de produção, saiba que ele pode atuar em vários setores. Em tempos de crises, esses profissionais são muito requisitados, já que são responsáveis pela redução de custos e aumento da produtividade. Veja, a seguir, as especialidades com maior demanda por engenheiros de produção.

Logística

No ramo da logística, os profissionais são responsáveis pela organização do estoque, armazenamento, manuseio e transporte de cargas e produtos. A ideia central é diminuir os gastos, atender as demandas dos clientes e garantir que as mercadorias estejam disponíveis.

Dependendo da estrutura da empresa, o engenheiro de produção atua nos processos de logística reversa, melhorias em sistemas de logística e no desenvolvimento de pesquisas operacionais.

Gestão de qualidade

Aqui, o engenheiro desenvolve e usa ferramentas quantitativas e qualitativas pra controlar a qualidade de produtos e processos. Se você se dá bem com Matemática, saiba que encontrará um prato cheio.

As tarefas dos profissionais do ramo incluem o uso de conceitos e ferramentas voltados pra confiabilidade e implementação do controle estatístico do processo. Isso acontece porque é fundamental garantir que o material atenda a sua finalidade e que os clientes estejam satisfeitos com a compra.

Sustentabilidade

Com a demanda crescente por uma produção mais limpa e um foco no uso responsável dos recursos industriais, a área da sustentabilidade é muito promissora. Além de biólogos, esse setor também é bastante acolhedor em relação ao engenheiro de produção.

Nesse caso, a sua atuação é praticamente a mesma: aumentar a produtividade, reduzir custos e otimizar processos. Mas todo o trabalho é guiado pelo uso responsável e inteligente dos recursos naturais, além de ser importante ter cuidado com os possíveis resíduos da produção que a instituição deve descartar.

Produto

Essa área inclui todos os processos e ferramentas indispensáveis ao desenvolvimento de novos produtos, desde a concepção dos artigos até o lançamento no mercado e a sua retirada pelos clientes. Além disso, esse tipo de engenheiro também pode se adaptar pra melhorar os bens existentes.

Isso porque a empresa sempre precisa se atualizar pra conquistar mais grupos-alvo, né? As possibilidades são grandes, já que os especialistas podem trabalhar diretamente em todas as etapas de produção.

Como é a faculdade de Engenharia de Produção?

A graduação em Engenharia de Produção dura 5 anos e pode ser feita na modalidade de ensino presencial e semipresencial aqui na Pitágoras. O curso forma profissionais capazes de gerenciar recursos financeiros, humanos e também materiais.

A graduação é multidisciplinar, capacitando o estudante em diferentes especialidades e setores da economia. Isso faz com que a grade curricular seja muito variada, contemplando algumas matérias como:

  • gerenciamento da cadeia de suprimentos;
  • planejamento estratégico;
  • desenvolvimento de produto;
  • gestão de projetos;
  • empreendedorismo;
  • processos de fabricação;
  • desenho técnico;
  • algoritmos e lógica de programação.

Ao concluir o curso, saiba que você encontrará pela frente ótimas oportunidades de trabalho e boas remunerações. O salário da Engenharia de Produção é de R$ 7.806,29* pra uma jornada de trabalho de 42 horas semanais — muito bom, né?

Engenharia de Produção é para mim? 🤔 Faça o nosso teste e descubra!

Qual a importância de estudar em uma boa faculdade?

Pra ter uma formação sólida e conquistar as melhores vagas no mercado de trabalho, é muito importante estudar em uma faculdade de excelência. Aqui na Pitágoras, você conta com um corpo docente preparado e altamente capitado.

As nossas salas de aula são amplas e os laboratórios de ponta — tudo isso pra garantir o melhor aprendizado pra você. Os alunos da Pitágoras ainda têm alguns diferenciais exclusivos, como o Canal Conecta, que dá acesso a vagas efetivas e oportunidades de estágio.

Chegou sua chance de sucesso!

Agora que você já sabe como é o mercado de trabalho pra Engenharia de Produção, não se esqueça de pesquisar mais sobre o curso pra conhecer todos os seus diferenciais. Lembre que essa área é muito promissora, e as empresas estão em busca de profissionais qualificados. Ao estudar na Pitágoras, você tem uma grande chance de se destacar!

Gostou deste post e quer estudar Engenharia de Produção em uma faculdade de qualidade? Então, inscreva-se no vestibular Pitágoras!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.