Como pesquisar por notas de corte menores em Medicina?

menor nota de corte medicina

Desconto nota do Enem

Buscar faculdades com menor nota de corte em Medicina é uma excelente estratégia para os vestibulandos. Essa pesquisa vai aumentar suas chances de garantir uma vaga no curso superior mais concorrido do país, pois opções com menores notas não são tão conhecidas pela maioria dos estudantes. Mas, com um pouco de pesquisa, fica fácil encontrá-las.

Antes de qualquer coisa, veja uma definição simples sobre o que é nota de corte: é a pontuação do último candidato que foi classificado dentro do número de vagas. Se uma opção teve 15 vagas, a nota de corte em Medicina daquela edição foi a pontuação do candidato que ficou na posição 15°, entendeu?

Neste post, nós da Pitágoras separamos dicas para encontrar opções do curso de Medicina com notas de corte abaixo da média. Fique conosco e aproveite as informações!

Saiba qual é a nota de corte em Medicina

Se você pretende prestar o vestibular tradicional, consulte a nota de corte para o curso de cada faculdade, pois as instituições de ensino possuem processos seletivos diferentes. Assim, você vai conseguir comparar para ter uma noção de qual é a menor pontuação em Medicina dentre as opções selecionadas.

Não se esqueça de que uma grande quantidade de vagas não significa que já garantiu a sua vaga, certo? Uma faculdade pode oferecer muitas oportunidades, mas ter uma quantidade enorme de candidatos. Nesse caso, a disputa por um único espaço fica bastante acirrada.

Se você pretende entrar nos programas do Governo Federal, faça a mesma pesquisa para buscar a menor nota de corte em Medicina, considerando o programa que vai participar e as faculdades em que tem interesse.

Entenda a variação de nota de corte

A disputa pelas vagas de uma graduação ocorre entre candidatos que escolheram as mesmas opções de faculdade, curso, campus e turno. Esse funcionamento pode ajudar você a entender como é a nota de corte.

Se você participar do vestibular da Pitágoras no próximo ano e escolher o curso de Medicina, que é oferecido no campus Eunápolis (Bahia), vai concorrer apenas com candidatos que escolheram exatamente a mesma graduação, local e turno, certo? Em suma, a nota de corte varia de acordo com essas escolhas do candidato. Para cada conjunto, haverá uma pontuação mínima.

Mas não para por aí! A nota de corte também varia com o tempo. Cada edição do vestibular tem a participação de diferentes candidatos, que formam um novo ranking para determinado curso.

Logo, a nota de corte de Medicina nunca vai ser a mesma de um ano para o outro.

Considere as faculdades no interior

As opções de curso fora das regiões metropolitanas tendem a ser menos procuradas se comparadas às mesmas opções oferecidas nos centros urbanos dos estados e regiões metropolitanas. Mas isso não se deve a uma baixa qualidade do ensino, pois muitas faculdades do interior contam com excelentes avaliações do Ministério da Educação (MEC).

Tour pela prova do Enem

Hoje em dia, já se tornou comum estudantes de Medicina do Sudeste do país, por exemplo, migrarem para faculdades no interior do Norte e Nordeste por conta da menor nota de corte. É uma maneira de aumentar as chances de entrar no curso dos sonhos, sem que isso signifique perder qualidade na sua formação profissional.

É claro que se mudar para uma faculdade no interior pode envolver decisões pessoais, como ficar longe da família e dos amigos, mas também é uma oportunidade cheia de vantagens. Afinal, morar longe da capital é sinônimo de maior bem-estar e menor custo de vida, principalmente no que diz respeito às despesas com aluguel e transporte.

Além disso, as mensalidades de Medicina nas faculdades do interior tendem a ser mais baratas do que as opções nos centros urbanos e regiões metropolitanas. Ou seja, fica mais fácil equilibrar outras despesas com o investimento no curso superior.

Inscreva-se no vestibular de inverno

O vestibular de inverno é o processo seletivo oferecido no meio do ano para o ingresso dos estudantes no segundo semestre. Em comparação ao do final do ano (o vestibular de verão), essa opção geralmente tem uma concorrência menor e notas de corte abaixo da média, inclusive para o curso de Medicina.

Mas por que isso acontece? Um dos motivos é simples: a maioria dos estudantes que saem do ensino médio prefere o vestibular de verão, que acontece entre outubro e dezembro. Dessa forma, eles conseguem iniciar o próximo ano já estudando. Enquanto isso, a entrada pelo vestibular de inverno ocorre somente no segundo semestre.

A maioria dos estudantes faz o vestibular de verão aproveitando o embalo do Enem, que é realizado no final do ano. E aí, o vestibular de inverno acaba atraindo menos candidatos, o que pode ser ótimo para quem busca entradas com menor nota de corte em Medicina.

Prefira instituições com bolsas institucionais

Pesquise quais faculdades de Medicina aceitam a nota do Enem. Na Pitágoras, você pode escolher essa opção no ato da inscrição para ter a chance de conseguir uma bolsa de 100%. Já pensou em fazer o curso dos seus sonhos pagando pouco ou nada?

Na próxima vez que você se perguntar “quero fazer Medicina, por onde começo?“, coloque na balança as instituições que oferecem bolsas de estudo. Na Pitágoras, mesmo que você não tenha feito o Enem, ainda restam chances de conquistar uma bolsa para chamar de sua.

Por meio do vestibular da Pitágoras, você pode conquistar, por exemplo, uma bolsa incentivo caso atenda aos requisitos necessários, além de descontos na pré-matrícula. É um diferencial que torna o ingresso em nossos cursos ainda mais acessível para todos.

Dê o próximo passo rumo ao sucesso!

Com um pouco de pesquisa, você consegue encontrar faculdades com menor nota de corte em Medicina. Não se esqueça de também avaliar todas as vantagens que a faculdade pode oferecer aos estudantes. Aqui na Pitágoras, nosso campus de de Eunápolis está de portas abertas para os novos calouros!

Então, aproveite para dar o primeiro passo na sua promissora carreira profissional, que é entrar no curso de graduação. Inscreva-se agora no vestibular de Medicina da Pitágoras e conte com a nossa parceria!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados