Dentre todos os cursos, o curso de Medicina aparece como um dos mais concorridos em vestibulares e outros processos seletivos do Brasil. Por isso, é muito importante que o vestibulando procure um bom local, e que entregue todas as ferramentas necessárias, para estudar e se tornar um bom médico após formado.
Para te ajudar a fazer isso, nós preparamos um artigo com as 5 melhores faculdades de Medicina do país, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF) e ainda indicamos uma que figura entre as melhores instituições particulares, para que você consiga se profissionalizar sem dores de cabeça.
Não perca tempo e confira!
Conheça as melhores Faculdades de Medicina do Brasil
- Universidade de São Paulo (USP);
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp);
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Saiba um pouco mais sobre as faculdades que estão no topo do ranking de Medicina
Universidade de São Paulo (USP)
A instituição mais bem colocada do ranking é a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). O local foi fundado em 1912 e deu início às aulas no ano seguinte. Portanto, possui mais de um século de existência, sendo considerada uma das faculdades mais tradicionais do país no país. Em 1934 o curso, que antes era uma faculdade independente, passou a integrar a USP.
Atualmente, a FMUSP conta com outros 4 cursos da área de saúde. As aulas são ministradas no campus de Pinheiros, em uma área com 44 mil metros quadrados. Fora a graduação, a faculdade possui também programas de pós-graduação e residência médica, além de ter o Hospital das Clínicas, que é o maior da América Latina.
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
O segundo lugar do ranking fica com a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, que é o curso mais antigo da unidade, tendo sido fundado em 1963. Anualmente, a instituição abre 120 vagas para o curso. Dessas, 110 são destinadas ao vestibular tradicional e 10 são preenchidas através do Programa de Formação Interdisciplinar Superior, o ProFIS.
A Unicamp também possui programas de pesquisa, docência e assistência médica, que incluem o Hospital das Clínicas, o Hospital Estadual de Sumaré e diversas outras unidades de saúde da região onde fica localizada.
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi fundada em 1927. Porém, o curso de Medicina foi criado antes mesmo disso, em 1911, sob o nome de Escola de Medicina de Belo Horizonte, e é considerado um dos mais antigos, tradicionais e importantes do Brasil na formação de novos médicos.
Desde 1969 a instituição conta com o maior número de estudantes que ingressam anualmente nesse curso do país, sendo ao todo 320 vagas disponíveis. Elas são divididas entre o primeiro e o segundo semestre do ano.
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
No quarto lugar do ranking aparece a Escola Paulista de Medicina, que pertence à Faculdade Federal de São Paulo. Esse curso foi criado em 1933, tendo sido o primeiro da instituição, que hoje também conta com as graduações em Biomedicina, Fonoaudiologia e outras na área da saúde.
Além dos cursos de graduação, a Unifesp oferece 35 programas de pós-graduação, como especialização e aperfeiçoamento profissional, e 84 de residência médica.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
A FAMED, Faculdade de Medicina ligada à Universidade Federal do Rio do Grande do Sul foi fundada em julho de 1898. Ela foi a terceira instituição de ensino a essa profissão criada em território brasileiro e se originou do curso de partos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
De acordo com a própria unidade, até os dias de hoje ela formou mais de 8 mil médicos, 800 mestres ou doutores e 1000 especialistas em diversas áreas. Fora tudo isso, a FAMED é, desde a sua fundação, a instituição com melhor desempenho no Exame AMRIGS.
Pitágoras: uma das melhores faculdades particulares de Medicina
Todas as faculdades citadas são públicas. Mas isso não significa que é fácil ou barato ingressar e se manter estudando nelas. Em primeiro lugar, por causa da enorme concorrência dos vestibulares, se faz necessário investir bastante tempo e dinheiro para conseguir a tão sonhada aprovação. Fora isso, os cursos costumam ser em período integral, o que além de elevar os custos, aumenta o tempo de dedicação necessária.
Isso, no entanto, não quer dizer que você deve se contentar em estudar em qualquer lugar. Atualmente, nós contamos com faculdades particulares que são igualmente boas e com formas mais atuais de ingresso, como é o caso da Pitágoras!
Venha para a Pitágoras e realize o sonho de se tornar médico!
O curso de Medicina da Pitágoras é, atualmente, uma das melhores opções para você que sonha em se tornar médico. A instituição, que possui qualidade reconhecida nacionalmente e é uma das referências do país em ensino superior, conta com um sistema de ensino inovador, aulas práticas em laboratórios altamente tecnológicos e ainda visitas frequentes à unidades de saúde, para que os estudantes vejam na prática o que os aguarda após formados.
Quer mais? Então saiba que a Pitágoras oferece algumas bolsas de estudos para os estudantes de Medicina e ainda cobra mensalidades com preços justos e que permitirão que você se forme sem precisar contrair uma imensa dívida.
E aí, não perca tempo e comece hoje mesmo a construir uma carreira de sucesso. Clique aqui e faça hoje a sua inscrição no nosso vestibular ou escolha algum dos outros processos seletivos que temos disponíveis para você!