Você sonha em se tornar um engenheiro eletricista? Então já procurou saber quais são as melhores faculdades de Engenharia do Brasil? Isso é bem importante, até porque uma carreira de sucesso tem início na graduação, portanto, ela precisa ter qualidade comprovada.
Caso você esteja com dúvidas a respeito disso, veio ao lugar certo, pois neste artigo nós explicamos quais são os melhores cursos públicos da área do país e ainda trouxemos a dica de uma das melhores faculdades particulares de Engenharia Elétrica do país: a Pitágoras, que tem tradição e qualidade reconhecida. Confira!
Ranking das melhore faculdades de Engenharia Elétrica:
- Universidade de São Paulo (USP);
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Conheça as faculdades de Engenharia Elétrica mais bem avaliadas do Brasil!
Universidade de São Paulo (USP)
O primeiro lugar do ranking das melhores faculdades de Engenharia Elétrica do Brasil vai para a Universidade de São Paulo (USP), que é uma das mais tradicionais e com um dos vestibulares mais concorridos do país.
A USP foi fundada em 1934 e, atualmente, responsável por produzir mais de 20% de todas as produções científicas feitas no Brasil. O curso é ministrado na Escola de Engenharia de São Carlos e na Escola Politécnica, em São Paulo.
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi fundada na década de 1960 e hoje é uma das mais tradicionais do Brasil. O curso dessa instituição é ministrado nos períodos diurno e noturno e a Unicamp é reconhecida nacionalmente pela sua atuação na produção de pesquisas.
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
No terceiro lugar da lista das melhores faculdades de Engenharia do país, aparece o curso da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Essa, que é a mais antiga do estado, tendo sido fundada em 1927, nasceu na união das Escola de Engenharia, Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina e Escola Livre de Odontologia.
O curso de Engenharia Elétrica foi incluído na grande da instituição em 1961 e hoje, oferece 100 vagas anuais, no período diurno.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Outra instituição de ensino superior que aparece nessa lista é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A unidade nasceu das Escola de Farmácia e Química, Escola de Engenharia, Faculdade de Medicina de Porto Alegre e Faculdade de Direito.
Em 1934 surgiu a Universidade de Porto Alegre, que foi a união dessas e outras instituições de ensino. Já em 1947 ela ganhou o nome que carrega até hoje e é uma das mais conceituadas e tradicionais do estado e do país.
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
O curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também é bem tradicional, afinal, essa instituição existe desde 1920. A graduação é ministrada na Escola Política da UFRJ, que era a antiga Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, fundada em 1792.
Como mencionamos anteriormente, todas essas instituições são reconhecidas nacionalmente pela sua qualidade de ensino e tradição. No entanto, ingressar nelas pode ser um processo que exige tempo, muita dedicação e dinheiro. Afinal, muitas delas, como a USP, possuem processos seletivos super concorridos.
Mas sabia que você ainda pode começar a estudar em uma boa faculdade de Engenharia Elétrica hoje mesmo? Pois é, para isso existe a Pitágoras.
Pitágoras: a melhor faculdade particular de Engenharia Elétrica
Como nós falamos, a faculdade Pitágoras pode ser a sua oportunidade de estudar em um local que possui tradição e qualidade reconhecida a nível nacional. Ela possui unidades por todo o país, sempre com uma infraestrutura moderna, e um corpo docente qualificado para formar novos profissionais.
Não para por aí, pois a Pitágoras também oferece apoio para que os seus estudantes consigam ingressar no mercado de trabalho, através de um portal de vagas de uso gratuito e que mostra oportunidades pelo Brasil inteiro.
Tudo isso é entregue com mensalidades que cabem no seu bolso e ainda ajuda para que você consiga se formar sem fazer dívidas, com bolsas de estudos e outros descontos incríveis. Além do mais, os seus alunos contam com flexibilidade de horários, com os cursos semipresenciais.
Então não perca tempo, faça hoje mesmo a sua inscrição no vestibular e dê o pontapé inicial para uma carreira de sucesso!