Como encontrar uma das melhores faculdades de Engenharia de Produção?

melhores faculdades de engenharia de produção

As melhores faculdades de Engenharia de Produção compartilham algumas características, como boas avaliações, benefícios exclusivos, infraestrutura de ponta e grade curricular adequada ao mercado de trabalho. Por isso, você deve ficar atento na hora de escolher a sua.

Atualmente, o setor está bastante aquecido, com salário médio de R$7.583,99¹. No entanto, o acesso às melhores oportunidades exige um bom curso de Engenharia de Produção, que realmente desenvolva as suas competências profissionais.

Logo abaixo, vamos te ajudar a superar esse desafio e escolher a faculdade certa para o seu futuro profissional. Confira nossas dicas imperdíveis! 

Pesquise a avaliação do MEC

As faculdades são avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Isso acontece de três jeitos diferentes:

  • Conceito de Curso (CPC), que avalia a infraestrutura e considera a nota do Enade em relação a um curso específico;
  • Nota do Enade, que é obtida prova pelos alunos dos cursos;
  • Índice Geral de Cursos (IGC), que é calculado a partir do desempenho de todos os curso de graduação e pós-graduação da faculdade.

As notas do MEC podem ser encontradas no e-Mec. Pra isso, clique em consulta textual e pesquise pelo nome da instituição de ensino, e vão aparecer todos os cursos disponibilizados por ela.

Assim, você pode descobrir quais são as melhores faculdades de Engenharia de Produção do Brasil nas avaliações.

Conheça a tradição da faculdade

A história da instituição de ensino soma pontos pra descobrir as melhores faculdades de Engenharia de Produção. Até porque, é importante que o diploma seja conhecido dos empregadores quando mencionado no seu currículo profissional, não é mesmo?

Muitas pessoas optam por faculdades que já estão a mais tempo no mercado. Pra sobreviver durante anos, é preciso entregar serviços que façam novos alunos se interessarem pelos cursos oferecidos.

Além disso, o Enade começou em 2004. Assim, as faculdades mais tradicionais passaram por diversas avaliações ao longo do tempo, sempre com a necessidade de tirar boas notas para manter os cursos abertos.

Então, não tem como encontrar as melhores faculdades de Engenharia de Produção sem considerar a tradição das instituições de ensino.

Confira a infraestrutura do campus

As melhores faculdades de Engenharia de Produção também oferecem uma infraestrutura de ponta para os alunos. Há diversas questões relevantes, como salas de aulas, áreas de convivência, serviços administrativos e laboratórios.

Destacamos a importância do laboratório de informática. A profissão se digitalizou ao longo dos anos, e os profissionais de ponta realizam seus trabalhos em softwares de projetos, gestão, desenho técnico e similares. 

Aqui na Pitágoras, você pode conferir a infraestrutura na página das unidades espalhadas por todo o Brasil. Lá também é possível encontrar o endereço, horários de atendimento e formas de contato com a secretaria do polo de ensino.

Descubra mais sobre a grade curricular do curso

Outro ponto de atenção é a grade curricular. Nesse ponto, fique de olho em duas questões importantes. A primeira é o alinhamento da faculdade com temas relacionados ao mercado de trabalho, e a segunda são os tópicos ligados à tecnologia e inovação.

Assuntos que não podem faltar são os seguintes:

  • domínio da matemática aplicada à Engenharia, como Cálculo Diferencial e Integral, Probabilidade e Estatística e Cálculo Numérico; 
  • conhecimentos de planejamento e gestão da produção, como Gerenciamento e Controle de Qualidade, Gestão da Produção e Processos de Fabricação;
  • tecnologia na produção, como Controle e Automação de Processos Industriais e Gestão Do Conhecimento e da Tecnologia da Informação;
  • métodos e ferramentas de engenharia, como Desenho Técnico, Desenho Auxiliado por Computador e Pesquisa Operacional.  

Você pode conhecer mais sobre as disciplinas, consultando nosso conteúdo sobre a grade curricular de Engenharia de Produção.

Confira os diferenciais da faculdade para os alunos 

As instituições de ensino devem seguir um conteúdo mínimo definido pelo MEC. Porém, nas melhores faculdades de Engenharia de Produção, é comum ir além, com diferenciais e experiências exclusivas para os alunos.

Fique atento às oportunidades de aliar teoria e prática. A importância da Engenharia de Produção nas empresas está ligada a gerar resultados, como dinheiro, economia e qualidade de produtos.

Não basta você saber responder todas as questões de uma prova, se não souber colocar em prática aquilo que aprendeu. Entendeu?

Outro cuidado são as competências comportamentais. Ao lado de saber fazer o próprio trabalho, colaboração, iniciativa, inovação, liderança e outros comportamentos são fundamentais pra se destacar na profissão.

Os diferenciais da faculdade podem vir na forma de parcerias, métodos de ensino, benefícios exclusivos, disciplinas eletivas, conteúdos adicionais, entre outros. 

Explicamos bastante sobre as características do curso em um artigo completo com tudo sobre Engenharia de Produção

Consulte quais são as opções de bolsas e financiamentos

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é Engenharia de Produção e quais são as necessidades dos cursos, vale a pena gastar tempinho a mais e buscar algumas vantagens pra conquistar o seu diploma.

Para facilitar a sua pesquisa, lembre-se de que existem diferentes opções:

  • bolsas — ter a liberação total ou parcial da mensalidade;
  • descontos — reduções nas mensalidades;
  • financiamento — opções em que você deve reembolsar o valor no futuro, geralmente, depois de se formar.

Muitas opções de bolsas e descontos, inclusive, não dependem de limitações de renda do aluno. Por exemplo, aqui na Pitágoras, existe o desconto de pontualidade, que pode ser obtido por qualquer estudante ao pagar as mensalidades até o 5º dia útil do mês. 

Aliás, a Pitágoras é uma faculdade que preenche todos os requisitos para te entregar uma excelente graduação. São mais de 20 anos formando profissionais altamente qualificados, que se destacam ao longo de suas carreiras.

Ao estudar com a gente, você terá acesso a um curso de Engenharia de Produção completo de 10 semestres. Pra você ter uma ideia, a carga horária da graduação soma 3.600 horas e abrange diversos tipos de atividades:

  • aulas teóricas e práticas;
  • estágio obrigatório em engenharia de 200 horas;
  • pesquisa acadêmica no trabalho de conclusão de curso (TCC);
  • estudos dirigidos para mercado de trabalho (Empregabilidade, Design Thinking, Mindset ágil, entre outros).

Nosso curso também trazemos benefícios exclusivos para os alunos:

  • Trilhas de carreira — conteúdos adicionais pra desenvolver competências comportamentais, como Inovação em Gestão de Pessoas e Coaching e Liderança;
  • Aula Destaque — aulas gratuitas e online com profissionais que já trilharam uma trajetória de sucesso no mercado de trabalho;
  • Habilidades Digitais — material pra desenvolver conhecimentos e habilidades ligadas à tecnologia da informação e cultura digital;
  • Canal Conecta — acesso ao portal de empregabilidade completo, com orientações de carreira e oportunidades de estágio e emprego.

A modalidade de ensino é a presencial. Assim, você constrói uma rotina e pode conviver com os colegas e professores em sala de aula. Logo, vivenciará todas as experiências de ir à faculdade.

Faça Engenharia de Produção na Pitágoras!

Se você procura as melhores faculdades de Engenharia de Produção, pode contar com a gente. Nosso curso preenche todos os requisitos para você desenvolver competências profissionais e conquistar as oportunidades dessa excelente área de atuação.

Faça agora mesmo a sua inscrição no vestibular online e estude com a melhor qualidade no ensino!   

1 Catho, valor sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.