Descubra quais são as melhores Faculdades de Engenharia Civil da atualidade!

engenharia elétrica ou civil

Teste vocacional rápido

Já se perguntou quais são as melhores faculdades de Engenharia Civil do Brasil? Essa é uma dúvida muito válida, afinal, uma carreira de sucesso tem início com a escolha de uma boa instituição de ensino. Mas no meio de tantas opções, como saber qual é a melhor?

Você pode ficar calmo, que para te ajudar nós separamos os melhores cursos do país em universidades públicas, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF) e ainda demos a dica de uma das melhores faculdades particulares: a Pitágoras. Não perca tempo e confira!

Ranking de faculdades de Engenharia Civil mais bem avaliadas do Brasil:  

  • Universidade de São Paulo (USP); 
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); 
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); 
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Conheça as melhores faculdades de Engenharia Civil

Universidade de São Paulo (USP)

A instituição que aparece em primeiro lugar como a melhor faculdade de Engenharia Civil do Brasil é a Universidade de São Paulo (USP). O curso dela é ministrado nas unidades que ficam localizadas nas cidades de São Paulo e de São Carlos e ambos são considerados referência em pesquisas na área. 

A instituição, que é uma das mais concorridas do país, possui bastante tradição. Ao todo, são disponibilizadas 130 vagas anuais, divididas entre os campus, e as aulas são ministradas em período integral. 

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

No segundo lugar do ranking, aparece o curso da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. A instituição, que existe desde 1969, foi fundada na cidade de Limeira. 

Hoje, o curso de Engenharia Civil da Unicamp é considerado um dos melhores do país, com altas pontuações nas avaliações de desempenho e mais de 90% do seu corpo docente é formado por doutores. 

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Em terceiro lugar, no ranking das melhores faculdades de Engenharia Civil do Brasil, está a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que é uma das mais tradicionais do país, com mais de 200 anos de existência. 

O curso dela acontece na Escola Politécnica da UFRJ, que se originou da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, fundada em 1792. 

Presencial, 100% EAD ou semipresencial: em qual vou me adaptar melhor?

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 

O curso da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também é considerado bastante tradicional. Foi fundado em 1912, tendo sido o primeiro da Escola de Engenharia da instituição, isso antes mesmo da criação da UFMG, que só nasceu em 1927 e é a mais antiga do estado.  

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

No quinto lugar do ranking dos melhores cursos de Engenharia Civil, fica o ministrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A instituição nasceu oficialmente em 1947, com a união das Escolas de Química e Farmácia, Engenharia, Direito, Medicina e muitas outras. 

Todo mundo sonha em estudar em uma das melhores faculdades, não é mesmo? Mas é preciso ter em mente que todos os locais que trouxemos neste artigo são muito concorridos. Portanto, é preciso demandar tempo e dinheiro para conseguir o tão sonhado ingresso. 

Porém, isso não significa que você precisa adiar o sonho, pois é possível estudar em uma instituição particular que também possui uma qualidade de ensino excelente e tradição, como é o caso da Pitágoras. 

Pitágoras: entre as melhores faculdades particulares de Engenharia Civil 

A Pitágoras é uma das melhores faculdades particulares de Engenharia Civil do Brasil e essa não é uma afirmação vazia. A instituição, que está presente em várias cidades do país, preza por entregar uma infraestrutura moderna e completa aos seus alunos e ter em seu corpo docente apenas profissionais capacitados. 

Além disso, a Pitágoras oferece diversos tipos de suporte aos seus estudantes, como o acesso a uma plataforma de emprego, que acelera o ingresso ao mercado de trabalho, e a possibilidade de conseguir bolsas de estudos e outros tipos de descontos. 

Sabe o que é melhor? Tudo isso com mensalidades que cabem no bolso e flexibilidade de horários, para que ninguém precise adiar o sonho de cursar uma faculdade ou ter que contrair dívidas para isso. 

E aí, não perca tempo e faça hoje mesmo a sua inscrição no vestibular e comece a construir a sua carreira em uma das melhores instituições do Brasil!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Prouni, FIES, crédito estudantil ou bolsa privada: qual a melhor opção para mim?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.