Confira as melhores Faculdades de Enfermagem da atualidade!

aula prática de enfermagem

Teste vocacional rápido

Toda carreira de sucesso começa com a escolha de uma boa faculdade e isso não seria diferente para quem sonha em se tornar enfermeiro. Mas, afinal, quais são as melhores faculdades de Enfermagem da atualidade? 

Para responder a essa dúvida, nós preparamos o artigo a seguir. Nele, você vai encontrar o ranking com os cinco melhores cursos da área do Brasil e ainda descobrir qual é a melhor faculdade particular de Enfermagem. Não perca tempo e confira!

Ranking dos melhores cursos de Enfermagem 

  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); 
  • Universidade de São Paulo (USP); 
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); 
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Conheça as melhores faculdades de Enfermagem do Brasil 

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

O primeiro curso de Enfermagem da lista dos melhores do país é o oferecido pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele foi fundado em 1933, sendo considerado a primeira escola estadual da área do Brasil, por isso é considerado bastante tradicional. 

Universidade de São Paulo (USP)

Outro que aparece na lista dos melhores cursos, tanto pela qualidade de ensino, quanto pela tradição, é o da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), que é uma das principais e mais concorridas do país. 

A escola foi criada em 1942 e até 2020 havia formado mais de 3.800 enfermeiros. Atualmente, a instituição oferece 80 vagas anuais, para ingresso pelo SISU e pelo vestibular. 

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

A Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece no terceiro lugar dos melhores cursos do país. Ela teve início em 1978 no curso de graduação na área, que era vinculado à faculdade de Ciências Médicas. 

Em 1981, foi criado o departamento de enfermagem e a criação da faculdade como unidade acadêmica aconteceu em 2012. Ao todo, são oferecidas 42 vagas por ano para formar futuros enfermeiros. 

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A Escola de Enfermagem Anna Nery, que está vinculada ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também aparece no ranking dos melhores cursos do país. 

Presencial, 100% EAD ou semipresencial: em qual vou me adaptar melhor?

Foi criada em 1923, época em que o Brasil passava pelo movimento sanitarista, sob o nome de Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde. A instituição também é considerada uma das responsáveis pela implantação da carreira de enfermagem no país. 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Sendo considerada a pioneira no ensino da área do sul brasileiro, a Escola de Enfermagem da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi criada em 1950, como anexo da faculdade de Medicina da UFRGS. Já em 1968, ela se tornou uma unidade autônoma. 

Todas essas instituições citadas até agora possuem qualidade reconhecida nacional e tradição. Por isso aparecem no ranking das melhores quando se pensa em faculdades públicas. 

No entanto, é preciso ter em mente que é necessário investir bastante tempo e dinheiro para conseguir ingressar nelas. Isso por causa dos métodos de entrada super concorridos e ainda pelo número de vagas reduzido. 

Mas nós temos uma boa notícia para você que deseja estudar em um local com qualidade, sem precisar pensar em adiar o seu sonho, que é a faculdade Pitágoras. 

Pitágoras: entre as melhores faculdades particulares de Enfermagem

A Faculdade Pitágoras, que é uma instituição de ensino superior particular, aparece hoje entre as que oferecem os melhores cursos de enfermagem do Brasil, tendo qualidade reconhecida por alunos e pelo mercado. 

Entre as vantagens dela estão a grande abrangência, uma vez que a Pitágoras possui unidades em vários estados brasileiros. Todos os pólos possuem a mesma infraestrutura completa e professores mais do que capacitados para atender a todas as necessidades dos alunos, viu?

Para deixar tudo ainda melhor, a instituição oferece mensalidades que cabem no bolso, bolsas de estudos para dar aquela forcinha extra para você estudar e ainda apoio para que os alunos consigam ingressar no mercado de trabalho sem dores de cabeça. 

E aí, sonha em estudar Enfermagem em um local com qualidade reconhecida? Então se inscreva no vestibular da Pitágoras e dê hoje mesmo o primeiro passo para a construção de uma carreira de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Prouni, FIES, crédito estudantil ou bolsa privada: qual a melhor opção para mim?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.