Conheça as melhores Faculdades de Direito da atualidade!

estudante de direito

Desconto nota do Enem

Sabia que você pode estudar em uma das melhores faculdades de Direito do Brasil sem dores de cabeça? Pois é, não apenas instituições públicas, com vestibulares super concorridos, aparecem nessa seleta lista. 

Para mostrar isso para você, nós trouxemos um ranking com os cinco melhores cursos de direito do país, em unidades públicas, e ainda a dica de uma faculdade particular, igualmente respeitada e com tradição, e onde você pode começar a estudar imediatamente. Confira!

Ranking das melhores faculdades de Direito do Brasil 

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade de Brasília (UNB);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Conheça as melhores faculdades de Direito 

Universidade de São Paulo (USP)

No primeiro lugar do ranking das melhores faculdades brasileiras de Direito está o curso da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). 

Essa graduação foi a primeira a fazer parte da USP, quando ela foi fundada em 1934 e funciona onde existiu o primeiro curso da área do país. Atualmente o curso é oferecido nos campi de São e Ribeirão Preto. 

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

A Faculdade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a mais antiga do estado, tendo sido criada em 1927. Mas o curso de Direito já existia antes mesmo dela, uma vez que foi fundado em 1892 e passou a fazer parte da instituição após sua abertura. 

Até os dias atuais, a graduação da UFMG possui reconhecimento nacional por oferecer qualidade de ensino e pela sua tradição na área. 

Universidade de Brasília (UNB)

A Universidade de Brasília (UNB), que já foi avaliada como sendo a melhor instituição da região Centro-Oeste e uma das melhores do Brasil e da América Latina, também aparece no ranking dos melhores cursos de Direito do Brasil. 

Essa graduação foi criada há mais de 50 anos e, atualmente, conta com programas de mestrado e outras pós-graduações. 

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Outro curso de Direito que aparece na lista dos melhores do Brasil é o da Faculdade Nacional de Direito, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Tour pela prova do Enem

Essa graduação foi criada em 1920, após as instituições não estatais Faculdade Livre de Ciências Sociais e Jurídicas do Rio de Janeiro e Faculdade Livre de Direito se fundirem. Hoje, as aulas são ministradas no prédio histórico que já abrigou o Senado Imperial e o Senado Federal. 

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

A Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) também aparece na lista por causa da sua tradição. Foi fundada em 1912, na então Universidade do Paraná, que foi a primeira instituição do gênero do país.

A universidade, no entanto, foi dissolvida em 1918 e os cursos passaram a funcionar como unidades independentes. Apenas em 1946 eles se reagruparam novamente e em 1951 se tornaram uma instituição federal. 

As instituições que nós citamos até agora são comprovadamente de excelente qualidade; No entanto, conseguir ingressar nelas é algo que pode exigir muito tempo de estudo e dinheiro. Como é o caso da USP, que possui um dos vestibulares mais concorridos de todo o país. 

Mas você não deve desanimar, pois o seu sonho de cursar Administração não precisa ser adiado. Isso porque na lista das melhores é possível encontrar a faculdade particular Pitágoras. 

Pitágoras: entre as melhores faculdade particulares de Direito

Nós citamos a Pitágoras no tópico anterior, mas o que a faz estar na lista das melhores faculdades do Brasil? Bem, em primeiro lugar a instituição tem tradição no ensino superior e qualidade reconhecida, tanto por alunos quanto pelo mercado. 

Além disso, a Pitágoras conta com uma infraestrutura completa e professores qualificados, isso em todas as suas unidades espalhadas pelo país. Quer mais? Pois saiba que a instituição oferece apoio total aos alunos para que eles consigam ingressar no mercado de trabalho o quanto antes. 

Outro ponto positivo dela é a flexibilidade de horários, com diversos cursos na modalidade semipresencial, e mensalidades que cabem no bolso, fora as várias bolsas de estudos e outros descontos para ajudar você a se formar sem dívidas e dores de cabeça. 

Não perca tempo e dê hoje mesmo o primeiro passo para realizar o seu sonho se inscrevendo no vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 47

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados