Veja quais são as melhores Faculdades de Arquitetura e Urbanismo na atualidade!

o que faz um arquiteto com uma maquete

Quem sonha em trilhar uma carreira de sucesso como arquiteto, precisa estudar nas melhores faculdades de Arquitetura e Urbanismo, não é mesmo? Mas quais são elas, afinal?

Neste artigo nós respondemos essa dúvida e falamos um pouco sobre os cursos de Arquitetura públicos mais bem avaliados do país. Ainda por cima, trouxemos uma opção de faculdade particular igualmente respeitada para que você não precise adiar o seu sonho de estudar em uma instituição com qualidade comprovada. Confira!

Ranking das faculdades de Arquitetura e Urbanismo mais bem avaliadas

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Universidade de Brasília (UNB). 

Conheça as melhores faculdades de Arquitetura e Urbanismo

Universidade de São Paulo (USP)

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP) da Universidade de São Paulo (USP), aparece no topo da lista das melhores do país. O curso de lá foi criado em 1948 e sofreu reformas educacionais, para ganhar a forma que tem hoje, na década de 60. 

A instituição conta com dois prédios, canteiro e atelier totalmente voltados à graduação e pós-graduação em Arquitetura. 

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

A segunda instituição do ranking de melhores cursos de Arquitetura e Urbanismo é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Essa, que é a mais antiga do estado, oferece o curso desde 1995. 

Por isso é considerada bastante tradicional e tem um vestibular super concorrido, com uma média de 34,8 candidatos por cada vaga. 

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Outra instituição pública que aparece no ranking é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A universidade, por si só, já tem bastante tradição, visto que foi fundada há mais de 200 anos e profissionais como Oscar Niemeyer passarão por lá como estudantes. 

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), foi fundada em 1945, devido a um decreto publicado em agosto deste ano. 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Outra instituição bastante tradicional da lista é a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS. Ela foi criada em 1952, após os cursos existentes no Instituto de Belas Artes e na Escola de Engenharia se fundirem. Sendo assim, uma das mais antigas do país. 

Desde 2006, o prédio onde funciona o curso de Arquitetura também abriga os estudantes de Design.  

Universidade de Brasília (UNB)

O sexto curso do ranking é o da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU – UNB). Ele está junto com os outros, no requisito história e tradição, por isso é considerado um dos melhores do país. 

O curso é ministrado apenas de maneira presencial, em turmas diurnas e noturnas.

Mas mesmo essas sendo faculdades de excelente qualidade, são de difícil ingresso. A USP, por exemplo, tem um dos vestibulares mais concorridos de todo o país, o FUVEST. Por isso, demandam tempo e dinheiro para conseguir a tão sonhada aprovação. 

No entanto, para quem não quer deixar o sonho de estudar Arquitetura e Urbanismo para o futuro, existe a Faculdade Pitágora. Nela você pode começar a estudar imediatamente e sem dores de cabeça. 

Pitágoras: uma das melhores faculdades particulares de Arquitetura e Urbanismo 

Como nós citamos, a Pitágoras é uma faculdade particular com tradição e reconhecida nacionalmente. Além do mais, ela possui uma grande abrangência de unidades, oferecendo o curso em várias cidades brasileiras. 

Entre os diferenciais de estudar na Pitágoras, estão a flexibilidade de horários, através de aulas semipresenciais e o apoio dado para que o aluno consiga ingressar no mercado de trabalho em pouco tempo. Isso é feito por meio do acesso gratuito a um portal de vagas de emprego e estágio a nível nacional. 

Tudo isso sempre entregando uma infraestrutura completa para atender a todas as necessidades que essa graduação exige e professores qualificados e competentes. O melhor é que as mensalidades cabem no bolso e existem diversas bolsas de estudos e outros descontos esperando para ajudar você a cursar uma faculdade sem dívidas. 

E então, vai perder tempo por quê? Se inscreva hoje mesmo no vestibular e se aproxime do seu sonho ao estudar em uma das melhores faculdades do Brasil!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

[E-BOOK] Guia de áreas e salários: conheça as profissões mais bem-pagas hoje

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.