Quais são as melhores cidades para se morar no Nordeste?

melhores cidades do nordeste

Desconto nota do Enem

Belezas naturais, praias paradisíacas, culinária forte e muita tradição. Já deu para ter uma ideia à qual parte do Brasil estamos nos referindo, não é mesmo? Pois saiba que, além de tudo isso, o Nordeste é também uma região promissora para fazer faculdade e trilhar uma carreira. Em pleno desenvolvimento, ela carece de mão de obra qualificada para suprir as demandas do mercado local e nacional.

Segundo os últimos dados divulgados pelo Atlas Brasil sobre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), a maior parte das regiões metropolitanas (RMs) do Nordeste apresentou crescimento no período analisado. Para manter esses níveis satisfatórios, as empresas locais vêm investindo cada vez mais em inovações nos diversos setores e contratações de profissionais formados.

Foi pensando nisso que, neste post, apresentaremos as melhores cidades para se morar no Nordeste por região metropolitana de acordo com os parâmetros do IDHM. Quem sabe você não encontra alguma que mais oferece possibilidades na área de atuação desejada? Acompanhe!

O que diz o Ranking do IDHM sobre as cidades do Nordeste?

Começaremos, primeiramente, com a definição do que é o IDHM. Trata-se de um índice — que varia de 0 a 1 — composto por indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, renda e educação. Quanto mais próximo de 1, melhor a nota da cidade/estado/região metropolitana em questões de padrão de vida, oportunidades, vida saudável etc.

É válido ressaltar que o IDHM é um índice muito importante, já que foca no conceito de desenvolvimento centrado nas necessidades das pessoas. Isso ajuda a desmistificar a ideia de que apenas o crescimento econômico deve ser observado e impulsionado. Outro ponto de destaque é que, com base nos resultados, as localidades avaliadas são estimuladas a trabalhar em políticas públicas que melhorem a vida da população.

Bom, agora, você deve estar curioso para saber como as cidades do Nordeste vêm se saindo no ranking do IDHM, certo? Segundo os últimos dados oficiais divulgados, as 6 regiões metropolitanas nordestinas com melhores desempenhos nos indicadores do índice, respectivamente, são:

  • RM de João Pessoa;
  • RM de Salvador;
  • RM de Fortaleza;
  • RM de Recife;
  • RM de Aracajú;
  • RM de Natal;

Nessas RMs, estão localizadas algumas das melhores cidades do Nordeste — ou seja, que apresentam resultados satisfatórios nos quesitos observados pelo IDHM. São elas:

  • João Pessoa (PB);
  • Salvador (BA);
  • Lauro de Freitas (BA);
  • Fortaleza (CE);
  • Recife (PE);
  • Aracaju (SE);
  • Natal (RN).

Por que essas são as melhores cidades para se morar no Nordeste?

Acima, listamos as melhores cidades para se morar no Nordeste. No entanto, sabemos que, na prática, apenas o ranking em questão não serve como base para se tomar uma decisão tão complexa e marcante quanto mudar de localidade, não é mesmo?

Sendo assim, detalhamos abaixo por que essas cidades oferecem boas possibilidades para seus moradores, inclusive, em termos de estudo e carreira. Confira a seguir!

Tour pela prova do Enem

João Pessoa (PB)

Economicamente, João Pessoa, capital da Paraíba, concentra 30,7% de todas as riquezas produzidas no estado. Interessante, para quem quer se mudar para lá e conquistar boas oportunidades, não é mesmo? A principal fonte de renda e empregos da cidade vem do turismo, portanto, os interessados pelo segmento certamente devem considerar “Jampa”.

Salvador (BA)

Salvador é uma das capitais mais influentes do Brasil e do Nordeste. É o município mais populoso da região, além de a segunda maior área metropolitana, atrás apenas de Recife. Economicamente falando, a cidade se destaca pela produção e exportação do cacau, o que acabou colaborando com iniciativas de industrialização.

Lauro de Freitas (BA)

Já ouviu falar em Lauro de Freitas? O município tem um excelente ranqueamento no IDHM e é um dos mais industrializados da Bahia. Para se ter uma ideia, em 2014, o local configurou em uma lista das 20 localidades que mais criaram empregos no país. Mesmo em meio ao cenário econômico atual do Brasil, Lauro de Freitas é uma das melhores cidades para se morar no Nordeste e tem um crescimento estável.

Fortaleza (CE)

Conhecida mundialmente, Fortaleza, capital do Ceará, é sede do Banco do Nordeste, o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina. Seu IDHM é alto e semelhante ao da cidade que falaremos abaixo com destaque não só pelas belas praias, como também para o turismo e para os negócios. A educação também apresenta índices altos no ranqueamento, por isso, ir para lá estudar pode ser uma boa ideia.

Recife (PE)

Capital do Pernambuco, Recife aparece na segunda colocação do IDHM do Nordeste. Trata-se da potência econômica e metrópole mais rica das regiões Norte e Nordeste, portanto, é válido afirmar que lá se concentram muitas oportunidades de trabalho. É claro que o apelo turístico local contribuiu muito para que a cidade conquistasse tal posição no ranking, mas isso também é uma vantagem para aqueles que enxergam nesse campo — Turismo, Administração, Hotelaria, Marketing etc — uma possibilidade de renda.

Aracaju (SE)

Conquistando a terceira posição entre as cidades nordestinas no IDHM, Aracaju, capital do Sergipe, é uma cidade promissora para quem deseja atuar no ramo da indústria. Ela representa 30,6% do PIB sergipano, com os principais segmentos sendo os de alimentos, mobilário e de extração de petróleo e minerais. Por isso mesmo os engenheiros de produção e de engenheiros de mineração encontram grandes oportunidades por lá.

Natal (RN)

É claro que as belezas naturais (como as Dunas) e as atrações turísticas de Natal fazem da capital Potiguar uma das melhores cidades para se morar no Nordeste. Contudo, quando o assunto é o Produto Interno Bruto (PIB) estadual, se destacam as atividades de agropecuária, indústria e serviços. Ou seja, possibilidades para áreas de atuação distintas.

Agora você já sabe quais são as melhores cidades para se morar no Nordeste e, quem sabe, não começa a montar desde já o seu planejamento rumo a uma vida acadêmica e profissional de sucesso. Use as informações do post como aliadas, pense em seus objetivos a curto e longo prazo, considere a mudança e tome a decisão mais acertada.

Por falar em mudança, aproveite que está por aqui e confira nosso post com 8 dicas para sair da casa dos pais e conquistar a independência!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 284

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados