Medicina Veterinária: Saiba tudo sobre a área de atuação do Veterinário!

estudantes estagiários de medicina veterinária

Desconto nota do Enem

Muitas pessoas gostam da convivência com os animais. Mas, algumas encaram esse carinho como uma ótima oportunidade profissional. Então, se você está considerando cursar Medicina Veterinária mas não tem muito conhecimento sobre essa área, este post foi feito para você. Nos acompanhe nesta leitura e saiba mais sobre a atuação do médico veterinário. 

Como é o curso de Medicina Veterinária?

O bacharelado em Medicina Veterinária tem a duração de 5 anos. A faculdade é oferecida no modelo presencial e oferece ao aluno a oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos para exercer a profissão com excelência. 


Na graduação, o estudante cursará um conjunto de disciplinas, sobretudo no campo das Ciências Biológicas, para que possa compreender a estrutura e o funcionamento do organismo dos animais.
 

A grade curricular de Medicina Veterinária foi elaborada para capacitar os alunos no acolhimento, assistência médica, procedimentos cirúrgicos e também na prevenção de doenças de animais de diversas espécies e portes. 

Como é a rotina do veterinário?

As possibilidades de atuação para este profissional são as mais variadas. A rotina de um veterinário pode variar em função de seu local de trabalho, do tipo de atendimento que ele presta, além do porte dos animais com que ele lida, entre outras variantes.

De forma geral, o veterinário presta assistência clínica a animais domésticos, silvestres e de rebanhos. Ele é o responsável por zelar pela saúde, pela alimentação e também pelas condições adequadas de habitação desses animais.

Além dessas atribuições, aqueles que se formam em Medicina Veterinária também desenvolvem habilidades para cuidar da reprodução animal, sobretudo de rebanhos em propriedades produtivas.

Contudo, as possibilidades de carreira não se esgotam por aí.  Há também a oportunidade de desempenhar um bom trabalho em fábricas de rações, em frigoríficos, no ramo de laticínios, na indústria de medicamentos e produtos de higiene e cuidado. 

Aqueles que desejam uma carreira como servidores públicos poderão encontrar vagas nos setores de fiscalização e inspeção, tanto no âmbito municipal quanto federal. Assim, poderão avaliar a qualidade dos produtos de origem animal disponibilizados para o consumo humano.

Para os entusiastas do empreendedorismo, há também boas oportunidades em Pet Shops, clínicas especializadas em terapias animais, farmácia para pets, hotéis para animais domésticos entre outras alternativas de negócio. 

Nos centros de zoonoses os veterinários atuam nos cuidados com o controle de pragas urbanas, no controle de doenças transmitidas por animais e também na monitoração da população de animais domésticos. 

Em consultórios particulares, clínicas veterinárias, Ongs e outras instituições de cuidado animal, estes profissionais atuam prestando atendimento e tratamento a cães, gatos, e outros animais. São muitas possibilidades!

Em quais áreas o veterinário pode trabalhar?

De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o médico veterinário pode escolher entre mais de 80 áreas de atuação. Que dúvida boa! Entre elas destacamos:

  • Laboratório de diagnósticos;
  • Clínica de grandes animais;
  • Anestesia de animais de porte médio;
  • Responsabilidade técnica em zoológico;
  • Responsável técnico em produção de matrizes
  • Responsável técnico em supermercados que manipulam alimentos de origem animal;
  • Auditoria em frigoríficos;
  • Professor nível superior.

Especializações na área da Medicina Veterinária

Depois de se graduar, o veterinário pode fazer uma pós graduação e se especializar no segmento de sua preferência. Ele poderá optar por uma especialização ou mesmo pela área acadêmica, em um curso de mestrado e doutorado.

Assim, entre as opções possíveis estão seguir carreira nos ramos da Nutrição animal; Dermatologia veterinária; Clínica e cirurgia de pequenos animais, Cardiologia, Endocrinologia entre outras. 

Mercado de trabalho para o veterinário 

O Brasil está entre os três maiores mercados de produtos pet em todo o mundo. A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) também revelou que em 2020 o rebanho bovino brasileiro representou 14,3% de todo o rebanho mundial,  o  que deu ao Brasil o título de país com maior rebanho do mundo.

Tour pela prova do Enem

Esses dados revelam o interesse do brasileiro por este segmento de mercado, o que se reflete no número de profissionais contratados para lidar com essa demanda.

Aqueles que optam por uma carreira na Medicina Veterinária certamente terão muitas oportunidades de emprego e de sucesso na profissão,

Quanto ganha um veterinário?


Os salários de um médico veterinário podem variar em virtude da quantidade de horas trabalhadas, do piso da profissão em cada região do país,  de sua especialidade e  também de sua experiência profissional.
 

De acordo com o site salário.com.br, esse profissional ganha em média de R $3.735,66 no Brasil. Contudo, o teto salarial pode chegar a cerca de R $6.464,50 em São Paulo. 

Veja o piso salarial oferecido em algumas localidades do país:

  • Rio Grande do Sul: R $3.552,69
  • Minas gerais: R $3.016,88
  • Santa Catarina: R $ 3.428,93
  • Paraná: R $3.567,40

O futuro para a Veterinária

Não há como negar o fato de que a pandemia de Covid-19 serviu para nos aproximar ainda mais de nossos pets. Se pensarmos na atuação do veterinário clínico e na indústria de produtos para animais domésticos fica claro as oportunidades crescentes. 

O comércio eletrônico de produtos pets também está em amplo crescimento, e se destaca como uma das possibilidades de negócios futuros  para o profissional de veterinária. 

Se considerarmos ainda as inovações tecnológicas que também afetam a área de medicina veterinária, podemos destacar a importância de ferramentas e aplicativos que auxiliam tutores e veterinários nos cuidados com os animais.

Vale muito a pena investir em conhecimento para estar sempre alinhado com as inovações da área. 

Agora é hora de fazer Veterinária na Pitagoras!

A Pitágoras oferece aos estudantes que desejam fazer a faculdade de Medicina Veterinária, as condições necessárias para uma excelente formação superior. Contamos com professores qualificados e genuinamente comprometidos com seu progresso acadêmico. 

Acreditamos na educação como ferramenta transformadora. Sendo assim, oferecemos bolsas de estudos de diferentes modalidades, a fim de atender a todas as pessoas que desejam realizar o sonho do nível superior. 

Além de todo este investimento na preparação dos nossos estudantes, ainda nos preocupamos com a inserção desses egressos no mercado de trabalho. A plataforma Conecta, de uso gratuito para nossos alunos, cria a conexão entre empregadores e candidatos às vagas de estágio e efetivas.  Por todas essas razões, não perca mais tempo e faça agora mesmo a sua inscrição. Clique aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados