O sonho de seguir a carreira médica costuma trazer algumas dúvidas para o estudante que está prestes a iniciar a vida universitária. Uma delas é escolher a faculdade, pensar nas especialidades da profissão e até mesmo na chance de fazer o curso de Medicina no exterior.
Além de ser uma graduação muito concorrida, não dá pra negar que o custo envolvido nesse caminho pode ser bem alto. Outra curiosidade é que muitas pessoas consideram a possibilidade de estudar Medicina em outro país — como Argentina, Paraguai, Bolívia e outros.
Será que essa é mesmo uma boa opção? Vale a pena? Acompanhe o texto pra descobrir!
Por que as pessoas consideram fazer Medicina no exterior?
Cada pessoa tem a sua realidade e faz suas escolhas ao longo da vida, certo? Então, é difícil definir só um motivo pelo qual os estudantes decidem mudar de país pra fazer o curso de Medicina. Alguns deles são:
- viver a experiência de morar no exterior;
- ser aprovado no processo seletivo em uma faculdade estrangeira e não conseguir o mesmo aqui no Brasil;
- tentar um custo de vida menor fora do país, com acesso a bolsas de estudo ou mensalidades mais acessíveis.
Todos esses fatores são possíveis respostas pra esse tópico, ainda que eles também possam ser questionados. Provavelmente, o único que não teria outra solução é o desejo de sair do nosso país e morar fora por um tempo ou pelo resto da vida.
A grande questão ao considerar essa oportunidade de se formar como médico no exterior é a validade do diploma. Apenas as certificações emitidas por instituições brasileiras credenciadas pelo MEC (Ministério da Educação) são aceitas por aqui. Como sabemos, esse é um critério obrigatório pra atuar como médico e ter o seu registro no Conselho Regional de Medicina.
É possível revalidar um diploma estrangeiro pra que ele tenha validade nacional, mas isso depende de apresentar documentos e realizar provas pra comprovar conhecimentos teóricos e práticos. Isto é, não pense que basta retornar ao Brasil pra abrir seu consultório ou conseguir um emprego na área. Ser aprovado em todo o processo de revalidação é fundamental.
É possível encontrar as mesmas condições pra estudar Medicina no Brasil?
De fato, o vestibular de Medicina é um dos mais procurados e concorridos. Isso faz com que as notas de corte das instituições de ensino sejam altas, dificultando o acesso pra todos os candidatos — já que não podemos esquecer que as vagas são limitadas.
Apesar de ser um grande desafio, milhares de pessoas são aprovadas todos os anos, e o segredo é investir no aprendizado pra fazer uma boa prova. Pra isso, você pode aproveitar materiais gratuitos, como o nosso plano de estudos pra Medicina e também o guia pra aprovação em Medicina.
Quem não conseguir conquistar sua vaga de primeira pode tentar mais vezes todas as formas de ingresso e aproveitar esse tempo pra amadurecer a ideia de seguir a carreira médica.
Em relação ao custo de fazer uma faculdade de Medicina no exterior ou no Brasil, esse é um ponto que precisa ser muito bem calculado. O valor mais baixo das mensalidades nem sempre vai compensar, pois existem várias outras despesas envolvidas no processo de se mudar pra outro país.
Por isso, pode valer a pena continuar no Brasil e, principalmente, tentar algum tipo de benefício pra estudar em uma faculdade particular. Quer um bom motivo? Os diferenciais da Pitágoras já te ajudam! Temos bolsas a partir da nota do Enem e outros tipos de desconto. O programa Amigo Vale-Prêmio é um exemplo disso!
Isso sem falar em benefícios exclusivos, como:
- parceria com o Canal Conecta pra facilitar a conquista de estágios e emprego;
- Aula Destaque com profissionais de referência na área da saúde;
- metodologia baseada na resolução de problemas, na qual você aprende na prática as principais técnicas da Medicina;
- Trilhas de Carreira pra complementar o seu aprendizado de sala de aula e te preparar para o mercado.
Quais são as vantagens de estudar Medicina no Brasil?
Por fim, vamos falar das vantagens de permanecer no Brasil e iniciar a faculdade de Medicina por aqui. Ainda que a ideia de fazer um intercâmbio e viver em outro país seja maravilhosa, essa é uma experiência que pode acontecer em outro momento e não necessariamente pra fazer um curso superior.
Veja, a seguir, algumas das razões que confirmam as facilidades de estudar no nosso país.
Língua materna
A não ser que você vá pra um país que fale português, a diferença da língua será um aspecto relevante no processo de aprendizado. É importante dominar muito bem um idioma pra fazer uma faculdade, compreender todos os conteúdos e se comunicar no ambiente acadêmico.
Essa é uma dúvida comum pra quem pensa em estudar nos países vizinhos, principalmente porque o espanhol é uma língua parecida com o português –– e, mesmo assim, acaba sendo mais difícil do que muitos imaginam. É isso que sentem muitos estudantes que fazem Medicina no Paraguai, por exemplo.
Qualidade garantida
Sim, existem instituições de ensino de qualidade em todo o mundo. Acontece que fazer essa pesquisa de mercado no seu próprio país é mais fácil. Inclusive, porque podemos conhecer outros alunos e ex-alunos ou analisar os índices do MEC sobre cada curso.
Até o fato de ser uma graduação reconhecida pelo maior órgão brasileiro de educação já acaba sendo uma referência positiva. Lembre que diplomas de cursos livres não garantem a qualificação necessária pra exercer a profissão de médico.
Facilidade de visitar a família
Mudar de país pode ser uma experiência incrível, mas não podemos negar que dificulta a convivência com a família e os amigos. Como a rotina de estudos em Medicina é exigente, as viagens costumam ser raras e lidar com a solidão pode ser um obstáculo em certas ocasiões.
Ou seja, quem mora no Brasil pode visitar e conviver com as pessoas próximas com maior facilidade, por mais que não estude na mesma cidade.
Prepare-se para esse desafio!
A ideia de fazer Medicina no exterior pode ser atrativa em um primeiro momento, mas nunca tome essa decisão sem antes refletir muito se vale mesmo a pena. O mais importante é escolher uma boa faculdade, o que faz toda diferença na construção de uma carreira bem-sucedida.
Com os diferenciais da Pitágoras, você vai ter a oportunidade de fazer uma graduação reconhecida e receber toda a infraestrutura pra se formar como um ótimo médico!
Aproveite pra fazer a sua inscrição no nosso vestibular de Medicina e dar um passo importante na concretização desse sonho.