7 matérias de Relações Internacionais

matérias de Relações Internacionais

Desconto nota do Enem

O curso de Relações Internacionais (RI) é um dos que mais desperta a curiosidade dos alunos em relação à sua grade curricular. Muitos acreditam que ele é somente um curso para quem curte viajar.

Mas saiba que ele é muito amplo, então, é importante ter uma noção do que se estuda em Relações Internacionais. Isso vai te ajudar a ver se os conhecimentos que você terá ao longo dessa jornada realmente serão interessantes para o seu perfil.

Então, a gente fez uma listinha com 7 matérias de Relações Internacionais! Confira!

Ciência Política Contemporânea

Essa matéria da grade curricular de Relações Internacionais aborda os conceitos básicos da Ciência Política, com o objetivo de dar autonomia aos alunos para desenvolver esses conceitos de uma forma elaborada.

A ideia aqui é que os alunos associem os conceitos de Ciência Política aos seus conhecimentos de história contemporânea e os outros focos da formação em RI.

Comércio Internacional

Essa é uma das matérias mais famosas em um curso de Relações Internacionais e Comércio Exterior. Aqui, você poderá entender os fluxos comerciais entre os países e regiões do mundo. Além disso, também são vistos os regimes internacionais de comércio exterior e como se dão os seus aspectos políticos.

Ao concluir essa matéria, você conseguirá identificar e lidar com os principais procedimentos usados na prática de exportação e importação. Assim, você poderá relacioná-los com a política comercial e com a experiência internacional.

Economia Internacional

Aqui, você verá um conjunto de políticas e práticas do comércio e investimento internacionais. Além disso, você vai estudar sobre as políticas macroeconômicas para economias abertas.

Teoria das Relações Internacionais

O objetivo dessa matéria é apresentar a você aqueles autores que representam as principais correntes da Teoria das Relações Internacionais. Por meio de discussões, você, como aluno, será levado a entender os paradigmas fundamentais que determinam a formulação teórica na área de RI.

Tour pela prova do Enem

História das Relações Internacionais

Essa matéria vai ensinar você, por meio de discussões, a formação e consolidação do Sistema Internacional. Aqui, você vai analisar a evolução do capitalismo desde a sua formação até o início do século XX, dando mais destaque à política internacional.

Ao terminá-la, você deverá ter a capacidade de entender as peculiaridades de cada período da história do mundo e seus reflexos sobre o Sistema Internacional.

Relações Internacionais Contemporâneas — América

Nessa matéria, você será apresentado e levado a discutir sobre as principais dimensões que moldam as Relações Internacionais no continente americano. Isso em termos intra regionais e extrarregionais, vendo as relações econômicas, culturais e sociopolíticas a partir das principais regiões — e suas relações com países centrais e periféricos.

Até aqui, você já deve ter percebido que Relações Internacionais vai muito além de um curso para quem gosta de viajar, né? Pois, ele é também esse tipo de curso e você verá, no próximo tópico, a última matéria que dá uma ideia de como é a faculdade de RI! Confira!

Política Externa Brasileira

Ao estudar a Política Externa Brasileira, você se sentirá capaz de compreender os movimentos realizados ao se formar a política externa de nosso país. Além disso, você verá seus condicionamentos históricos e aprenderá a analisar a atuação brasileira externa no Sistema Internacional.

Outros assuntos que você poderá estudar nesta matéria são os temas de política externa do Brasil, em períodos históricos, como o Governo Lula e FHC, para estimular a sua capacidade analítica em relação às questões da política externa brasileira da atualidade.

Agora é com você!

Fazer uma boa faculdade é essencial para o seu futuro profissional. Saiba que, além de oferecer matérias atualizadas de Relações Internacionais em sua grade, a Pitágoras garante boa infraestrutura e parcerias para o seu crescimento! Ao estudar aqui, você poderá usufruir, por exemplo, do Canal Conecta, uma plataforma que oferece vagas de estágio e emprego por todo o país!

Gostou de ver algumas das matérias de Relações Internacionais e ficou interessado em tudo o que a Pitágoras tem a oferecer? Então, se inscreva em nosso vestibular online hoje mesmo! 🙂

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados