O que faz um mastologista? Conheça as principais funções desse especialista!

edital medicina

Desconto nota do Enem

Conhecer sobre as atribuições de um mastologista é fundamental para quem está em vias de entrar para a Faculdade de Medicina e quer saber mais sobre as especialidades e áreas médicas. Faz parte dessa pesquisa educacional, assim como conhecer sobre o salário do profissional, a grade curricular do curso, o processo do vestibular, entre outros. Dessa forma, vamos abordar aqui tudo o que você precisa saber sobre o que faz um Mastologista.

A Mastologia é um ramo da medicina que trata de distúrbios e disfunções relacionados com as mamas. É um importante campo de atuação, que requer a realização de uma especialização para que o profissional médico possa atender nessa área. Assim, aspectos ligados à saúde da mulher também são pontos que se relacionam com as funções de um mastologista. O câncer de mama é um dos principais alvos dessa especialidade médica, já que acomete milhares de mulheres todos os anos.

Saiba mais sobre o que faz um mastologista em diferentes áreas de atuação!

O que faz um mastologista?

O mastologista é o profissional médico que irá se dedicar ao estudo das glândulas mamárias e todas as doenças e distúrbios que podem afetar essa região do corpo. Dessa forma, é um especialista que deverá atender homens e mulheres que apresentem algum problema nas mamas. Esse profissional não atende apenas pessoas que possuem diagnóstico de câncer, mas também qualquer problema benigno que apareça nas glândulas mamárias.

O que faz um mastologista Cirurgião?

O mastologista Cirurgião é um especialista médico em cirurgia das glândulas mamárias. Por isso, está apto a realizar procedimentos cirúrgicos caso o paciente, homem ou mulher, necessite de alguma cirurgia nessa parte do corpo. A especialidade da Mastologia é clínica e cirúrgica, porém existem médicos que podem focar a sua atuação na cirurgia, se especializando cada vez mais e tendo um cargo de cirurgião em hospitais.

O que faz um mastologista em Imagem Mamária?

Uma subespecialidade da Mastologia é a Radiologia Mamária e diagnóstico por imagem. Nesse ramo, o médico especialista poderá trabalhar com punção mamária, ultrassonografia mamária e mamografia. É uma especialização a mais para quem atua na área da Mastologia e pode ser bastante útil para o trabalho clínico e cirúrgico. Conhecer mais profundamente o diagnóstico por imagem pode ser decisivo em um tratamento, por isso se você gosta de Radiologia e quer unir esse conhecimento com a Mastologia, saiba que é possível.

Tour pela prova do Enem

O que faz um mastologista Cirurgião Plástico?

A reconstrução mamária é um dos procedimentos mais comuns para quem passa pelo processo de retirada de um câncer de mama. Além disso, a intervenção cirúrgica nas glândulas mamárias pode também ser necessária em outros casos, além do câncer de mama. Por isso, muitos mastologistas unem o conhecimento na área da Mastologia com a Cirurgia Plástica. Dessa forma, as cirurgias de reconstrução das mamas podem ser realizadas de forma mais assertiva pelo profissional médico.

O que faz um oncomastologista?

A Oncomastologia é uma terminologia que une os conhecimentos da oncologia com a mastologia. Dessa maneira, o médico especialista deve reunir essas duas especialidades para atuar com o estudo, atendimento e procedimentos cirúrgicos de patologias malignas nas mamas. O oncomastologista trabalha focado exclusivamente nessas doenças e pode também seguir carreira acadêmica, realizando pesquisas em centros universitários e dando aulas em faculdades.

O que faz um mastologista em Endocrinologia?

Cada vez mais, as áreas da medicina têm convergido para dar conta dos processos patológicos que acometem o ser humano. Por isso, muitos médicos reúnem no seu rol de especialidades mais do que uma especialização. Esse é o caso da Mastologia e da Endocrinologia, duas áreas que conversam e que focam basicamente nas disfunções hormonais e metabólicas que podem estar relacionadas com doenças nas glândulas mamárias, como o câncer.

A Pitágoras é o lugar certo para você estudar Medicina!

A Faculdade de Medicina é o primeiro passo para quem quer atuar na área da Mastologia. Por isso, é preciso estudar em uma universidade que realmente esteja pronta para tratar da transmissão do ensino com qualidade e excelência. E a Pitágoras é um exemplo de faculdade que une a tradição educacional com inovação e tecnologia.

Assim, estudar medicina na Pitágoras é aproveitar os melhores laboratórios e um corpo docente super qualificado, composto por mestres e doutores. Não perca a chance de estudar em uma universidade como a Pitágoras, que oferece apoio total ao aluno e que está pronta para te receber.

Faça agora mesmo a sua inscrição para o processo seletivo de medicina na Pitágoras e esteja entre os melhores desde cedo! Clique aqui e seja direcionado para o portal de inscrição.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados