O que faz um analista de marketing? Veja as principais funções!

analista de marketing

Desconto nota do Enem

O analista de marketing é um profissional cada vez mais requisitado por empresas e agências de comunicação. Com a possibilidade de atuação em diferentes áreas, esse especialista possui a função estratégia de antecipar tendências de consumo, destacar marcas, produtos e serviços e incentivar o desejo dos consumidores. 

Com o avanço da internet e das redes sociais, o analista de marketing agregou mais um campo de atuação. Pois é cada vez mais necessário a inserção das empresas e organizações no mercado digital. 

E para você conhecer um pouco mais sobre a carreira de analista de marketing, nós separamos algumas informações sobre essa área de atuação. Confira!

Afinal, o que faz um analista de marketing?

O analista de marketing é o profissional responsável por desenvolver análises estratégicas sobre dados e resultados do marketing de uma empresa. Sua principal tarefa é condensar dados resultantes das ações de marketing de determinada empresa. A partir disso, ele passa a mensurar esses dados, desenvolver análises críticas sobre esses números e avaliar a reestruturação dessas campanhas publicitárias. 

Esse profissional, geralmente, integra uma equipe multidisciplinar. Com a qual apresenta seus resultados e discute os melhores passos em busca de fortalecer a marca da empresa.  Porém, esse profissional pode atuar sozinho desenvolvendo as ações e estratégias de marketing. 

O analista de marketing pode desenvolver pesquisas e análises tendo como foco a análise de mercado e de concorrência, buscando antecipar tendências de consumo e incentivar o consumo do produto ou serviço da sua empresa. 

Esse profissional também é responsável por definir pessoas e públicos-alvo. Tudo através de intensas pesquisas e análises. Além disso, é fundamental entender o comportamento de consumo do público, para saber como atuar na venda do produto. 

O marketing digital como área de atuação para o analista

Além das funções citadas acima, o analista de marketing tem papel fundamental no marketing digital. Principalmente na era em que todas as empresas sentem a necessidade de estarem online e querem ter visibilidade digital.

Desenvolver campanhas digitais em redes sociais e no Google requer habilidades específicas. Além disso, um dos pontos fundamentais dessas campanhas são as análises de resultados. Com isso, esse profissional é altamente requisitado. 

Além das campanhas pagas, o analista de marketing possui a função de desenvolver o chamado marketing de conteúdo ou inbound marketing. Essa estratégia requer a criação de conteúdos interessantes, que atraiam o público através da resolução de problemas ou através do oferecimento de soluções. 

O que é necessário para ser um analista de marketing?

Para se tornar um analista de marketing é fundamental possuir graduação na área de marketing. Isso porque, essa carreira exige diversas habilidades técnicas e teóricas que são desenvolvidas através do estudo apropriado. 

Mas, para além da Faculdade de Marketing, um bom analista de marketing necessita de algumas características fundamentais. Como o próprio nome já diz, a capacidade analítica é fundamental nesta profissão. Além disso, saber mensurar e otimizar dados e resultados é uma forte característica para atuar nesta área. 

Tour pela prova do Enem

Estar conectado com as tendências mundiais e com os avanços tecnológicos são outras características essenciais para um bom analista de marketing. Grande parte do trabalho desse profissional está em antecipar tendências de consumo. 

Por marketing integrar a área da comunicação e dos negócios, é fundamental que o analista possua boa comunicação verbal e escrita. Além disso, é fundamental que esse profissional esteja em constante atualização, pois a área de marketing passa constantemente por grandes mudanças.

Áreas de atuação de um analista de marketing

Um analista de marketing é requisitado para atuar em empresas e organizações de diversos setores, tanto empresas privadas, como empresas públicas. Como já citado, esse profissional geralmente integra equipes com outros profissionais responsáveis pelo setor de marketing

Porém, empresas de pequeno porte podem contar com apenas um profissional responsável pelo setor de marketing. Com isso, fica a cargo desse colaborador toda a estratégia, planejamento e ações voltados para o marketing. 

Também é possível que o analista de marketing atue em agências especializadas em marketing. Essas agências possuem uma cartela de clientes de diferentes setores, para os quais desenvolvem mensalmente diversas estratégias e ações de marketing. 

Quanto ganha um analista de marketing?

O salário de um analista de marketing pode variar de acordo com a empresa, com o setor de atuação da organização e com a proposta de marketing desenvolvido. Porém, em média, esse profissional  inicia ganhando R$ 3.574 e pode chegar até R$ 4.966. Mas, profissionais especializados em determinadas áreas, como marketing digital, podem ter salários maiores. 

Por onde começar?

O primeiro passo para se tornar um analista de marketing é o ingresso em uma faculdade de marketing. É possível encontrar diversas modalidades de cursos voltados para o marketing. 

O curso de tecnólogo em marketing é o mais requisitado pelos estudantes. Esse curso possui avaliação de nível superior pelo Ministério da Educação (MEC). Ele pode ser encontrado na modalidade presencial, semipresencial e EAD e possui, em média, duração de dois anos. 

Através da graduação é possível desenvolver noções e habilidades práticas e teóricas para a atuação como analista de marketing. Compõe a grade curricular da Faculdade de Marketing disciplinas focadas em gestão de negócios, empreendedorismo, comportamento de consumidores, pesquisas de mercado, planejamento estratégico, marketing digital e diversas outras. 

Venha fazer Faculdade de Marketing na Pitágoras!

E para isso a Pitágoras pode te ajudar a ingressar no ensino superior e conquistar o diploma em marketing. A faculdade é conceituada na formação de profissionais para o mercado de trabalho e possui diversas opções de cursos, como o de marketing. 

A Pitágoras possui apoio personalizado para cada fase da sua formação acadêmica, um sistema de ensino que te prepara para o mercado de trabalho de forma dinâmica e interativa. 

Além disso, você aprende na prática a formação profissional. E através da modalidade semipresencial e EAD é possível fazer o curso de ensino superior em marketing de forma flexível e qualificada. 

Que tal saber mais sobre a Faculdade de Marketing da Pitágoras através do portal da faculdade?  Lá você encontra todas as informações para iniciar a sua graduação e se tornar um analista de marketing, inscreva-se agora!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados