Marketing Esportivo: o que é e como trabalhar na área? ⚽

bola e chuteira representando marketing esportivo

Como você já deve ter reparado, existem cursos de ensino superior com diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. O Marketing Esportivo é apenas uma das áreas do Marketing, especialização atrativa principalmente a quem tem gosta de comunicação e esportes. Essa é a sua praia?

Se você tem interesse, saiba que é uma área que movimenta bastante dinheiro — e, por isso, pode oferecer bons salários. O patrocínio do BS2 ao Flamengo, por exemplo, envolve um contrato de R$ 15 milhões além de valores extras pagos por conta aberta na instituição bancária.

Quer entender melhor as oportunidades profissionais do ramo? Então continue lendo e veja também como a Pitágoras pode ajudar na sua capacitação.

O que é Marketing Esportivo?

Essa é uma estratégia de promoção de serviços, produtos e ideias que associa atletas, times e eventos esportivos. Basicamente, é uma bela forma de conquistar o consumidor e consolidar o nome da marca no mercado. Você talvez até já esteja familiarizado com práticas típicas desse tipo de trabalho. Se liga!

Nike, Adidas e Puma se destacam mundialmente por causa desse recurso, adotado também por McDonald’s, Petrobras e Coca-Cola. Até as emissoras de TV saem ganhando: prova disso é o patrocínio da Vivo, Itaú, Ambev e Casas Bahia à Rede Globo para transmissão dos campeonatos de futebol em 2020.

Você pode trabalhar com Marketing Esportivo das seguintes formas:

  • imprimindo a logomarca da empresa no uniforme dos times;
  • fazendo parceria para lançar ou vender produtos, como a de Michael Jordan com a Nike;
  • promovendo campanhas na TV nos intervalos de jogos ou programas esportivos;
  • solicitando postagem no Instagram com o atleta escolhido para ser a cara da marca.
  • São muitas as possibilidades para quem se especializa na área. Interessante, não é?

A associação a eventos, clubes e atletas

Sabia que mais da metade da população mundial assistiu à Copa do Mundo de 2018, sediada na Rússia? Foram 3,572 bilhões de pessoas. O Super Bowl, final da liga de futebol americano dos Estados Unidos, registrou 148,5 milhões de espectadores acompanhando a transmissão em 2020. São ótimas oportunidades para conquistar o mercado consumidor.

Alguns bons exemplos de Marketing Esportivo são:

  • o patrocínio oficial do Banco do Brasil ao voleibol brasileiro desde 1991;
  • a parceria entre a Kalunga e o Corinthians (1985 a 1994)
  • o patrocínio da Parmalat ao Palmeiras (1992 a 1999).

Ainda, houve aumento de 30% no número de empresas patrocinadoras do futebol brasileiro em 2019. Olha quantas possibilidades!

A Gillete já contratou o Neymar Jr. para promover a marca, assim como a Avon fez com Marta, uma das maiores jogadoras de futebol do mundo. O Marketing Esportivo também está na estratégia da Olympikus, que se associou ao treinador de vôlei Bernardinho, ao jogador Giba e ao tenista Gustavo Kuerten.

Qual é o perfil do profissional?

Vagas no Marketing Esportivo costumam ser preenchidas por pessoas criativas, curiosas, com visão ampla, sistêmica e estratégica. Elas não só acompanham as tendências como também entendem o comportamento do consumidor, o que é útil ao posicionamento da marca no mercado.

Se você quer ter sucesso profissional nessa área, precisa buscar conhecimento sobre:

  • o segmento da empresa e seu público-alvo (faixa etária, grau de escolaridade, hábitos, classe social e grupos de influência);
  • o produto oferecido, envolvendo design, composição, qualidade, funcionamento e utilidades;
  • o serviço prestado desde os procedimentos e materiais envolvidos até a sua qualidade.

Além disso, o profissional de destaque no Marketing Esportivo entende a missão, visão e valores da empresa, sendo capaz de promover um bom alinhamento entre ela e sua imagem aos olhos do consumidor. Essa expertise traz melhores investimentos e orienta a tomada de decisão sobre como eles podem ser feitos.

Ficou interessado? O curso de Marketing aqui da Pitágoras pode desenvolver em você todas as características mencionadas. Em apenas 4 semestres, preparamos nossos alunos para seguir essa carreira e ter uma atuação de destaque no mercado de trabalho. Falando nisso…

Como é o mercado de trabalho?

O profissional do ramo pode atuar por conta própria abrindo sua agência com serviços especializados em Marketing Esportivo, prestar consultorias, fazer parte da equipe promotora ou transmissora do evento, ser colaborador da empresa contratante ou do clube. A média salarial do analista no ramo é de R$ 3.775,48. Que tal?

Trabalhar com Marketing Esportivo envolve a análise do investimento em determinada parceria, atleta, clube ou evento a partir do estudo do público envolvido (suas características, hábitos de consumo e engajamento, entre outros fatores). Por isso, esteja preparado para atuar próximo ao pessoal do financeiro e o do jurídico.

Também é necessário ter criatividade para desenvolver ações, campanhas e transmitir ideias. Muitas marcas utilizam características típicas do esporte, como o trabalho em equipe, para promover seus valores, produtos e serviços, por exemplo. Anúncios, patrocínios e produção de conteúdo precisam ter bom planejamento e implementação.

Marketing Esportivo na era digital

A crescente presença da tecnologia em hábitos cotidianos interferiu no comportamento do consumidor e na forma pela qual ele se relaciona com empresas e instituições. Um jogador de futebol que é a cara da marca não precisa mais estar em campo para promovê-la: ele pode fazer isso até mesmo pelas suas redes sociais.

O que gera mais engajamento no Instagram: stories ou posts no feed? Quanto investir? Qual é o perfil dos seguidores desse atleta? Eles consomem o produto da sua empresa? Qual é o roteiro? Como será apresentado? Isso só reforça a importância de o profissional estar a par das tendências de Marketing Digital.

Como se capacitar para garantir uma vaga?

O primeiro passo é investir em uma boa faculdade. Quer uma dica? Aqui na Pitágoras, formamos tecnólogos em Marketing em um curso com 4 semestres de duração, que pode ser feito nas modalidades de ensino presencial, a distância e semipresencial, com curso de alta qualidade, metodologia dinâmica e interativa, ótima infraestrutura e corpo docente gabaritado.

A grade curricular traz aulas voltadas para o Marketing do futuro, comprometimento com a formação profissionalizante para alavancar sua atuação. Estamos sempre antenados às novidades na área para você ter diferencial competitivo no mercado de trabalho.

Falando nisso, o Marketing Digital na Pitágoras é assunto tão em evidência que motivou até a criação de um curso de graduação, sabia? Desenvolvido nas modalidades semipresencial e EAD, é uma boa oportunidade a quem busca carreira em um ramo promissor, cada vez mais enriquecido pela tecnologia e participação das empresas no ambiente virtual.

Mas como encontrar as melhores oportunidades no mercado de trabalho? Ao estudar na Pitágoras, você ainda tem acesso ao Canal Conecta, portal exclusivo de empregabilidade. Esse é um diferencial capaz de impulsionar sua carreira enquanto tem formação de alta qualidade em nossos cursos.

O Marketing Esportivo promove a comunicação da marca com um público apaixonado por esportes. O perfil e hábitos de consumo podem ser bem aproveitados por companhias de vários segmentos para ganhar clientes e consolidar a marca.

Gostou do assunto? Viu aqui uma possibilidade de carreira? Então, não perca mais tempo. Faça a sua inscrição no vestibular da Pitágoras e conte com a gente para potencializar suas chances de sucesso!

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