Logística em 2020: saiba o que esperar da área no futuro! ⚙

logisticaem2020saibaoqueesperardaareanofuturo

Desconto nota do Enem

Se você é uma pessoa flexível, disposta a trabalhar em horários alternativos e ainda se interessa pelo funcionamento de outras áreas, saiba que uma ótima opção pode ser tentar o vestibular para o curso de Logística em 2020.

Este setor é responsável por administrar tanto materiais e recursos quanto o relacionamento de fornecedores e clientes em uma empresa. O mercado, inclusive, reserva boas expectativas para o futuro, principalmente devido ao crescimento da economia no país.

Continue a leitura e confira, a seguir, algumas informações sobre a faculdade de Logística e por que vale a pena investir no ramo em 2020!

Qual é o futuro da Logística e as tendências para 2020?

A Logística é o setor responsável pela inteligência operacional e processual de uma organização ou instituição. Isso significa que o profissional da área lida com questões de transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega de produtos. Por isso mesmo, a Logística é considerada estratégica em grande parte das empresas.

Os cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) têm, em média, a duração de dois anos. O estudante deve ter perfil para lidar com atribuições relacionadas à gestão, ao empreendedorismo, à economia, à administração e às finanças.

Muitas instituições de ensino oferecem a possibilidade de fazer o curso nas modalidades presencial ou a distância.

Quem é formado em Logística encontra pisos salariais que variam de acordo com o ramo da companhia na qual atua, como comércio, serviços, indústria, transportes, entre outros. Assim, a profissão oferece inúmeras possibilidades de atuação, e geralmente o colaborador é bem remunerado — principalmente no setor de indústria.

Por ser uma das carreiras mais promissoras do mercado e devido ao rápido crescimento do parque industrial brasileiro, os profissionais encontram excelentes oportunidades para oferecer sua mão de obra qualificada e experiente. Isso acontece porque é preciso contar com uma sólida formação, que capacite a pessoa a pensar em soluções, a planejar, organizar, dirigir e a controlar todas as atividades relacionadas à parte logística.

Para conseguir uma vaga e obter um bom salário na área, é fundamental investir em experiência e formação acadêmica, tendo um curso de Logística no currículo — além de especializações e MBA. No Brasil, existem cursos superiores de tecnologia em Logística, assim como cursos técnicos de nível médio. A Pitágoras é uma excelente opção para se profissionalizar e abrir portas para um futuro profissional de sucesso.

Como será o mercado de trabalho?

Mesmo que pareça difícil afirmar quais são as tendências que vão marcar os próximos anos, no setor de Logística isso não é um problema. Com o avanço de diferentes tecnologias, o ramo se tornou amplo e cheio de possibilidades para os profissionais.

Essa transformação acontece em função da mudança radical visualizada nos padrões de comportamento dos consumidores — por conta da influência digital no cotidiano.

A chamada Logística 4.0, por exemplo, torna os processos e os serviços mais ágeis, econômicos, sendo capaz de identificar a visão dos usuários sobre a utilização dos produtos.

Além disso, em um contexto industrial, a tecnologia que a Internet das Coisas (IoT) oferece permite conectar, em tempo real, inúmeras informações de rastreamento e armazenamento de mercadorias — o que garante um monitoramento mais rápido, preciso e seguro.

Tour pela prova do Enem

Isso é imprescindível para determinados ramos, como o de transporte, uma vez que um sistema logístico é capaz de prever falhas e agendar verificações de manutenção automaticamente em veículos de frota.

Diante de desafios e novas perspectivas, os profissionais têm à disposição diversos setores de atuação, como fábricas, empresas de transporte, varejistas, atacadistas, aeroportos etc.

Entre as principais vagas oferecidas estão a de armazenamento, embalagem, gestão, estoque e as voltadas para funções mais técnicas.

Os salários variam de R$ 5 mil a R$ 45 mil reais, sendo considerado um mercado aquecido e favorável para os novos graduados. As melhores remunerações, no entanto, encontram-se em empresas de Engenharia que prestam serviços de construção civil, planejamento e otimização de recursos naturais.

Por que investir nesse curso em 2020?

A Logística é uma área em constante evolução, sendo um potente instrumento de competitividade que possibilita a produção e a integração de diferentes setores de uma organização. Pelas atividades envolverem o fluxo de materiais e produtos — com soluções que buscam a redução dos custos —, o trabalho logístico agrega bastante valor para clientes, usuários e líderes empresariais.

Nesse sentido, o profissional deve contar com conhecimento e planejamento, principalmente para atender aos prazos e às expectativas de instituições e consumidores. A Logística é um serviço indispensável para que muitos negócios obtenham sucesso e atinjam resultados positivos em seus nichos de atuação.

Investir nesse curso superior pode ser uma excelente oportunidade para quem ainda não se decidiu por uma opção de graduação. Do estudante, são exigidas algumas habilidades fundamentais para se trabalhar com eficiência — tudo para atender da melhor forma às necessidades dos clientes.

O que torna o indivíduo valorizado na área é justamente o amplo leque de conhecimentos desenvolvidos nos cursos técnicos e tecnológicos. Além disso, a profissão é versátil e tem uma enorme importância nos negócios, permitindo que o profissional se torne um verdadeiro especialista no setor.

A Logística é uma peça estratégica em empresas que oferecem muitas oportunidades de crescimento. Existem diversas vagas em aberto, sem que haja candidatos suficientes para preenchê-las — o que torna a busca por um emprego muito mais simples e rápida. De qualquer modo, é preciso se qualificar e buscar uma instituição de ensino de boa qualidade para iniciar os estudos.

Aqui na Pitágoras oferecemos cursos de graduação nos formatos Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo, nas modalidades presencial e a distância, tudo para atender às necessidades dos nossos alunos.

Garantimos um corpo docente experiente e uma metodologia de excelente qualidade para que toda a comunidade acadêmica obtenha uma formação que tem como objetivo o crescimento humano, social e intelectual. Além disso, nosso sistema de ensino prepara os estudantes para o mercado de trabalho de maneira dinâmica e interativa, fazendo com que eles aprendam na prática com casos reais de sua profissão.

Confira algumas das unidades da Pitágoras em que há disponibilidade do curso de Logística em 2020:

Cursar Logística em 2020 é uma escolha bastante promissora. Ao ingressar em uma faculdade e começar a ter contato com os conhecimentos e as diferentes áreas de atuação, lembre-se de optar por um setor no qual você sente afinidade para oferecer os seus serviços. Com isso, você poderá aproveitar ao máximo as excelentes oportunidades profissionais que a carreira oferece.

Gostou do conteúdo? Entre em contato agora mesmo com a Pitágoras e converse com a nossa equipe de especialistas educacionais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados