7 livros de Engenharia de Produção usados na faculdade

livros engenharia de produção

O engenheiro é muito conhecido pela prática da profissão, na criação de projetos, nos cálculos e no planejamento da produção. Para chegar em tudo isso, ele precisa estudar muito e, durante o curso de Engenharia de Produção, vários livros colaboram pra que essa caminhada seja um sucesso.

Alguns livros de Engenharia de Produção estão voltados para os conhecimentos básicos da Engenharia, enquanto outros tratam dos conceitos e teorias fundamentais pra prática profissional. Nesse contexto, essas obras costumam acompanhar os estudantes desde o primeiro momento na faculdade até a formatura.

Pensando nisso, a gente separou informações relevantes sobre livros que fazem parte da jornada de estudo. Continue a leitura e descubra!

Ética para Engenheiros

No mercado de trabalho em Engenharia de Produção, não diferentemente de outras profissões, a ética é indispensável. Isso tanto no âmbito pessoal quanto no ambiente de trabalho.

Aqui na Pitágoras, os preceitos éticos são a base pra uma formação de qualidade. Por isso, livros como o Ética para Engenheiros são indicados por docentes e, por vezes, abordados em várias disciplinas.

Os autores Arménio Rego e Jorge Braga apresentam histórias nas quais são levantadas questões sobre as ações do engenheiro diante de adversidades. O código de ética em diferentes localidades também é assunto da obra.

O compilado tem a intenção de preparar o futuro engenheiro pra lidar com clientes, fornecedores, concorrentes, parceiros e colaboradores. A conduta diante dessas e outras pessoas deve ser pautada no respeito às normas de convivência, assim como às regras estabelecidas em lei.

Introdução à Engenharia

O livro Introdução à Engenharia, de Mark Holtzapple e‎ W. Dan Reece, trata da área como um todo, aproximando o estudante da realidade do mercado de trabalho, principalmente nos anos iniciais. A qualificação profissional é o tema mais abordado na obra, incentivando a continuidade nos estudos com foco na carreira.

Pra quem opta por fazer Engenharia de Produção EAD, no semipresencial (modalidade a distância, com atividades presenciais), a carga de leitura é a mesma. Isso porque as aulas online servem de base teórica para as práticas, que acontecem nos laboratórios preparados aqui na Pitágoras.

Cálculo (Volumes 1 e 2)

A matemática não pode faltar na área das Engenharias. Por isso, na grade curricular de Engenharia de Produção, os cálculos marcam presença. Não à toa, um dos livros mais usados na faculdade é Cálculo de James Stewart. Dividido em dois volumes, o autor preocupa com a prática para se entender as teorias, trazendo gráficos, problemas e questões bem didáticas.

É nessas obras que o estudante vai se aproximar de temas como Limites e Derivadas, Integrais, Séries, Funções e por aí vai! Juntamente a aulas e ao apoio do tutor, o livro é uma maneira rápida e didática de tirar as dúvidas sobre essas matérias.

Não tem como fugir dos cálculos na Engenharia, porém, não é motivo pra desistir do seu sonho de ser engenheiro. A afinidade com os números pode ser desenvolvida durante a faculdade, e todo o apoio necessário pra que isso aconteça de maneira proveitosa você encontra na Pitágoras.

Planejamento, Programação e Controle de Produção

Entre os principais livros de Engenharia de Produção não podemos deixar de citar o escrito por Henrique Luiz Corrêa, Irineu Gustavo Nogueira Gianesi e Mauro Caon. Nele você encontra quase tudo sobre Engenharia de Produção. Os autores trazem um guia pra que processos de produção sejam implantados em vários setores de um negócio.

Com uma linguagem simples, os exemplos de aplicação chamam a atenção na obra. Originalmente escrita em português, ela aprofunda os conceitos e a prática de dois sistemas básicos na Engenharia de um modo geral — o MRPII e o ERP. Assim, você vai ficar por dentro de técnicas recentes na busca de eficácia operacional.

Gestão de qualidade: conceitos e técnicas

A gestão é uma das habilidades que o estudante vai aprender em várias perspectivas nesta graduação. Por isso, entre as dicas de livros de Engenharia de Produção, não podemos deixar de citar “Gestão de Qualidade: conceitos e técnicas”.

Isso porque uma das funções do engenheiro de produção é o controle e acompanhamento da qualidade dos produtos e serviços.

Quando se consegue o controle de qualidade, tem-se o equilíbrio entre preço e competitividade. Nesse sentido, o livro de Luiz César Ribeiro Carpinetti se torna um guia nas mãos do estudante, que aprende estratégias e métodos pra gerenciar a produção, além de conhecer ferramentas para o sucesso das operações.

Administração de Produção e Operações

Henrique L. Corrêa e Carlos A. Corrêa descrevem, de modo didático e claro, estratégias pra produção não apenas de produtos, mas também pra cadeia de serviços. Como essa é uma área de atuação do profissional que chama atenção dos estudantes, o livro acaba sendo uma leitura obrigatória.

O livro reúne conceitos, teorias, práticas e casos reais, sem deixar de lado o rigor teórico e, ao mesmo tempo, apontando as possibilidades de aplicação. Ele é atualizado e traz uma abordagem sobre a prestação de serviços em empresas manufatureiras, uma discussão importante para o futuro do mercado de trabalho.

A Ciência da Fábrica

Nem sempre os livros de Engenharia de Produção na faculdade são de leitura obrigatória ou especificamente para o acompanhamento das disciplinas. Algumas obras, como “A Ciência da Fábrica”, de Wallace J. Hopp e Mark L. Spearman, aumentam a gama de conhecimentos sobre a administração de produção e os sistemas produtivos.

Pra chegar ao tão sonhado diploma de Engenharia de Produção, na Pitágoras, além do apoio dos professores e tutores, as bibliotecas têm disponíveis acervos físicos e online de obras essenciais pra formação de qualidade. Assim, nem sempre você vai precisar comprar os livros citados no texto. Legal, né?

Agora é a sua vez!

Se você está em busca de livros Engenharia de Produção é porque, provavelmente, tem muito interesse em fazer o curso, não é mesmo? Aproveitando esse comprometimento e desejo por estudar Engenharia, não se esqueça de que, pra garantir que todo o processo seja eficiente, também é importante priorizar a escolha da instituição de ensino.

O que você está esperando? Inscreva-se no vestibular da Pitágoras e dê o primeiro passo pra uma carreira triunfante!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.