5 livros de psicologia para ler antes de fazer faculdade

estudante lendo livro de psicologia

Desconto nota do Enem

Quem quer fazer carreira em Psicologia não precisa começar uma graduação pra saber tudo sobre a área. Afinal, a busca por conhecimento não pode esperar, né? Nesse sentido, ler livros de Psicologia é um bom ponto de partida pra expandir o que você sabe sobre a área e já dar os primeiros passos pra se tornar um profissional de sucesso!

Entre os livros trabalhados no curso de Psicologia da Pitágoras que você pode começar a ler agora mesmo estão obras de autores que são referências na área, como Sigmund Freud e Carl G. Jung. Assim, já dá pra se preparar e conhecer ainda mais a área.

Confira 5 livros pra psicólogos pra ler antes de fazer faculdade e já começar a investir em educação!

Psicologia: passo a passo para planejar a carreira na área

O Mal-estar na Civilização (Sigmund Freud)

A grade curricular de Psicologia conquistou seu coração? Então, nada melhor do que começar suas leituras na área por uma obra de Sigmund Freud, considerado o pai da psicanálise.

O Mal-estar na Civilização está na lista de livros de Psicologia não é à toa. Escrita em 1929, pouco antes da quebra da Bolsa de Valores de Nova York, a obra investiga as origens da infelicidade humana. Ao longo das páginas, o médico aborda o conflito entre indivíduo e sociedade, além das diversas configurações da chamada vida civilizada.

Na obra, Freud aborda ainda a relação entre civilização e sexualidade, tema central em muitos dos seus trabalhos. O autor acredita, por exemplo, que a reprimir e sublimar instintos sexuais ou, até mesmo, canalizá-los para o trabalho está entre as principais causas de doenças psíquicas na sociedade contemporânea.

O mais interessante é que a discussão continua atual, mesmo o livro tendo sido escrito há muitos anos. Se você se interessa por áreas como Psicologia Clínica –– uma das mais promissoras do mercado, com salário médio de até R$ 2.733,25* ––, esse livro é imperdível.

O Eu e o Inconsciente (Carl G. Jung)

Se você já sabe tudo sobre a faculdade de Psicologia, com certeza ouviu falar de Jung, ex-discípulo de Freud e que acabou se tornando seu desafeto. Independentemente das divergências com o seu mentor, o médico é outro nome que não pode ficar de fora do seu radar.

Uma boa obra pra começar a estudar Jung mesmo antes da faculdade é O Eu e o Inconsciente. Nesse escrito sobre Psicologia Analítica, elaborado durante a Primeira Guerra Mundial, ele aborda as diferentes maneiras do eu se diferenciar do psiquismo da coletividade no processo de singularidade individual.

Entre os tópicos abordados por Jung estão a persona como segmento da psique coletiva e as tentativas de libertar a individualidade dela. A obra fala ainda sobre a função do inconsciente e a técnica de diferenciação entre o eu e as figuras.

O Animal Social (Elliot Aronson)

Quando o assunto são livros do vestibular pra Psicologia, esse título de Elliot Aronson também é indispensável. A obra é uma introdução à Psicologia Social e, apesar de sua publicação ter sido em 1972, continua relevante pra quem se interessa pelo tema.

Nas páginas, Aronson expõe a relevância que a pesquisa em Psicologia Social pode ter na resolução de questões que afetam de forma direta a sociedade atual. Grande parte das informações que o autor analisa tem como base experiências. Preconceitos, alienação e propaganda estão entre os assuntos estudados. Relevantes até hoje, né?

Tour pela prova do Enem

A Psicanálise de Crianças (Melanie Klein)

Se você faz parte do grupo que tem interesse em trabalhar com Psicologia Infantil depois da graduação e, quem sabe, ser um psicólogo empreendedor, esse livro de Melanie Klein não pode ficar de fora da sua estante. A autora, que criou a Psicanálise da Criança usando a técnica do brincar, é referência sobre o tema.

Klein também é discípula de Freud, contribuindo pra sua teoria ao agregar entendimento psicanalítico a questões que são relacionadas com o desenvolvimento e à análise de crianças que se encontram em sofrimento psíquico.

Melanie Klein desenvolveu não só técnicas pra que os pequenos possam se expressar por meio de brincadeiras, mas também todo o embasamento teórico pra que o psicanalista infantil possa interpretar as causas do sofrimento delas. Assim, consegue traçar uma linha de atuação pra intervir.

Inteligência Emocional (Daniel Goleman)

No curso de Psicologia aqui na Pitágoras, a gente quer formar profissionais que sejam capazes de analisar, interpretar e intervir no comportamento humano. O objetivo é sempre colocar a saúde mental e o bem-estar de cada pessoa em primeiro lugar. Você já pode imaginar que, nesse cenário, o desenvolvimento da inteligência emocional é aspecto importante, né?

Caso não conheça o conceito ou queira saber mais sobre o tema, não deixe de ler Inteligência Emocional –– um clássico escrito por Daniel Goleman, publicado nos Estados Unidos em 1995.

No livro, Goleman traz pela primeira vez o conceito das mentes racional e emocional que, juntas, moldam o destino na vida pessoal e profissional. O autor explica que a consciência das emoções é um fator muito importante pra pessoa desenvolver sua inteligência.

Goleman, que mudou o mundo dos negócios ao publicar essa obra, parte de casos do dia a dia pra mostrar como não ter a capacidade de lidar com as próprias emoções pode prejudicar a vida de alguém. Isso tanto na escola quanto na vida profissional.

O autor mostra que tanto o fracasso quanto a vitória não são determinados ao nascer e, sim, que é possível trabalhar os circuitos da mente humana ao longo dos anos. Assunto fascinante pra qualquer futuro estudante de Psicologia e, principalmente, pra quem pensa em atuar como profissional de Recursos Humanos.

Aposte na leitura desse livro pra conhecer as 5 habilidades-chave da inteligência emocional. O autor as descreve por meio de exemplos que tornam os conceitos fáceis de entender mesmo pra quem não tem experiência e muitos conhecimentos na área.

Se você pensa em se tornar um psicólogo, deve colocar na sua estante estes 5 livros de Psicologia antes mesmo de iniciar sua graduação. Ah! E se está em busca uma faculdade, aqui na Pitágoras temos o curso de Bacharelado de Psicologia na modalidade de ensino presencial.

Se inscreva agora mesmo, selecione sua cidade, estado, unidade da Pitágoras e faça sua prova online!

*Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 150

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados