Livros de Enfermagem: quais vou usar na faculdade?

livros de enfermagem

Teste Vocacional Rápido

O curso de Enfermagem tem entre seus principais objetivos garantir que os futuros enfermeiros prestem atendimento com qualidade e segurança. Ao longo de 5 anos, o estudante aprende a atuar em emergências e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e, também, monitorar quadros de saúde, entre outras atribuições.

Como você já deve imaginar, as aulas práticas são essenciais pra formar esse profissional. Mas só isso não é suficiente. Um enfermeiro de qualidade precisa ter também bagagem teórica pra se sair bem na função.

Nesse cenário, os livros de Enfermagem estão entre os melhores amigos dos estudantes. Afinal, não basta assistir a séries de TV e achar que está preparado pra rotina intensa como enfermeiro, né?

Se você não sabe por onde começar, fica tranquilo! Neste post, a gente traz os principais livros de Enfermagem que vai usar na faculdade. Confira!

Técnicas Básicas de Enfermagem

Entre as dicas de livros de Enfermagem que você deve anotar agora mesmo está este clássico. Em sua quinta edição, o título funciona como um roteiro de procedimentos pra alunos, professores e, até mesmo, quem já é profissional de saúde.

Um aspecto importante do livro é a forma como trabalha a humanização. Mesmo com foco nas técnicas básicas ao longo das páginas o leitor entende a importância de assistir o ser humano em suas necessidades com empatia. Isso contribui pra aperfeiçoar e desenvolver os enfermeiros como profissionais.

Aqui na Pitágoras, a gente também entende a importância de ir além do cuidado físico com a saúde do paciente. Por isso, o curso de Enfermagem é dividido em Bases da Enfermagem e Preparando para o Futuro.

A abordagem dos temas da área da Saúde e das Ciências Biológicas permite que os alunos entendam o corpo humano de maneira integral e, assim, saibam como prestar a melhor assistência.

Oferecido no presencial e semipresencial (modalidade a distância, com atividades presenciais), nosso curso é uma formação completa, mesclando teoria e prática da dose certa.

Dicionário Prático Enfermagem e Saúde

Na hora de montar sua lista de livros de Enfermagem na faculdade, este é um título que não pode faltar. É grande aliado de estudantes da área de saúde, além de técnicos ou auxiliares de Enfermagem, enfermeiros e futuros médicos.

O título explica milhares de termos técnicos, entre os mais conhecidos e, também, os que surgiram há pouco tempo. Então, já sabe, se você quer estudar Enfermagem, coloque esse livro na sua cabeceira. É uma fonte de consulta valiosa!

Manual de Diagnósticos de Enfermagem

Pra muitos, são os diagnósticos que definem a ciência da Enfermagem. Então você já deve imaginar que esse é um manual essencial pra saber mais do tema, certo? Em sua 15ª edição, o livro busca refletir sobre as mudanças na profissão.

Ao longo das páginas, você pode conferir orientações sobre os diagnósticos, o papel que eles têm no processo de Enfermagem e, principalmente, sua aplicação na prática clínica. Depois de ler esse livro, vai aprender, por exemplo, critérios de avaliação que devem ser usados e, até mesmo, intervenções específicas. Bem útil pra quem está começando, concorda?

A Comunicação nos Diferentes Contextos da Enfermagem

Saber se comunicar é habilidade essencial pra quem atua como enfermeiro. Nesse sentido, ter mais informações sobre comunicação verbal e não verbal faz toda a diferença pra quem quer se tornar o melhor profissional de Enfermagem possível.

Neste livro, você tem acesso, por exemplo, a estratégias de comunicação terapêutica. Também aprende como aplicar o conhecimento da comunicação humana na interação com a família e no próprio processo de Enfermagem.

É uma obra que deve ficar no radar de quem quer ir além do aprendizado dos procedimentos. Com esse apoio, você pode adquirir habilidades que fazem a diferença pra carreira, que oferece ganhos de até R$ 6.577,70*. Um bom ponto de partida pra conquistar a independência financeira, não é?

Procedimentos e Intervenções de Enfermagem

Já imaginou ter acesso a 180 habilidades e técnicas pra usar prática diária da Enfermagem? Então, pode parar de sonhar e adquira esse título! De Coleta de Dados a Planejamento, passando por Implementação e Avaliação, cada habilidade é apresentada com consistência e de forma lógica.

A obra conta ainda com uma parte de Considerações Especiais, que apresenta informações exclusivas pra pacientes pediátricos ou geriátricos. Assim, é um importante material de apoio pra quem deseja atuar com Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente ou na Saúde do Idoso.

Fundamentos de Enfermagem

A grade curricular de Enfermagem tem diversas disciplinas básicas pra explicar os fundamentos da área. Então, é de se esperar que essa seja uma obra que não pode faltar na biblioteca do futuro enfermeiro, né?

As diretrizes são ilustradas no formato passo a passo, o que torna o aprendizado de procedimentos e técnicas importantes bem mais simples. Outro destaque são os estudos de caso, que mostram como você deve aplicar os conceitos à prática da Enfermagem. Um best-seller não é à toa!

Blackbook Enfermagem

Criado pra ser fonte de consulta e tirar as principais dúvidas dos enfermeiros, o Blackbook Enfermagem se destaca por abordar temas comuns e essenciais da prática profissional. Objetivo e didático, o livro usa tabelas pra facilitar a localização das informações buscadas.

Um diferencial é a parte reservada pra medicamentos. O Blackbook Enfermagem traz uma compilação completa de todas as informações importantes pra segurança do paciente. É útil tanto pra profissionais que atuam em hospitais quanto pra quem trabalha em outras áreas, como Enfermagem do trabalho.

Medicamentos em Enfermagem | Farmacologia e Administração

Falando em medicamentos, essa é outra obra que apresenta um caminho prático e eficaz pra uma atividade segura na assistência ao paciente. De fácil consulta, o livro trata dos principais grupos farmacológicos.

Os medicamentos são subdivididos em tabelas. Nelas, constam campos como indicações, efeitos colaterais, controle de dosagem e nomes comerciais, entre outros.

Atendimento Inovador em Saúde

Um enfermeiro de excelência sabe que o atendimento aos pacientes e às suas famílias é parte importantíssima do trabalho.

Nesse sentido, esse livro é obra essencial. Simples e prático, o título mostra como quem atua na área de Saúde pode usar seu potencial pra crescer e se diferenciar, desenvolvendo um trabalho marcante.

Agora é com você!

Esses são só alguns dos livros de Enfermagem que podem ser usados na faculdade. A boa notícia é que não é necessário comprar todos. O mais importante é ter conhecimento e contato com as bibliografias do curso.

Vale, também, consultar a grade curricular e as informações do curso de Enfermagem. Assim, você terá toda a base necessária antes de se candidatar a uma vaga.

Acredita que o curso de Enfermagem é pra você? Então, não perca tempo e inscreva-se agora mesmo no vestibular da Pitágoras!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.