O que é Lean Startup? Entenda o conceito e como atuar nessa área

Lean Startup

Desconto nota do Enem

O mundo digital trouxe novas possibilidades de atuação e carreiras. Entre as opções dos novos tempos, temos o curso de Lean Startup. Você conhece esse conceito?

As startups são empresas focadas em inovação e que buscam negócios que podem ganhar escala rapidamente. Por isso, com frequência estão relacionadas a softwares e aplicativos.

Estudar Lean Startup é uma forma de atender as necessidades desses novos empreendimentos e pode ser uma excelente ideia no mercado atual. Continue a leitura e conheça a área!

O que é Lean Startup?

O Lean Startup é uma metodologia para o desenvolvimento de startups até se tornarem modelos consistentes e sustentáveis de negócios. Ela foi criada pelo empreendedor Eric Ries, e pode ser traduzida como Startup Enxuta.

A lógica por trás desse método é, em vez de planejar tudo e gastar uma fortuna, colocar as soluções em funcionamento e melhorá-la com o conhecimento obtido na prática.

Além disso, a palavra “enxuta” descreve bem a ideia de “Lean”, que também é bastante utilizada na indústria. É propor um trabalho livre de desperdícios, estando restrito aos custos essenciais.

Qual é a sua aplicação?

Você verá o Lean Startup principalmente em negócios ligados à inovação. Nessas situações, não sabemos se o empreendimento vai dar certo, pois inventamos algo novo, que pode não ser bem aceito pelos clientes.

Assim, precisamos sair do ponto “A”, que é ter um projeto ou ideia, para o ponto “B”, que é um verdadeiro negócio com clientes, dinheiro entrando, custos organizados etc.

Para isso, o Lean Startup dará um roteiro que envolve desenvolver soluções mais simples, testar junto aos clientes, aprender, melhorar a solução, entre outras atividades. Tudo isso com foco em eficiência e em buscar resultados reais.

Por que atuar na área?

O curso de Lean Startup vale a pena, porque você vai aprender a resolver problemas e atender necessidades de um dos principais mercados da atualidade. Boa parte dos softwares e aplicativos de sucesso, em algum momento, foram startups, que precisavam se provar verdadeiros negócios.

Junto com a gestão da inovação, é uma das graduações mais relevantes para área.

Aliás, a gestão em inovação é mais indicado se você tem um perfil mais próximo de um administrador. Já o Lean Startup é uma boa forma de ser um especialista, dormindo profundamente uma metodologia.

Tour pela prova do Enem

Não há certo nem errado, apenas diferentes formas de aproveitar as áreas de atuação em alta conforme seus gostos e perfil profissional.

Quais são conhecimentos adquiridos no curso?

Os conhecimentos adquiridos na faculdade são uma boa forma de entender o trabalho do profissional de Lean Startup. Veja alguns deles!

Criação de um produto mínimo viável

O Minimum Viable Product (Produto Mínimo Viável) são versões em que não há nada além do essencial para verificar se a solução funciona. Assim, o profissional consegue verificar se a inovação faz sentido e aprender, antes de fazer um grande investimento.

Análise e estudos de estratégias e modelos de negócio

Os conhecimentos de Lean Startup incluem avaliar as estratégias e modelos de negócio, sugerindo melhorias, identificando oportunidades etc. Também é comum diferenciar métricas de vaidade daquilo que realmente mostra o progresso na startup.

Desenvolvimento do cliente

Todo o processo de inovação acontece com testes junto ao cliente. São feitos vários ciclos de criar, testar e aprender com o resultado junto ao contratante. E, a partir do retorno, a solução é desenvolvida.

Se você gosta de inovação, é uma excelente opção de carreira. Além disso, você pode estudar em uma instituição com experiência e credibilidade ao fazer a faculdade aqui na Pitágoras.

Além do corpo docente altamente qualificado, você terá acesso a diferenciais para se inserir mais facilmente no mercado e destacar-se na sua carreira, como os certificados digitais com parceiros e o Canal Conecta.

O curso é um tecnólogo na modalidade EAD 100% online. Assim, você tem um ingresso mais rápido no mercado de trabalho e conta com a possibilidade de fazer seus horários para estudar.

Estude na Pitágoras! 

O Lean Startup é uma excelente metodologia, sendo bastante utilizada no segmento da tecnologia. E uma boa formação é o primeiro passo para alcançar as boas oportunidades desse mercado.

Gostou do curso e quer trabalhar na área? Inscreva-se agora mesmo para o vestibular online da Pitágoras!

Você pode se inscrever também pelo Vestibulares!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados