O que é Lean Startup? Entenda o conceito e como atuar nessa área

Lean Startup

Teste vocacional rápido

O mundo digital trouxe novas possibilidades de atuação e carreiras. Entre as opções dos novos tempos, temos o curso de Lean Startup. Você conhece esse conceito?

As startups são empresas focadas em inovação e que buscam negócios que podem ganhar escala rapidamente. Por isso, com frequência estão relacionadas a softwares e aplicativos.

Estudar Lean Startup é uma forma de atender as necessidades desses novos empreendimentos e pode ser uma excelente ideia no mercado atual. Continue a leitura e conheça a área!

O que é Lean Startup?

O Lean Startup é uma metodologia para o desenvolvimento de startups até se tornarem modelos consistentes e sustentáveis de negócios. Ela foi criada pelo empreendedor Eric Ries, e pode ser traduzida como Startup Enxuta.

A lógica por trás desse método é, em vez de planejar tudo e gastar uma fortuna, colocar as soluções em funcionamento e melhorá-la com o conhecimento obtido na prática.

Além disso, a palavra “enxuta” descreve bem a ideia de “Lean”, que também é bastante utilizada na indústria. É propor um trabalho livre de desperdícios, estando restrito aos custos essenciais.

Qual é a sua aplicação?

Você verá o Lean Startup principalmente em negócios ligados à inovação. Nessas situações, não sabemos se o empreendimento vai dar certo, pois inventamos algo novo, que pode não ser bem aceito pelos clientes.

Assim, precisamos sair do ponto “A”, que é ter um projeto ou ideia, para o ponto “B”, que é um verdadeiro negócio com clientes, dinheiro entrando, custos organizados etc.

Para isso, o Lean Startup dará um roteiro que envolve desenvolver soluções mais simples, testar junto aos clientes, aprender, melhorar a solução, entre outras atividades. Tudo isso com foco em eficiência e em buscar resultados reais.

Por que atuar na área?

O curso de Lean Startup vale a pena, porque você vai aprender a resolver problemas e atender necessidades de um dos principais mercados da atualidade. Boa parte dos softwares e aplicativos de sucesso, em algum momento, foram startups, que precisavam se provar verdadeiros negócios.

Junto com a gestão da inovação, é uma das graduações mais relevantes para área.

Aliás, a gestão em inovação é mais indicado se você tem um perfil mais próximo de um administrador. Já o Lean Startup é uma boa forma de ser um especialista, dormindo profundamente uma metodologia.

Presencial, 100% EAD ou semipresencial: em qual vou me adaptar melhor?

Não há certo nem errado, apenas diferentes formas de aproveitar as áreas de atuação em alta conforme seus gostos e perfil profissional.

Quais são conhecimentos adquiridos no curso?

Os conhecimentos adquiridos na faculdade são uma boa forma de entender o trabalho do profissional de Lean Startup. Veja alguns deles!

Criação de um produto mínimo viável

O Minimum Viable Product (Produto Mínimo Viável) são versões em que não há nada além do essencial para verificar se a solução funciona. Assim, o profissional consegue verificar se a inovação faz sentido e aprender, antes de fazer um grande investimento.

Análise e estudos de estratégias e modelos de negócio

Os conhecimentos de Lean Startup incluem avaliar as estratégias e modelos de negócio, sugerindo melhorias, identificando oportunidades etc. Também é comum diferenciar métricas de vaidade daquilo que realmente mostra o progresso na startup.

Desenvolvimento do cliente

Todo o processo de inovação acontece com testes junto ao cliente. São feitos vários ciclos de criar, testar e aprender com o resultado junto ao contratante. E, a partir do retorno, a solução é desenvolvida.

Se você gosta de inovação, é uma excelente opção de carreira. Além disso, você pode estudar em uma instituição com experiência e credibilidade ao fazer a faculdade aqui na Pitágoras.

Além do corpo docente altamente qualificado, você terá acesso a diferenciais para se inserir mais facilmente no mercado e destacar-se na sua carreira, como os certificados digitais com parceiros e o Canal Conecta.

O curso é um tecnólogo na modalidade EAD 100% online. Assim, você tem um ingresso mais rápido no mercado de trabalho e conta com a possibilidade de fazer seus horários para estudar.

Estude na Pitágoras! 

O Lean Startup é uma excelente metodologia, sendo bastante utilizada no segmento da tecnologia. E uma boa formação é o primeiro passo para alcançar as boas oportunidades desse mercado.

Gostou do curso e quer trabalhar na área? Inscreva-se agora mesmo para o vestibular online da Pitágoras!

Você pode se inscrever também pelo Vestibulares!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Prouni, FIES, crédito estudantil ou bolsa privada: qual a melhor opção para mim?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.