Kit acadêmico odontológico: itens que você vai usar

kit acadêmico odontológico

Desconto nota do Enem

Todo futuro dentista sabe (ou, pelo menos, deveria estar ligado) que o curso tem muitas aulas práticas de preparação para o exercício da profissão. Por isso, é importante que cada um tenha os seus próprios materiais pra montar um kit acadêmico odontológico.

Você já ouviu falar disso? Tem ideia de quais são os itens que precisam fazer parte desse kit? Não adianta ir atrás só do quanto ganha um dentista –– que, só pra gente saber, é R$ 4.090.42*. Se está interessado em descobrir tudo sobre Odontologia, esse é mais um tema relevante.

Assim como ao longo do curso todo, a gente aqui da Pitágoras se preocupa com uma formação completa –– o que inclui essas informações, claro. Então, vem descobrir qual material odontológico ou de proteção que não pode faltar!

Pinça

A pinça é a parte de encaixe da broca e essa sua função precisa ser conservada ao longo do tempo –– principalmente pra evitar a geração de ruídos e o desgaste indevido da broca. Além disso, a inadequação do material garante menor precisão, o que prejudica o trabalho do profissional na hora mexer num dente.

Pra quem não sabe, esse encaixe pode ser feito de forma manual ou com o auxílio do push botton — que auxilia o processo de fixação ou remoção do acessório. Existe também a pinça clínica, que ajuda a pegar e acomodar objetos como algodão, gaze e outros.

Micromotor

O micromotor é um dos responsáveis pelo famoso “barulho do dentista”, que é temido por muitos pacientes. Ele acontece por conta da pressão do ar necessária pra fazer o equipamento funcionar.

Ele é usado em tratamentos como remoção de cárie, restauração, polimento e profilaxia. É um aparelho básico pra todo profissional por suas múltiplas funções –– até porque na sua ponta podem ser acopladas a diversas peças como lixas, brocas, polidores etc.

Um ponto importante ao escolher o seu micromotor é o design. Em primeiro lugar, pela questão do tamanho e ergonomia, permitindo a inserção na cavidade oral sem problemas. Por exemplo, quem pretende trabalhar com Odontopediatria precisa ter um kit apropriado pra crianças.

Outro fator que merece atenção é a presença de muitos detalhes (tipo desenhos ou desníveis) no design do produto, que podem acumular sujeira. Mais do que bonito ou atraente, o equipamento precisa ser funcional, né?

Contra-ângulo

Esse é mais um instrumento usado em vários procedimentos odontológicos, especialmente em cirurgias que envolvem perfurações ou desgastes do tecido ósseo.

Ao longo da sua rotina de estudos, você provavelmente vai entender que existem tipos de contra-ângulo que são mais indicados pra determinadas funções. Então, no início pode não ser necessário comprar todos, mas talvez seja importante investir na variedade com o tempo.

Tenha em mente que isso depende do fluxo de atividades de cada profissional e das suas especialidades, por exemplo.

Motor de alta rotação

Conhecido por algumas pessoas como caneta de alta rotação ou turbina extratorque, esse é um aparelho indispensável pra realização de muitos tratamentos no consultório de Odontologia — assim como o micromotor.

Tour pela prova do Enem

O número de rotação de cada modelo vai influenciar a capacidade de velocidade do motor. Uma das diferenças entre baixa e alta rotação é que, quanto mais forte, maior a necessidade de refrigeração pra entrar em contato com o dente.

Peças retas

Completando o time de ferramentas presentes na rotina do dentista, temos as peças retas ou peças de mão. Elas são metálicas e devem ser feitas de um material de alta qualidade, resistente e estável. Alguns modelos disponíveis são:

  • reta curta;
  • reta longa;
  • reta multiplicadora;
  • angulada;
  • angulada multiplicadora.

EPIs

Pra finalizar as dicas, nenhum profissional da Odontologia pode esquecer os Equipamentos de Proteção Individual (ou EPIs). Tenha em mente que o seu sucesso profissional está relacionado com um atendimento consciente e cauteloso pra evitar qualquer tipo de contaminação.

Aliás, o uso é obrigatório em todos os procedimentos que envolvam algum risco, pensando na segurança do profissional e do paciente. Veja só quais não podem ficar de fora.

Máscara

As máscaras são usadas pra maior proteção no ato de inspirar ou expirar. Evitam que o contato físico próximo entre o dentista e o paciente seja arriscado. Gotículas vindas do nariz e da boca podem estar contaminadas por vírus, que são transmissíveis.

Por isso, você precisar optar pelo uso constante de máscaras descartáveis, e trocando depois de cada atendimento — ou quando perceber que ela está umedecida.

Óculos

Como a máscara não consegue proteger a região dos olhos, o uso de óculos é muito importante e deve fazer parte do material do dentista. Além das luzes intensas que podem afetar a visão, o respingo de produtos ou de qualquer outra partícula é bastante perigoso pela sensibilidade da área.

Jaleco

Os profissionais da área da saúde em geral usam jalecos ou aventais pra manter o corpo protegido durante suas atividades –– sem contar que as suas roupas pessoais podem carregar impurezas. Normalmente, essas vestimentas são feitas de tecido claro e confortável, pra permitir todas as movimentações necessárias. Existem também as versões descartáveis.

Luvas

As luvas são outra barreira de contato físico, e você vai aprender na faculdade a diferença entre as mais indicadas pra procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos. Numa cirurgia, é importante que elas sejam esterilizadas, por conta do contato com o sangue e fluidos corporais.

Touca

A touca (também conhecida como gorro) descartável também ajuda a impedir contaminações. Seu principal papel é conter a queda de cabelo no ambiente ou até na própria boca do paciente, o que seria bem desagradável, né? Assim como a máscara e as luvas, deve ser trocada a cada atendimento.

Enfim, esses são os principais materiais que devem fazer parte de um kit acadêmico odontológico. Fique de olho, porque tudo o que não é descartável precisa ser guardado com cuidado, além de esterilizado e lubrificado segundo as recomendações do fabricante. Se você é (ou quer se tornar) aluno do curso de Odontologia, invista nos seus próprios instrumentos pra preservar a segurança de todos, combinado?

Aqui na Faculdade Pitágoras, oferecer um atendimento seguro e humanizado é uma das prioridades ensinadas na nossa formação. Pra se formar aqui com a gente e ter todas as informações de que precisa sobre kit acadêmico odontológico e outras tantas questões desse universo, conte com nossas formas de ingresso facilitadas e benefícios exclusivos, como o Canal Conecta.

O que está esperando pra realizar o seu sonho? Faça a inscrição no nosso vestibular e inicie os estudos pra construir uma carreira de sucesso!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados