Como é o juramento do curso de Engenharia Mecânica?

juramento engenharia mecânica

Teste Vocacional Rápido

O juramento de Engenharia Mecânica é um dos marcos na formatura. Não apenas pelo seu valor simbólico, mas por ser um momento solene em que o estudante, diante dos convidados, promete cumprir com ética sua profissão.

No curso de Engenharia Mecânica, você vai aprender que a máquina é o principal objeto de pesquisa e desenvolvimento da área. Porém, isso em momento algum pode fazer com que o humano seja deixado de lado. Mesmo que pareça algo óbvio, esse é um ponto tão importante para o futuro engenheiro que faz parte do juramento.

Você quer saber mais sobre como é o juramento em Engenharia Mecânica? Continue a leitura e descubra todos os detalhes!

O que é o juramento de Engenharia Mecânica?

Primeiramente, pra compreender o juramento de Engenharia Mecânica é preciso entender o que é o juramento de formatura. Mais do que algumas palavras ditas no dia da colação de grau, essa é uma formalidade essencial –– não à toa, ela acontece antes da entrega dos diplomas.

É importante destacar que eles podem sofrer algumas alterações, de acordo com as orientações da coordenação da instituição de ensino. Contudo, sua essência e seriedade devem sempre ser mantidas. Isso acontece porque há um juramento para as Engenharias e ele pode ser adaptado pra cada segmento dessa grande área.

Como é o juramento de Engenharia Mecânica?

Você sabe tudo sobre Engenharia Mecânica? O curso tem duração média de 5 anos e, nesse período, resumidamente, o estudante aprende a cuidar de projetos, analisar e fazer manutenção em sistemas mecânicos. 

Nesse sentido, o engenheiro mecânico precisa entender que humano e máquina são importantes, porém, nunca se deve desconsiderar a importância do homem. Além disso, ao jurar cumprir suas funções com ética, também promete enxergar a tecnologia como uma aliada, sem deixá-la dominar suas ações.

Veja como é o juramento de Engenharia Mecânica:

“Prometo que, no cumprimento do meu dever de engenheiro, não me deixarei cegar pelo brilho excessivo da tecnologia, jamais me esquecendo de que trabalho para o bem do Homem e não da máquina; respeitarei a natureza, evitando projetar ou construir equipamentos que destruam ou poluam o equilíbrio ecológico; colocarei todo o meu conhecimento científico a serviço do conforto e desenvolvimento da Humanidade. Assim sendo estarei em paz comigo e com Deus”.

Você deve ter percebido que mesmo no juramento a relação entre Engenharia Mecânica e tecnologia é destaque, não é mesmo? Outro ponto importante são os cuidados com a natureza, já que é papel do engenheiro construir equipamentos pra melhorar a vida humana, desde que isso não afete o equilíbrio do meio ambiente.

Pra que serve o juramento de Engenharia Mecânica?

É por meio das palavras ditas em voz alta e com a mão direita levantada que o formando promete cumprir, com ética, todos os deveres de sua profissão. Esse é um marco de uma jornada em que a vida acadêmica dá lugar a outras metas, seja na inserção no mercado de trabalho pra Engenharia Mecânica, seja na continuidade dos estudos.

Além disso, é a hora de prometer a todos os presentes na formatura o cumprimento das tarefas designadas ao engenheiro mecânico de modo responsável, honrando tudo aquilo que o diploma na área representa.

Como o juramento de Engenharia Mecânica afeta a atuação profissional?

Geralmente, o juramento é o último ato antes da entrega dos diplomas. Isso quer dizer que você só é diplomado engenheiro quando promete cumprir todas as atividades da profissão com ética e respeito, principalmente ao humano e a natureza.

Nesse contexto, toda vez que o profissional se ver diante de situações duvidosas ou de decisões que podem afetar esses elementos, é o juramento feito ainda durante a colação de grau a base pra uma escolha assertiva.

Você ainda tem dúvidas se vale a pena fazer Engenharia Mecânica? Aqui na Pitágoras, estamos sempre atentos às demandas das organizações. Não à toa, logo no início da faculdade, você tem disponível a Aula Destaque, em que profissionais renomados em suas áreas contam sobre suas experiências na gestão e em outras funções no mercado.

Como analisar o discurso e entender mais sobre o juramento de Engenharia Mecânica?

Na maioria das vezes, o discurso é realizado por um estudante que representa toda a turma. Ele vai lendo pausadamente as frases e o restante dos colegas repetem suas palavras. Lembrando que o juramento não é uma simples promessa: ele deve ser cumprido em todas as ações do dia a dia da profissão.

Mesmo quem estuda no técnico em Mecânica faz, diante de testemunhas, o juramento, por exemplo. Neste caso, o texto é um pouco diferente:

“Prometo exercer com dignidade, amor e respeito à lei e aos princípios éticos, a profissão que escolhi, dedicando-me inteiramente ao serviço do meu país e da humanidade. Assim prometo”

Apesar de parecer mais simples, vemos que essa é a base utilizada para o juramento de Engenharia Mecânica. Sendo assim, os sentidos do que se é falado diante de outras pessoas nesse momento está interligado com as ações profissionais da área de Mecânica.

Ao analisarmos melhor cada parte desses discursos, percebemos que todas as funções do engenheiro são movidas por ética e respeito ao homem e ao meio ambiente. Além do mais, o cumprimento das leis e princípios éticos é essencial a qualquer profissão, não é mesmo?

Chegou a sua vez!

Agora que você já sabe o que é o juramento de Engenharia Mecânica, chegou o momento de procurar uma faculdade que esteja preocupada em formar profissionais prontos pra cumprir com esses discursos. 

Como vimos, mais do que palavras, o juramento é uma forma de deixar evidente o entendimento do estudante quanto a importância de exercer suas funções com ética e respeito.

O juramento de Engenharia Mecânica é uma das últimas ações do aluno ainda como acadêmico, ou seja, é a transição entre estudante e habilitado. Aqui na Pitágoras, desde o primeiro período, você já se prepara pra cumprir o que será prometido. Nossas disciplinas são voltadas para o compromisso com o humano, sem deixar de lado a importância das demandas do mercado.

Quer dar o primeiro passo para o sucesso na carreira em Engenharia Mecânica? Não perca mais tempo: inscreva-se no vestibular da Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content