Entenda como funciona o programa de Jovem Aprendiz

estudante do programa de jovem aprendiz

Conseguir boas oportunidades profissionais é algo imprescindível para a carreira. No entanto, o caminho para as melhores vagas apresenta, muitas vezes, um obstáculo: a falta de experiência. Esse é um problema ainda mais frequente quando falamos sobre pessoas muito jovens, que têm dificuldade em conseguir o primeiro emprego.

Pensando nisso — e, claro, na importância da experiência profissional para a construção de uma carreira —, foi criado o projeto Jovem Aprendiz. Essa é uma estratégia que possibilita o ingresso dos jovens no mercado de trabalho a partir de vagas interessantes e que podem ensinar um ofício na prática.

Pronto para conhecer mais informações sobre esse tema? Então, descubra como funciona o Jovem Aprendiz e veja se ele é uma boa alternativa para você! Com todas as dicas deste post, será mais fácil identificar as possibilidades contidas nesse programa.

O que é Jovem Aprendiz?

O programa Jovem Aprendiz (regulamentado pela Lei nº 10.097) é uma estratégia do governo brasileiro para possibilitar o acesso a um primeiro emprego para as pessoas até certa faixa etária. Além de trazer uma oportunidade profissional, outro objetivo desse projeto é a aprendizagem de um ofício no dia a dia do trabalho.

A duração do contrato de trabalho especial não pode ser superior a dois anos e deve estar condizente com a rotina escolar do candidato. Ou seja, ninguém deve parar de ir às aulas para participar desse programa. A frequência escolar, inclusive, é um ponto muito importante para a permanência no Jovem Aprendiz.

Outro ponto muito importante é a jornada de trabalho. No Jovem Aprendiz, ela não pode ultrapassar as 6 horas diárias. O funcionário contratado também terá direito a todos os benefícios, como vale-transporte, férias e, claro, o décimo terceiro salário. Esse é, portanto, um trabalho como qualquer outro, com direitos e deveres.

Quais são os pré-requisitos para participar?

Assim como acontece em outros programas, é preciso conhecer as regras do Jovem Aprendiz que devem ser seguidas para a contratação dos jovens. Os pré-requisitos, portanto, são os seguintes:

  • a idade do Jovem Aprendiz mostra que o candidato à vaga deve ter entre 14 e 24 anos;
  • no caso de estar em idade escolar, o candidato precisa estar matriculado e frequentando uma instituição de ensino.

No caso de pessoas com deficiência, independentemente de qual tipo, não há uma idade máxima para a contratação. Assim, esse grupo pode utilizar esse programa a qualquer momento para ter a sua primeira experiência profissional!

O jovem aprendiz estará alocado em uma vaga que possibilitará, então, o seu crescimento como indivíduo e como profissional. É fundamental, inclusive, que a profissão não ofereça nenhum prejuízo ao seu desenvolvimento. O empregador deve seguir uma série de normas para se adequar a esse programa.

Qual é a importância do programa na carreira do jovem?

Quando falamos sobre uma carreira, a elaboração de um plano de atividades de estágio é fundamental. Ele permite o treinamento e a aplicação, na prática, de todos os conceitos obtidos durante as aulas teóricas. Por conta disso, a maioria das faculdades oferece essas oportunidades em sua carga horária. Por isso, saber como funciona o Jovem Aprendiz é uma boa pedida.

Por que, então, não começar esse processo desde antes do ensino superior? O jovem que investir em uma qualificação prática antes desse passo em sua vida educacional estará diante de um futuro promissor.

Ao entrar no programa Jovem Aprendiz, ocorre um preparo precoce para o mercado de trabalho, com a qualificação e preparação ao dia a dia de um emprego. Além disso, essa é uma ótima chance para obter uma remuneração (algo que não acontece em um estágio não remunerado) e, quem sabe, buscar outras oportunidades de aprendizado, como em cursos variados.

Como ele pode abrir oportunidades ao jovem?

Em primeiro lugar, o Jovem Aprendiz elimina a questão do “primeiro emprego”. Muitas vagas exigem uma experiência prévia do candidato, o que dificulta a conquista da primeira colocação profissional.

Em segundo lugar, fazer parte do projeto mostra que o candidato é interessado, capaz e que recebeu a qualificação profissional necessária em um ambiente perfeitamente designado para isso. Assim, ele se destaca em meio aos seus concorrentes por ter um preparo maior.

Por isso, sempre que possível, busque esse tipo de vaga. Elas serão extremamente vantajosas para o seu currículo e para o aprendizado profissional. Utilizar a internet é uma ótima maneira para obter novidades sobre vagas, mas, além disso, o jovem pode buscar oportunidades também por meio de um aplicativo de emprego.

E após o Jovem Aprendiz? O que fazer?

O programa Jovem Aprendiz é, realmente, uma boa oportunidade para dar início à carreira! Mas e depois? Quais são os próximos passos? É preciso investir em mais preparação antes de ingressar no mercado ou apenas essa experiência já é o suficiente para se destacar em meio à concorrência? A resposta é simples: isso não é o bastante!

Definitivamente, não devemos parar por aí! Investir em uma graduação também é algo extremamente necessário para o sucesso profissional. Além de ensinar a profissão por uma ótica mais técnica, o ensino superior é essencial como diferencial competitivo no mercado. Nesse contexto, a Pitágoras é a faculdade certa para você!

Essa é uma instituição que alia conhecimento de qualidade com tecnologia e inovação, somadas a um corpo docente de primeira linha e várias opções de curso. Além disso, há uma preocupação forte com a preparação profissional na prática. Para isso, contamos com as vantagens do Canal Conecta, que o aproxima de vagas nas melhores empresas durante a graduação.

Agora que você já conhece tudo sobre o assunto e sabe como funciona o Jovem Aprendiz, o que está esperando? Prepare-se para participar e começar a sua vida profissional com o pé direito! Essa é uma ótima oportunidade para aprender um ofício e, de quebra, ganhar experiência para a sua futura carreira.

Conhece outras pessoas que poderiam gostar deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais! Você ajuda seus amigos a conhecerem esse projeto e, assim, eles podem dar início a suas carreiras ao participarem do programa Jovem Aprendiz!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content