Influenciador Digital: o que faz e como se tornar um

Influenciador Digital

Quem nunca foi influenciado por uma pessoa a comprar um determinado produto ou serviço? Antigamente, isso ficava mais restrito aos nossos pais, amigos e grandes celebridades. Mas hoje a questão se tornou muito maior: isso porque o mercado de influência tomou fôlego e virou uma profissão bastante atrativa.

Se você já pensou como ser um influenciador digital ou mesmo tem interesse em conhecer mais sobre o mercado, este post é pra você. Nele, a gente traz um panorama sobre o que fazer pra ser um influenciador, os ganhos e também dicas pra se destacar. Curioso? Continue a leitura!

O que é um influenciador digital?

Se você navega pelo Instagram, YouTube ou outra rede social, com certeza já deve ter se deparado com os influenciadores digitais — ou digital influencers. É bem provável que siga algum também, ainda mais se está conectado. Mas, afinal, como melhor definir a expressão dessa nova profissão?

O influenciador digital nada mais é do que uma pessoa com um público fiel e engajado nos seus canais online. Eles exercem a influência na tomada de decisão dos seus seguidores. Por isso, são contratados pelas marcas pra divulgar determinado produto ou serviço.

Existem diferentes categorias de influenciadores, que variam conforme o número de seguidores — dos nanoinfluenciadores, com até 10 mil, aos megainfluenciadores, com mais de 1 milhão.

Mas não basta ter um número de pessoas seguindo pra ser considerado influenciador, viu? É preciso passar credibilidade, autoridade e tenha envolvimento real com o seu público, estando alinhado com ele.

O que faz um influenciador digital?

O influenciador é o responsável direto pelo marketing de influência, o que consiste em ações a favor da marca, estabelecendo uma relação de confiança com o público dela.

Entre as ações temos:

  • criação de conteúdo sobre a marca;
  • posts patrocinados;
  • palestras;
  • participação em eventos;
  • colaborações pra lançamentos de produtos.

Ou seja, um influenciador tem como foco divulgar a marca, seja pra reforçar a imagem dela diante do público, seja pra vender produtos. Por isso, é muito importante que ele tenha um nicho em que se destaque, o que faz toda a diferença na hora de firmar contratos com as marcas.

O mercado hoje conta com digital influencers de diferentes áreas de atuação, como moda, beleza, games, vida fitness, esporte, culinária e por aí vai. E por que é importante seguir um caminho? As empresas procuram aquelas pessoas que tenham ligação com a marca e estejam ligadas com o público que ela deseja atingir.

Quanto ganha um influenciador digital?

Um fator que impacta na hora de determinar os valores que um influenciador digital recebe é o número de seguidores. Mas não pense que é só isso! O engajamento, aquela interação com do público, também conta muito no valor recebido por campanha.

Existem diversos estudos que mostram quanto ganham os influenciadores, mas é muito difícil que os mais famosos revelem exatamente o seu faturamento mensal — até mesmo porque existem nomes de marcas envolvidas. Mas uma pesquisa divulgada na revista Época Negócios mostrou que um profissional no YouTube com 7 milhões de seguidores poderia receber até 300 mil dólares e no Instagram, cerca de 150 mil dólares.

Uma apuração do portal UOL mostrou que alguns grandes influenciadores podem ganhar cerca de R$ 300 mil a R$ 500 mil mensais. Já aqueles que contam com 20 mil a 200 mil seguidores chegam a faturar R$ 30 mil. Enquanto os microinfluenciadores levam até R$ 15 mil.

Como se tornar um influenciador digital?

O mercado de influenciador é bem atrativo, né? Mas pra conseguir faturar com o seu trabalho na internet, é preciso bem mais do que conquistar seguidores. É por isso que a gente separou umas dicas pra te ajudar a ingressar na carreira!

Crie conteúdo relevante

Escolher um nicho e criar conteúdo relevante sobre o assunto é o primeiro passo pra se destacar como influencer. Com a grande quantidade de pessoas querendo ter seu espaço na internet, é essencial seguir o movimento de criação de um material exclusivo, que fuja das publicações que são mais do mesmo.

Conhecer o seu público, o tom de voz a ser usado com ele e os tipos de interesse que ele tem são atitudes que te ajudam na criação de conteúdo relevante e de qualidade. Procure trazer diferenciais para as suas publicações e destacá-las de um jeito único. Pode ser desde um tipo de cor usada nas fotos até um slogan criativo.

Faça networking

Assim como no mundo corporativo, os influencers também precisam estabelecer uma rede de contato com outros profissionais da área, o famoso networking. E por que isso é importante? Justamente pra conhecer mais sobre o segmento de atuação, entender os diferenciais que o destacam e ainda garantir futuras parcerias.

É muito legal, por exemplo, participar de eventos com outros influenciadores digitais. Geralmente, esses momentos são de troca e você ainda passa a ter um contato maior com esse mundo.

Engaje junto dos seus seguidores

Não importa se você tenha poucos ou muitos seguidores: um dos segredos do sucesso do influenciador é o seu poder de engajamento junto dessas pessoas. Mesmo que não dê pra responder cada um dos comentários, busque sempre mostrar para aquelas pessoas que você está lendo o que foi publicado. Interaja por meio de stories ou mesmo em lives, no caso de a sua rede principal ser o Instagram, por exemplo.

Entenda sobre Marketing Digital

Se tem algo que ajuda bastante no engajamento é o Marketing. São diversas as técnicas dessa área pra atrair potenciais consumidores, entender a persona com quem você fala e entregar o conteúdo de que ela precisa. Por isso, invista em leituras sobre as tendências e desafios, não pare de buscar conhecimento.

A geração millennials vê cada vez mais a influência digital como um mercado de trabalho — e não por acaso, as instituições de ensino estão atentas a isso, buscando cursos que ensinem técnicas que podem ser aplicadas no mercado digital.

Grande parte dos influenciadores tem perfis profissionais ligados às áreas da comunicação, na qual se encontram cursos como Jornalismo e Publicidade e Propaganda, e ao Marketing. Se qualificar te ajuda a ter um diferencial, e a Pitágoras, antenada nessas novas tendências, trabalha em seus cursos justamente a prática para os meios digitais.

Já ouviu falar em Habilidades Digitais? Pois bem. Os alunos da Pitágoras contam com esses estudos online, disponibilizados no AVA a cada semestre. Eles podem aprender gratuitamente sobre alfabetização digital e skills transversais — que incluem comportamentos e mindset. Quer jeito melhor de se tornar um influenciador do que com esse benefício?

Invista nessa ideia!

Durante os cursos, você adquire conhecimento pra ter uma experiência profissional única e de qualidade. Então, se você quer iniciar a sua carreira como influenciador digital, é interessante seguir não só as dicas trazidas neste conteúdo, mas também buscar uma qualificação.

Quer começar a se preparar pra esse futuro? Se inscreva no nosso vestibular!

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