O que faz um hematologista? Conheça as principais funções desse especialista!

Conhecer as áreas da medicina é uma excelente ideia para quem está em vias de entrar para a faculdade. E a pesquisa educacional que um estudante pode realizar vai além de procurar informações sobre salário médio, vestibular, grade curricular, entre outros. Aqui, vamos te informar um pouco sobre o que faz um hematologista.

A Hematologia é o ramo da medicina que estuda funções, distúrbios e tratamentos relacionados com o sangue humano. Assim, é uma especialidade médica, que deve ser realizada como pós-graduação ou residência específica após a Faculdade de Medicina. Quem deseja trabalhar com pesquisa, também pode encontrar na área da Hematologia um campo de atuação.

Saiba o que faz um hematologista em diferentes subespecialidades nessa área!

O que faz um hematologista?

O hematologista é o médico que trata das doenças relacionadas com o sangue, suas células e órgãos hematopoéticos, que são os responsáveis pela formação das células do sangue. Esse profissional também poderá solicitar exames hematológicos para os seus pacientes para realizar uma investigação mais aprofundada sobre como estão as condições de saúde dessas pessoas.

O que faz um hematologista clínico?

O hematologista que trabalha na clínica atende pacientes que procuram essa especialidade devido a distúrbios ou que necessitam de um exame de rotina, como um hemograma. Dessa forma, o hematologista clínico irá trabalhar em clínicas especializadas ou abrir a sua própria clínica, atuando como médico autônomo. Assim, esse profissional irá atuar para tratar as doenças relacionadas com o sangue de seus pacientes.

O que faz um hematologista hospitalar?

Como o nome já diz, o hematologista hospitalar irá focar a sua atuação no atendimento dentro de hospitais. Nesse cargo, será responsável pelo atendimento, pedido e análise de exames de emergência que possam estar relacionados com pacientes em estado grave que procuram unidades de saúde, como hospitais gerais e outras instituições hospitalares. Esse médico poderá trabalhar em plantões ou atuar em horários específicos nesses locais.

O que faz um hematologista laboratorial?

O Hematologista que trabalha diretamente nos laboratórios é o chamado laboratorial. Ou seja, é o profissional médico que analisa as amostras de sangue que são colhidas de pacientes que necessitam de um exame hematológico, como um hemograma, por exemplo.

Esse é o médico que vai avaliar a situação do paciente e promover um diagnóstico no seu exame que foi realizado. É extremamente importante a presença de um hematologista em laboratórios que realizam exames de sangue.

O que faz um oncohematologista?

O oncohematologista é o profissional médico da hematologia especialista em oncologia. Dessa forma, esse é o médico que irá tratar de doenças malignas no sangue e nos gânglios, como linfomas, leucemias, doenças mieloproliferativas, entre outros. Assim, é um profissional importante para atuar com suas atribuições em juntas médicas quando existe um paciente que apresente alguma dessas doenças citadas.

O que faz um hematologista em Hemoterapia?

O hematologista especialista em Hemoterapia irá trabalhar com pacientes que necessitam de transfusão de sangue e outros recursos que fazem parte desse tratamento. Por isso, é um profissional capacitado para tratar de doenças que necessitam desse tipo de terapia, como é o caso da hemofilia. 

É um procedimento especial, portanto necessita de especialista, já que na Hemoterapia os componentes do sangue de uma pessoa, que pode ser o sangue total, o plasma ou plaquetas são separados para serem transfundidos em outra pessoa, necessitada desses componentes.

Na Pitágoras, o seu sonho de se tornar um médico hematologista está mais próximo!

A Pitágoras é um excelente centro universitário, com infraestrutura e laboratórios de ponta para que seus alunos aproveitem o melhor do ensino superior. Por essa razão, cursar medicina na Pitágoras é estar em um ambiente de primeiro mundo, além de poder usufruir de um corpo docente super qualificado, composto por mestres e doutores, que está à disposição dos alunos.

Assim, na Pitágoras você está mais próximo de realizar o sonho de se tornar um médico Hematologista, já que o curso de medicina da Pitágoras foi desenvolvido para que os seus alunos experimentem as áreas da medicina. Aliando teoria e prática, esse curso está pronto para te receber!

Por isso, não perca mais tempo e faça agora mesmo a sua inscrição para o processo seletivo da Pitágoras. Clique aqui para ser direcionado ao portal de inscrições.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Artigos relacionados