Guia de estudos para o vestibular de Medicina 👩‍⚕️

estudantes de medicina

Seu grande sonho é se tornar um médico? Muito bem! Essa é uma profissão valorizada no mercado de trabalho e que proporciona experiências únicas também no âmbito do crescimento pessoal. Em outras palavras, a Medicina é uma carreira engrandecedora em todos os aspectos de nossas vidas!

O salário de um médico também é outro dos motivos que atraem os estudantes, com sua média de R$ 7 mil*. Mas pra que esse objetivo seja alcançado, há alguns desafios que devem ser superados pelo estudante. O primeiro deles é o vestibular de Medicina, um dos mais concorridos dentre todas as carreiras.

Nada melhor do que contar com toda a ajuda possível, né? O curso de Medicina aqui da Pitágoras é cheio de diferenciais pra você se preparar ainda mais. Além dos professores altamente qualificados, temos a infraestrutura completa pra sua prática profissional, contando com benefícios exclusivos — como o Canal Conecta.

Mas antes, vamos focar a forma de ingresso, né? Pra te ajudar, a gente separou algumas dicas pra que você possa elaborar o melhor guia de estudos para o vestibular de Medicina, alcançando a nota de corte dessa carreira e dando o primeiro grande passo rumo à prática médica. Boa leitura!

Analise o edital

Cada processo seletivo, inclusive pra concursos públicos e vagas de emprego, tem um edital próprio. Ele nada mais é do que o conjunto de “normas” e especificações daquele evento. Isso também é válido pra vestibulares de qualquer curso, incluindo o de Medicina, que muitas vezes tem detalhes bastante particulares.

Por isso, não deixe de estudar o edital com muita cautela, ficando de olho nos artigos. Lá, você encontra não só as informações sobre a prova (como matérias que podem ser cobradas), mas também a respeito da possibilidade de conquistar uma bolsa em Medicina, o que deve ou não ser levado para o dia do exame e muito mais.

Observe os pesos das disciplinas

Outro detalhe que também está especificado nos editais diz respeito ao peso de cada disciplina para aquele vestibular. É muito comum que determinadas matérias tenham um “valor maior” na hora de calcular a média final de sua prova. Isso acontece bastante, por exemplo, pra conseguir uma vaga a partir da nota do Enem.

O curso de Medicina tende a dar mais ênfase nas disciplinas de Biologia, Química e Física. Afinal, esses são assuntos que frequentemente fazem parte do dia a dia do estudante e futuro médico. Mas instituições diferentes podem cobrar pesos maiores de outras matérias. É importante prestar atenção nesse ponto.

Pratique o autoconhecimento

Estudar para o vestibular de Medicina não é nada fácil. Esse é um curso muito concorrido e é normal que aplicar uma pressão sobre si mesmo — que, infelizmente, também ocorre por parte da família, dos amigos e de outras pessoas do ciclo de convivência do vestibulando. Já passou por isso? Nesses cenários, se conhecer é essencial.

Saiba bem quais são os seus pontos fortes e fracos pra trabalhá-los com sabedoria. Cuide de sua saúde física e mental — nada de deixar de dormir pra estudar, porque isso prejudica muito o rendimento, ok? — e tente confiar no seu potencial. Esses passos são parte importante de qualquer guia de estudos pra Medicina no vestibular.

Faça um bom cronograma de estudos

O próximo passo é elaborar um bom cronograma de estudos pra não perder o foco e não se deixar desorganizar. A procrastinação é um problema muito comum entre muitos estudantes e pode prejudicar o rendimento no dia da prova. Além disso, acumular matéria é algo que tende a contribuir para o aumento da ansiedade, gerando uma bola de neve difícil de controlar.

Por isso, considere a sua rotina, saiba quais são as matérias nas quais você mais tem dificuldades (e as priorize!) e faça um bom plano de estudos pra Medicina. Esse é um dos principais segredos de sucesso daqueles que já passaram por esse processo e hoje estão na faculdade ou já atuam na área da saúde.

Realize provas anteriores

Outro ponto fundamental de um bom guia de vestibular de Medicina é a realização de simulados e edições anteriores. Essa dica é válida pra provas de qualquer instituição, mas é absolutamente indispensável quando o assunto é o Exame Nacional do Ensino Médio.

A realização de provas anteriores é uma das principais formas de passar em Medicina pelo Enem. Afinal, com essa prática, você aprende o “jeitão” do exame e se sente muito mais preparado e confiante pra dominá-lo. Por isso, não deixe os simulados de fora de sua rotina de estudos!

Busque dicas de veteranos e médicos já formados

Quem sabe melhor sobre como estudar pra Medicina do que os que já passaram por isso, né? Sendo assim, que tal buscar o contato de pessoas que sentiram na pele tudo o que você está passando e se preparar a partir da experiência dos outros?

Nas redes sociais, existe uma série de grupos de apoio nos quais ex-vestibulandos de Medicina oferecem dicas e conselhos. A busca desse tipo de conteúdo em canais do YouTube também é muito válida, já que há diversos influenciadores que dedicam o seu tempo a passar as próprias experiências vividas durante a época de vestibular.

Considere um cursinho preparatório

Por fim, uma dica que não pode deixar de ser passada pra quem quer fazer um bom curso de Medicina: considere investir o seu tempo num cursinho preparatório. Esse tipo de estratégia ajuda bastante, especialmente considerando que os professores desses projetos são qualificados e têm uma longa experiência nas provas mais concorridas.

Além disso, é possível escolher um entre os melhores cursinhos online e se preparar para o vestibular de Medicina sem sair de casa! Você une o útil ao agradável, se prepara com os melhores professores do mercado e, de quebra, economiza um bom dinheiro e muito tempo no seu dia a dia.

Gostou de conhecer essas dicas de guia de estudos para o vestibular de Medicina? Agora, você só precisa começar a sua preparação pra esse grande momento! Seguindo um bom cronograma e levando as nossas dicas em consideração, você certamente vai ter um bom desempenho e pode alcançar os seus objetivos logo!

Que tal aproveitar o momento e se inscrever para o vestibular de Medicina da Pitágoras? Com ele, você assegura o ingresso numa instituição renomada e que conta com toda a infraestrutura necessária pra te ajudar a se tornar um grande profissional da saúde.

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content