Grades, ajuste de horários e DPs. Vamos falar sobre isso?

estudante sentada vendo computador resultado do fies

Desconto nota do Enem

E aí, pronto para voltar às aulas? Em todo início de semestre, você tem autonomia para ajustar a sua grade curricular. É importante que você se sinta confortável no semestre para sair bem-sucedido!

Hoje vamos falar sobre o processo para alunos da modalidade EAD.

Saiba que, se você for nosso aluno EAD, você pode fazer ajustes quando possuir disciplinas de Adaptação (AD) ou Dependência (DP), ou seja, não é possível realizar o ajuste de grade curricular para disciplinas regulares da série (DS). Estas deverão ser cursadas obrigatoriamente no semestre vigente. 

Relembre a diferença entre AD e DP

  • AD (adaptação): disciplinas dispensadas pelo processo de matrícula tardia, que devem ser cursadas durante o curso.
  • DP (dependências): disciplinas de reprovas por média ou frequência.

Precisa incluir disciplinas?

Você pode incluir quantas disciplinas quiser de AD/DP de semestres anteriores no semestre vigente. Não será possível incluir disciplinas de semestres posteriores ao que você está cursando.

Veja como fazer essa solicitação:

Portal do Aluno >> Serviços Online >> Solicitações de Serviços >> Inclusão de DP e/ou AD.

Precisa excluir disciplinas?

No caso de exclusão de disciplinas AP ou DP, lembre-se de que no último semestre não será possível realizar a exclusão. Confira como realizar a solicitação para a exclusão de disciplinas:

Portal do Aluno >> Serviços Online >> Solicitações de Serviços >> Exclusão de DP e/ou AD.

Como funciona a inclusão automática?

A faculdade inclui automaticamente disciplinas de AD/DP na sua grade curricular conforme a regra:

Quantidade de disciplinas regulares x 50% = disciplinas inclusas AD/DP.

Caso você não queira cursar as disciplinas de AD/DP inclusas automaticamente, você pode realizar a exclusão. Se você não realizar o ajuste das disciplinas, o sistema irá priorizar a disponibilização das disciplinas mais antigas.

Regra de inclusão:

Regra de inclusão automática de disciplinas Pitágoras
Regra de inclusão automática

Quais disciplinas você pode incluir ou excluir?

A inclusão/exclusão pode ser feita em casos de Adaptação (AD) ou Dependência (DP), ou seja, se teve reprovas, matrícula tardia, algum tipo de transferência, retorno ao curso e alteração da grade curricular ou aproveitamento de estudos. As disciplinas possuem impacto financeiro, portanto, fique atento às regras de cobrança e ao ajuste de grade. 

Quais disciplinas você não pode incluir?

Não será possível incluir disciplinas de Estágio e TCC que não possuem aprovação na ordem, ou seja, a inclusão do Estágio II sem aprovação do Estágio I.

Quais disciplinas você não pode excluir?

Não será possível realizar a exclusão de disciplinas regulares da série (DS). Estas devem ser cursadas obrigatoriamente no semestre vigente. Também não será possível realizar a exclusão de disciplinas de Estágio e TCC, pois são disciplinas que precisam ser cursadas na ordem, ou seja, deve-se cursar o Estágio I e TCC I antes do Estágio II e TCC II.

Tour pela prova do Enem

Precisa suspender disciplinas?

A suspensão de disciplinas pode ser solicitada quando o aluno, calouro ou veterano, efetiva tardiamente a sua matrícula/rematrícula. A solicitação pode ser realizada apenas uma vez por semestre. Veja como:

Portal do Aluno >> Serviços Online >> Solicitações de Serviços >> Matrícula Tardia

O deferimento e a suspensão das disciplinas ocorrem de forma automática. As disciplinas ficarão com situação suspensa (SE) e serão inclusas automaticamente na sua grade curricular no próximo semestre sem custo.

Precisa suspender disciplinas para cursar somente DP?

A suspensão do semestre será feita de forma automática, assim que você efetivar a rematrícula para o próximo semestre. A mensalidade 01 será no valor integral e a partir da mensalidade 02 serão cobradas somente as dependências.

As disciplinas de série do semestre (DS) ficarão com status suspensa (SU) ou dispensado (DI), e você cumprirá somente as disciplinas de Dependência (DP) ou Adaptação (AD).

Caso alguma disciplina de dependência não for lançada automaticamente, entre em contato com o seu Polo de Apoio.

PARA FICAR MAIS CLARO, VEJA O EXEMPLO DA ALUNA LÍVIA:

Lívia está no 4º semestre de Psicologia e possui 6 disciplinas regulares (DS) desse semestre e algumas matérias anteriores a cursar, que foram inclusas automaticamente em sua grade curricular. Então, Lívia terá que cursar no total 9 disciplinas, sendo 6 disciplinas regulares (DS) do 4ª semestre e 3 disciplinas dos semestres anteriores (2º e 3 º), seguindo a regra de inclusão.

Se a Lívia não quiser cursar as 3 disciplinas inclusas automaticamente na sua grade, ela pode fazer a exclusão no seu Portal do Aluno em:

Serviços Online >> Solicitações de Serviços >> Exclusão de DP e/ou AD.

Confira no detalhe:

Processo de exclusão de DP e/ou AD Pitágoras
Processo de exclusão de DP e/ou AD

Fácil, não é mesmo? O processo de ajuste de grade auxilia você durante o curso para que tenha uma experiência personalizada de acordo com suas necessidades. Acesse aqui e deixe a grade do seu próximo semestre do jeito que você precisa!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1.9 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados