7 passos para uma gestão estratégica de pessoas

imagem com conexões representando gestão de pessoas

Quem sonha em atuar na parte de gestão estratégica de pessoas sabe que os desafios da profissão são muitos. Mas, ao mesmo tempo, grandes são as chances de contribuir diretamente para o sucesso de vários profissionais. É por isso que desenvolver habilidades interpessoais se torna tão importante, em especial ao ocupar um cargo como líder.

Mas como fazer a gestão estratégica de pessoas? O que preciso pra se tornar um bom líder? De que maneira formar melhores profissionais? Neste post, a gente separou dicas bem legais do que fazer enquanto profissional de RH e também como o curso da Pitágoras pode te ajudar a trabalhar essas questões e melhorar seu currículo. Curioso? Continue por aqui!

Ofereça treinamentos

O treinamento e desenvolvimento de pessoas faz parte do dia a dia de um líder de RH. Se você sonha em seguir essa carreira, saiba que é muito importante entender o que precisa ser melhorado na empresa pra poder treinar os colaboradores.

Sabia que existem diferentes formas de preparar um profissional? Pois é, como um membro do RH, você vai ter que desenvolver questões:

  • comportamentais: pra um profissional ser excelente naquilo que ele faz, mais do que uma boa formação e experiência, ele precisa ter habilidades comportamentais. Da inteligência emocional até a comunicação com o colega, é importante que ele desenvolva um comportamento exemplar;
  • liderança: por mais que a pessoa diga que não deseja ser líder, todo mundo precisa da capacidade de liderança, até mesmo pra ter mais voz e tomar conta de projetos;
  • habilidades: é preciso treinar também as competências técnicas –– quanto melhores, mais produtivos os trabalhadores se tornam, lembre disso.

Inclusive, grade curricular da Pitágoras tem algumas disciplinas bem focadas no dia a dia da profissão. Isso vai te ajudar a preparar melhor esses treinamentos e conquistar a máxima qualificação dos profissionais liderados.

Mantenha sua equipe motivada na gestão estratégica de pessoas

Pra você que quer saber como fazer gestão estratégica de pessoas de qualidade, saiba que vai precisar manter a sua equipe de trabalho motivada. Um time é composto por profissionais com diferentes personalidades e perfis. É preciso entender cada um deles pra que, juntos, os resultados gerados pelo trabalho sejam positivos para o grupo e a empresa.

Se você trabalha com RH e gestão de pessoas, deve ter em mente três dos pilares de motivação, que são:

  • atenção: ouvir os colaboradores, suas dúvidas, dificuldades e também aquilo que eles fazem de melhor;
  • reconhecimento: quando não é reconhecido, um profissional talentoso se sente desmotivado e pode até deixar a empresa. Por isso, reconheça os esforços dessas pessoas e faça com que todo o grupo perceba também;
  • segunda chance: todo mundo erra e isso é comum. Ao solucionar um problema ou mesmo tentar crescer, saiba que obstáculos vão aparecer –– o importante é incentivar os funcionários a darem seu melhor.

Melhore a comunicação

Se você se pergunta o que o setor de RH faz, saiba que a resposta é trabalhar a comunicação interna de uma empresa. Todo mundo precisa saber passar e compreender as informações, não acha? Uma maneira legal de fazer isso é adotar a “política de porta aberta”: ela incentiva as pessoas a se aproximarem, especialmente, na relação entre líder e colaborador.

Pra uma comunicação eficiente, é interessante que todo mundo se sinta confortável pra falar e seja ouvido. De forma prática, os treinamentos podem focar desde a maneira como a pessoa se expressa até preparar os trabalhadores pra apresentações. Inclusive, aqui na Pitágoras, a gente valoriza muito essa habilidade entre os nossos alunos, que já saem preparados para o mercado.

Invista na automatização

Investir em automatização significa usar as tecnologias pra facilitar o dia a dia da gestão estratégica de RH. Hoje, tem um monte de ferramenta legal que ajuda o profissional de RH a trabalhar com mais qualidade, do controle de ponto dos colaboradores até a triagem de currículos pra uma vaga.

Estar informado sobre as inovações lançadas pelo mercado é muito importante. Sempre tem aquela ferramenta que ajuda no nosso dia, né? Então, se atualize constantemente nas tendências de Recursos Humanos. Assim, aquela parte do trabalho que pode ser feita de maneira automática não vai tomar tanto seu tempo.

Incentive a troca de feedbacks

Aqui na Pitágoras, um dos principais ensinamentos que a gente oferece aos nossos alunos de RH é que eles devem incentivar a troca de feedbacks nas empresas em que forem trabalhar. Essa atitude ajuda e muito no desenvolvimento de equipes.

O feedback pode contribuir não só pra uma pessoa crescer como profissional, mas também pra que ela gere impactos positivos no time em que está. Além do mais, ajuda a empresa a saber no que ela precisa melhorar, a engajar os trabalhadores, encorajar novas ideias e tornar o ambiente mais amigável pra todos.

Promova o desenvolvimento profissional e pessoal no ambiente de trabalho

Trabalhar o desenvolvimento profissional de uma pessoa significa ajudá-la a desenvolver melhores técnicas de trabalho e focar as habilidades que ela ainda precisa adquirir. A gente até falou da importância dos treinamentos, né? Aqui, vale destacar também as mentorias com os líderes, oferecimento de cursos e até aquele incentivo às especializações.

Não se esqueça também de trabalhar o crescimento pessoal. Muita gente chega tímida no trabalho, por exemplo. Mas quando o departamento de RH faz uma ação estratégica eficiente, a pessoa tem a chance de ganhar mais confiança e oferecer uma entrega de qualidade.

Avalie resultados e ações corretivas

Ao propor uma mudança, especialmente enquanto gestor de RH, procure acompanhar os resultados obtidos a partir dos feedbacks e treinamentos. Não se esqueça das ações corretivas: veja se elas fazem sentido para o contexto da empresa e para os funcionários.

Apresentar soluções possíveis é um dos caminhos do sucesso na gestão estratégica de RH e te permite alcançar bons resultados. Mantenha o contato com os profissionais e conheça mais sobre a realidade pra sugerir ações que, de fato, vão ter resultado.

O curso de Gestão de Recursos Humanos te prepara pra atuar na área estratégica de pessoas em apenas 4 semestres. A graduação tecnológica da Pitágoras te forma pra trabalhar em empresas de diversos portes e segmentos, tendo um embasamento teórico e técnico profundo na área. Por isso, se você quer se tornar um profissional completo e ainda ser um líder em gestão estratégica de pessoas, vem estudar com a gente.

Além de formas de ingresso facilitadas, você ainda conta com o Canal Conecta pra encontrar os melhores empregos e estágios na área. Já pensou conquistar salários médios de R$ 3.801* antes mesmo de pegar o diploma em mãos? Também pode se desenvolver na gestão estratégica de pessoas em modalidades de ensino presencial, semipresencial ou 100% online.

Pra você que quer entrar na faculdade e já sabe o que é gestão estratégica de pessoas, estamos com as inscrições do vestibular abertas. Se inscreva agora mesmo!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content