6 passos para trabalhar com a Gestão de Segurança Pública

homem que trabalha com gestão de segurança pública em frente ao computador

Assim como diversos tipos de empreendimentos, órgãos como a Polícia Militar, Civil e Federal também precisam ser gerenciados. Porém, não é qualquer pessoa que pode atuar nesse cargo: é necessário um profissional especializado em Gestão em Segurança Pública. Afinal, ele terá uma grande responsabilidade em suas mãos.

Isso porque ficará responsável por elaborar, coordenar e implementar políticas e programas, a fim de reprimir a violência, combater o crime e os conflitos sociais. Sendo assim, para trabalhar com Gestão de Segurança Pública, é preciso começar do jeito certo seguindo alguns passos:

  • fazer o curso superior de Gestão Pública;
  • identificar o órgão em que gostaria de trabalhar;
  • conferir os editais de concursos;
  • ficar atento aos prazos de inscrição;
  • preparar-se adequadamente para as provas;
  • fazer uma especialização.

Assim, você terá todo o preparo que precisa para atuar nessa área com competência. Quer saber mais? Então, continue lendo para conferir os passos que você precisa seguir para conquistar o sucesso profissional e deixar a sua contribuição para a sociedade!

1. Faça o curso superior de Gestão Pública

Vimos, então, que é preciso ser um profissional especializado na área para trabalhar com Gestão em Segurança Pública. Afinal, trata-se de uma profissão de grande peso para a sociedade e que envolve diversas responsabilidades e aspectos que impactam a vida de todos.

Mesmo que pareça se tratar de uma área simples, na verdade, a segurança dos cidadãos, bem com a boa convivência entre eles, depende muito das políticas e programas implementados pelos órgãos de defesa. Assim, o profissional deve ter conhecimentos sobre Sociologia, Direito do futuro, Gerenciamento de Crises, e outros.

Portanto, se você deseja seguir a sua carreira nesse ramo, é fundamental que faça o curso superior de Gestão Pública. Mas escolha com cuidado a instituição de ensino que o formará, pois isso pode ser um grande diferencial em sua atuação profissional.

Aqui na Pitágoras, você pode obter essa formação em 4 semestres, estando apto para atuar em todas as esferas do poder público nos mais diferentes cenários sociais, políticos, econômicos e legais. Tudo isso com o auxílio de professores qualificados, acompanhamento continuado e foco em seu desenvolvimento.

Também poderá contar com o Canal Conecta para conquistar as melhores vagas de emprego ou estágio e o Portal do Aluno. Essa ferramenta disponibiliza mais de 30 serviços para os estudantes, desde videoaulas e conteúdo interativo até documentos como atestados e declarações.

2. Identifique em qual órgão gostaria de trabalhar

Você pode trabalhar com segurança pública atuando em diferentes órgãos de âmbito municipal, estadual ou federal. Por isso, também será necessário escolher em qual deles deseja atuar para focar os seus esforços na próxima etapa, depois de concluir o curso de graduação ou Tecnólogo.

Você pode escolher, por exemplo:

  • as polícias Militar, Civil, Federal ou Rodoviária Federal;
  • a Guarda Municipal;
  • o Corpo de Bombeiros;
  • as penitenciárias;
  • as Secretarias de Segurança;
  • os Ministérios.

O mercado de trabalho é bastante amplo, possibilitando que você atue com o governo em instâncias muito mais altas do gerenciamento de segurança pública. Isso só reforça o quanto é fundamental ter o curso de ensino superior, a fim de se preparar melhor! Além disso, também existe a possibilidade de atuar em empresas privadas de segurança.

3. Confira os editais de concursos e suas particularidades

Existem diversos concursos no Brasil para atuar nos diferentes órgãos que citamos. Alguns acontecem em âmbito nacional, outros, estadual e ainda há os municipais. Sendo assim, é importante que você decida onde quer trabalhar, não apenas pensando no órgão de atuação, mas também na localidade abrangida.

Em alguns casos, como você já deve ter percebido, pode ser necessário mudar de cidade. Isso acontece, por exemplo, se você passar em um concurso que envolva todo o seu estado, pois poderá ser requisitado em um lugar diferente de onde mora.

Então, considere se é do seu desejo ter todas essas mudanças em sua vida. Se não, procure focar os editais de concursos que estão de acordo com aquilo que você pretende para sua carreira e o que espera em âmbito pessoal também.

4. Fique de olho no prazo de inscrição dos concursos

É bastante comum que os concursos públicos aconteçam no mesmo período do ano. Por isso, é válido se informar sobre as datas dos processos seletivos anteriores, a fim de não perder o período de inscrição para os próximos.

Faça a leitura dos editais antigos para saber quais são as exigências, os documentos necessários, como é feita a seleção dos candidatos, entre outros detalhes. Assim, saberá se você atende todos os requisitos dos concursos que deseja prestar. Tenha cuidado para não perder as datas e não faça a inscrição com pressa!

5. Prepare-se para a prova

Estar bem preparado é essencial para muitas atividades do dia a dia, mas em especial para trabalhar com Gestão em Segurança Pública. Desse modo, você não pode esperar que as provas dos concursos sejam fáceis e tranquilas de se fazer. O ideal, nesse cenário, é dedicar-se aos estudos.

Verifique por meio de editais e provas anteriores quais foram as matérias mais cobradas e os temas que você precisa dominar. Assim, é possível traçar um roteiro de estudos e se dedicar exatamente àquilo que é exigido nas avaliações.

Não se esqueça de que pode ser preciso realizar um exame de aptidão física. Então, veja com muita atenção como os candidatos são selecionados para que você não tenha nenhum tipo de surpresa e possa dar o seu melhor.

6. Faça uma especialização, se necessário

Como vimos, fazer o curso superior de Gestão em Segurança Pública é fundamental para você dar o seu primeiro passo nessa área. Porém, se quiser alcançar ainda mais sucesso em sua carreira, pode complementar sua formação com uma especialização.

Desse modo, estará se profissionalizando ainda mais para ser um expert em um determinado ramo. Você pode optar, por exemplo, por se especializar em Gestão de Crises ou Direito. Considere as disciplinas que mais chamaram a sua atenção enquanto estava se graduando e também aquilo que o mercado valoriza mais.

Outro diferencial competitivo é fazer um estágio no setor público, para que você possa se inteirar sobre a rotina de trabalho e ver como tudo funciona na prática. Dessa forma, também já terá uma noção do que mais desperta o seu interesse para se especializar posteriormente.

Ficou mais claro o que é Gestão em Segurança Pública? Então, também foi possível entender a importância de fazer um curso superior para ter todo o preparo necessário, a fim de atuar com competência, certo? Além disso, lembre-se de que a graduação permite encontrar melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Você pode começar a construir a sua carreira ainda esse ano. Faça sua inscrição para o vestibular e dê o primeiro passo em direção ao seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content